Apresentação e dúvidas de principiante

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
FR2022
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Apresentação e dúvidas de principiante

Mensagem por FR2022 » 15 jan 2022, 18:31

Olá a todos

somos um casal (com filhos pequenos) que actualmente conduz um carro a diesel, mas que estamos a ponderar há uns tempos mudar para elétrico.

Procuramos um carro de família, que seja o nosso único carro. No dia-a-dia só um de nós precisa de carro e faz cerca de 50-100 km por dia. Por outro lado, fazemos viagens de férias em família de cerca de 300 km 2 ou 3 x por ano e viagens de fim-de-semana frequentes. Temos possibilidade de carregar o carro em casa.

Estamos interessados num Kia E Niro 64 Kwh, porque parece ser o carro que corresponde às nossas necessidades, no entanto o preço novo deste carro (cerca de 47.000€) está acima do que queremos pagar.
Gostaríamos de pedir a vossa opinião, se possível:
- será um carro usado uma boa solução para nós? Vêm-se carros destes à venda por 35.000 ou até menos. Será um risco?
- o que ter em conta ao comprar usado? Quantos km é razoável terem? Haverá o risco das baterias não estarem boas?
- há carros usados importados à venda. Isto é aconselhável? Haverá algo a ter em conta?
- por outro lado, será a melhor opção procurar outra marca/modelo mais baratos? Preocupa-nos a autonomia, uma vez que este carro será o único carro da família. Alguma recomendação?
- será que devíamos aguentar o carro a diesel mais um ano ou dois e esperar por novos modelos? Serão significativamente melhores ou serão mais baratos no futuro?

Obrigado pela atenção e ajuda!

Leonor

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Arad79
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Re: Apresentação e dúvidas de principiante

Mensagem por Arad79 » 16 jan 2022, 00:28

Bem Vinda!

Nada há a temer com as baterias desse carro. Tem sido extremamente fiável.

É uma excelente escolha para comprar usado. Tem uma garantia de fábrica muito longa, é uma compra seguríssima.

Não há negócio melhor na faixa de 30 a 32 mil €. Ser importado até pode ser um fator de preferência, se trouxer bomba de calor. No inverno dá jeito. Os valores dos usados refletem os incentivos à compra nos países de onde são importados.

Os elétricos estão em forte evolução. Existirão sempre modelos melhores e mais atualizados. Mas, regra geral, quem muda para elétrico só se arrepende de não o ter feito antes.

O timing da troca depende muito de como está o seu diesel, se está bom ou em risco de dar despesas.

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rimsilva
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Re: Apresentação e dúvidas de principiante

Mensagem por rimsilva » 21 jan 2022, 11:44

Bem vinda e parabéns pela decisão.

Penso que tendo em conta o que descreveu como necessidade, a sua escolha boa e dá-lhe uma boa "margem de manobra" na utilização do VE.

O Arad79 já explicou praticamente tudo e pode comprar aqui no grupo pelos DB do e-niro e da opinião dos vários proprietários.

A questão de comprar usado é muito mais segura do que um carro a combustão, não há grandes componentes num VE e a bateria tem uma garantia longa.
O preço que indica em novo parece-me bastante elevado, mas provavelmente estará relacionado com os extras, de qualquer forma deverá poder contar com os 3.000€ de incentivo do Estado, caso a compra seja ainda no 1º semestre deste ano.

A questão da espera é sempre uma duvida legitima, mas aí só você poderá decidir, a vantagem de haver mais modelos no futuro trás a desvantagem de não poder começar já a poupar com a troca, tudo depende da prespectiva e/ou da necessidade de trocar o carro atual, isto só pela prespectiva económica, claro está.
Outro aspecto a ter em conta será a cada vez maior desvalorização do seu carro a combustão, que pode ser mais ou menos relevante dependendo dos seu valor atual.
Em termos de referência, pode contar que a cada 20.000km que faça de Diesel em vez de VE, estará a perder 1.500€ na componente da utilização de ambos.

Apesar de possivelmente ser possivel viver com uma solução muito mais barata, mas com menos autonomia, uma vez que estão a ponderar um VE com 64 kWh de bateria, acho que será preferivel manter essa decisão e assim poderá ter uma utilização mais descançada.
Como alternativas, terá as obvias, Kauai e Soul, também de 64 kWh.

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pemifer
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Re: Apresentação e dúvidas de principiante

Mensagem por pemifer » 28 jan 2022, 17:40

FR2022 Escreveu:
15 jan 2022, 18:31
- será um carro usado uma boa solução para nós? Vêm-se carros destes à venda por 35.000 ou até menos. Será um risco?
Não é uma boa solução, é uma excelente solução.
Não é um risco uma vez que têm garantia europeia.
Eu tive um problema no quadrante do meu Kia e-Niro 64 de 2018, importado de França, levei à Univex e foi reparado ao abrigo da garantia.
FR2022 Escreveu:
15 jan 2022, 18:31
- o que ter em conta ao comprar usado? Quantos km é razoável terem? Haverá o risco das baterias não estarem boas?
Em termos de baterias, o caso dos e-Niro é um mistério pois há diversos relatos de e-Niro com muitos quilómetros e ZERO degradação.
FR2022 Escreveu:
15 jan 2022, 18:31
- há carros usados importados à venda. Isto é aconselhável? Haverá algo a ter em conta?
Quer em termos de usados, quer em termos de novos, é preferivel um importado.
Os carros importados vêm melhor equipados do que os nacionais.
FR2022 Escreveu:
15 jan 2022, 18:31
- por outro lado, será a melhor opção procurar outra marca/modelo mais baratos? Preocupa-nos a autonomia, uma vez que este carro será o único carro da família. Alguma recomendação?
Um Kia e-Niro substitui perfeitamente um carro a combustão. Permite fazer muitos quilómetros sem ser a pastelar.
FR2022 Escreveu:
15 jan 2022, 18:31
- será que devíamos aguentar o carro a diesel mais um ano ou dois e esperar por novos modelos? Serão significativamente melhores ou serão mais baratos no futuro?
Pode custar muito agora desembolsar o valor de um elétrico, mas ao fim do primeiro mês, quando começarem a aperceber-se do que estão a poupar vão ver a excelente escolha que fizeram.

FR2022
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Re: Apresentação e dúvidas de principiante

Mensagem por FR2022 » 05 fev 2022, 21:11

Muito obrigada a todos pelas vossas opiniões e ajudas.
Sim, acho que vamos avançar com esta troca em breve.
Gostaria de vos pedir mais uma ajuda:
Nós vivemos numa moradia, sem garagem fechada. Temos uma zona no exterior da moradia onde poderemos estacionar um carro.
Não temos, actualmente, qualquer tomada eléctrica no exterior de casa.
Qual será a melhor estratégia? Começar por pedir a um electricista para ligar uma ficha eléctrica "normal" directamente do quadro eléctrico no exterior de casa? Ou contactar uma empresa especializada para instalar uma wallbox?

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Re: Apresentação e dúvidas de principiante

Mensagem por rimsilva » 07 fev 2022, 11:21

Há aqui pessoal mais habilitado para expicar mais em pormenor todos os detalhes técnicos, aquilo que posso dizer em relação à empresas que vendem wallbox fazendo a instalação é que me parecem demasiado caras, se tiver a possibilidade de contactar um electricista que saiba o que está a fazer e tenha a noção daquilo que é necessário "pré-instalar" para uma wallbox, quase de certeza que vai ficar mais em conta.

Depois a wallbox pode adquirir e instalar à posteriori, aqui no grupo há uma muito bem quotada :) ou então no mercado também a pedrá encontrar por 400€/500€ (isto para uma walbox de futuro trifasica).

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Re: Apresentação e dúvidas de principiante

Mensagem por pemifer » 07 fev 2022, 12:24

FR2022 Escreveu:
05 fev 2022, 21:11
Muito obrigada a todos pelas vossas opiniões e ajudas.
Sim, acho que vamos avançar com esta troca em breve.
Gostaria de vos pedir mais uma ajuda:
Nós vivemos numa moradia, sem garagem fechada. Temos uma zona no exterior da moradia onde poderemos estacionar um carro.
Não temos, actualmente, qualquer tomada eléctrica no exterior de casa.
Qual será a melhor estratégia? Começar por pedir a um electricista para ligar uma ficha eléctrica "normal" directamente do quadro eléctrico no exterior de casa? Ou contactar uma empresa especializada para instalar uma wallbox?
Penso que fazer um circuito elétrico para instalar uma tomada "normal" é desperdicio.
Se vão investir, penso que será melhor investir logo em algo para o futuro.
Ou instalam um circuito especifico com wallbox na ponta, ou instalam um circuito especifico com uma tomada industrial na ponta.
É uma questão de decidirem o que querem instalar na ponta.
Uma wallbox pode ser interessante, existem wallbox com opções interessantes, mas é uma coisa fixa que fica agarrada à parede e quanto mais opções tiver mais cara fica. Para comprar wallbox barata, arranja "carregador" portátil e regulável mais barato.
Uma tomada industrial é uma solução universal, depois ligam o que quiserem a essa tomada, tanto pode ser um "carregador" portátil e regulável, como outra coisa qualquer elétrica.
Inicialmente até podem carregar o carro com uma extensão profissional.

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Re: Apresentação e dúvidas de principiante

Mensagem por allskin » 07 fev 2022, 12:29

O que fiz no meu caso e como é a primeira incursão neste mundo foi pedir a um electricista para fazer a instalação bem acima do que preciso actualmente (cabo 6mm2, por exemplo) no entanto para já está ligado a uma tomada GreenUp.

Daqui a uns anos quando quiser evoluir no mundo dos VE troco a tomada por uma Wallbox e não tenho que alterar mais nada do que está para trás (cabos, disjuntores, etc).

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Re: Apresentação e dúvidas de principiante

Mensagem por JoaoMSR » 08 fev 2022, 11:45

FR2022 Escreveu:
05 fev 2022, 21:11
Muito obrigada a todos pelas vossas opiniões e ajudas.
Sim, acho que vamos avançar com esta troca em breve.
Gostaria de vos pedir mais uma ajuda:
Nós vivemos numa moradia, sem garagem fechada. Temos uma zona no exterior da moradia onde poderemos estacionar um carro.
Não temos, actualmente, qualquer tomada eléctrica no exterior de casa.
Qual será a melhor estratégia? Começar por pedir a um electricista para ligar uma ficha eléctrica "normal" directamente do quadro eléctrico no exterior de casa? Ou contactar uma empresa especializada para instalar uma wallbox?
Sou novo no forum, sendo que muito em breve conto mudar para veículo eléctrico, pelo que fiz há pouco a pré-instalação em minha casa para o carregamento do VE.
Consistiu em passar um cabo novo dedicado para o carregamento, desde o quadro eléctrico até onde vai ficar o carregador.
No quadro eléctrico instala-se um novo disjuntor (aconselho também um diferencial dedicado ao VE), e uma tomada dedicada junto ao carregador.

Vou tentar explicar as opções mais usuais:
- usar um circuito + tomada existente --> carregamento lento normalmente a 2,3kW (equivale +- 15km / hora de carga)
- novo circuito 16A no quadro eléctrico + cabo novo 3G2,5 + tomada dedicada 16A --> carregamento máx 3,7kW (equivale +- 23km / hora de carga)
- novo circuito 32A no quadro eléctrico + cabo novo 3G6 + tomada dedicada 32A --> carregamento máx 7,4kW (equivale +- 46km / hora de carga)
- novo circuito trifásico 16A no quadro eléctrico + cabo novo 5G2,5 + tomada trifásica 16A --> carregamento máx 11kW (equivale +- 69km / hora de carga)

O que fiz no meu caso, e que aconselho para a grande maioria dos VE, é a opção 3, ou seja, circuito novo de 32A no quadro eléctrico, cabo novo de 3G6, e tomada especifica para 32A, fica preparado para um carregador monofásico até 7,4kW, seja wallbox ou carregador portátil.

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Re: Apresentação e dúvidas de principiante

Mensagem por FR2022 » 09 fev 2022, 09:59

Obrigada a todos pelas dicas.
Acho que vou seguir a recomendação do João e chamar um electricista para fazer uma instalação como esta.

- novo circuito 32A no quadro eléctrico + cabo novo 3G6 + tomada dedicada 32A --> carregamento máx 7,4kW (equivale +- 46km / hora de carga)

Já agora, alguma recomendação de wallbox portátil?
Obrigada

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