Apresentação - Mais um (quase) convertido

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Responder
serbap
Mensagens: 6
Registado: 27 nov 2021, 15:46
Data de fabrico: 01 ago 2018
Capacidade bateria: 94 Ah

Apresentação - Mais um (quase) convertido

Mensagem por serbap » 02 dez 2021, 11:27

Olá a toda(o)s e obrigado por me aceitarem no forum.
Já li e aprendi muito com o que vocês já partilharam e agora é tempo de tentar tornar-me também um membro ativo na comunidade :)

Sou mais um que está prestes a dar o primeiro passo na direção da mobilidade elétrica.
Confesso que era um pouco cético, quando começamos a ver os primeiros BEV nas estradas mas, como dizem, o maior cego é aquele que não quer ver. Lá me fui convencendo que BEV é mesmo o que está (e vai continuar) a dar 8-)

Portanto, a decisão de me converter está dada, a única desilusão para já é o facto de não haver grande oferta de marcas do país de onde nasce o Sol (vulgo Honda :D ). E sim, para mim o Honda e, para além de não me servir no orçamento, não me serve também como único carro, que é essa a minha ideia (desfazer-me do meu Civic :cry: )

O tipo de utilização que pretendo será para circuito urbano com uma viagem por semana de cerca de 200 km (100+100) e, claro está, com uma escapadela de fim de semana de vez em quando.
Para já, as opções que considero são o e-208/Corsa-e ou o i3 REx (sei que não é 100% eletrico), estando mais inclinado para o i3 por permitir ter o buffer do ICE, sendo importante do ponto de vista psicológico e dando-me a oportunidade de cometer alguns erros no que a planeamento de viagens mais longas diz respeito.

Enfim, queria só apresentar-me mas, obviamente, agradeço qualquer opinião que possam partilhar :)

Saudações a toda(o)s!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação - Mais um (quase) convertido

Mensagem por BrunoAlves » 02 dez 2021, 13:03

Bem vindo e parabéns pela decisão ;)

Eu sugeria encaixar aí um Kauai/Niro importados, com poucos km e muito mais autonomia que qualquer um desses ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

serbap
Mensagens: 6
Registado: 27 nov 2021, 15:46
Data de fabrico: 01 ago 2018
Capacidade bateria: 94 Ah

Re: Apresentação - Mais um (quase) convertido

Mensagem por serbap » 02 dez 2021, 14:15

BrunoAlves Escreveu:
02 dez 2021, 13:03
Bem vindo e parabéns pela decisão ;)

Eu sugeria encaixar aí um Kauai/Niro importados, com poucos km e muito mais autonomia que qualquer um desses ;)
Obrigado :)

Por acaso o Kauai/Kona, até seria interessante (o Niro não acho muito bonito. Gostos...), mas ao valor que quero pagar, só iria conseguir com a bateria mais pequena. Money talks :D
Provavelmente seria suficiente para a utilização que lhe vou dar mas, como é para ser o meu único carro e porque há ainda uma resistência psicológica no meu cérebro petro-dependente, não tenho a certeza que seja adequado.

Seja como for, é uma hipótese a ter em conta. Muito obrigado :)

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Apresentação - Mais um (quase) convertido

Mensagem por Arad79 » 02 dez 2021, 14:20

Depende sempre do orçamento disponível. Se chegar aos 30k, um Kauai ou e-niro 64. Se não passar dos 25k, o i3 Rex faz sentido.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação - Mais um (quase) convertido

Mensagem por rimsilva » 02 dez 2021, 16:49

Parabéns pela decisão e boa sorte na procura do VE.

Pessoalmente acho que para o perfil de utilização que indica, só ponderava um BEV, embora seja um pouco um tiro no "escuro" porque não referiu o seu orçamento.

O i3 REX só vai conseguir comprar na versão 94Ah ou 60Ah (olhando às alternativas, não acho que faça sentido pensar no de 60Ah), que em modo electrico ficará muito à justa para os 100+100km que referiu, mas no caso de ter forma de carregar entre as deslocações de 100km ou ponderar carregar em viagem, vai sempre sair mais em conta do que o combustivel e não paga IUC, tem manutenções mais baratas e um valor de comprar mais baixo (94Ah BEV vs 94Ah REX).

Isto estando a pensar numa compra na ordem dos 20.000€, porque se o seu orçamento for superior ~ 25.000€, aí pode pensar num i3 de 120Ah ou outro VE equivalente em termos de bateria de 40 kWh (Ioniq, e-niro, etc..) e depois é subir por aí fora :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação - Mais um (quase) convertido

Mensagem por rnlcarlov » 02 dez 2021, 17:05

serbap Escreveu:
02 dez 2021, 11:27
Portanto, a decisão de me converter está dada, a única desilusão para já é o facto de não haver grande oferta de marcas do país de onde nasce o Sol (vulgo Honda :D ).
A Nissan, a Mazda e a Mitsubishi também são do país onde nasce o Sol ;)

serbap
Mensagens: 6
Registado: 27 nov 2021, 15:46
Data de fabrico: 01 ago 2018
Capacidade bateria: 94 Ah

Re: Apresentação - Mais um (quase) convertido

Mensagem por serbap » 02 dez 2021, 18:29

rimsilva Escreveu:
02 dez 2021, 16:49
Parabéns pela decisão e boa sorte na procura do VE.

Pessoalmente acho que para o perfil de utilização que indica, só ponderava um BEV, embora seja um pouco um tiro no "escuro" porque não referiu o seu orçamento.

O i3 REX só vai conseguir comprar na versão 94Ah ou 60Ah (olhando às alternativas, não acho que faça sentido pensar no de 60Ah), que em modo electrico ficará muito à justa para os 100+100km que referiu, mas no caso de ter forma de carregar entre as deslocações de 100km ou ponderar carregar em viagem, vai sempre sair mais em conta do que o combustivel e não paga IUC, tem manutenções mais baratas e um valor de comprar mais baixo (94Ah BEV vs 94Ah REX).

Isto estando a pensar numa compra na ordem dos 20.000€, porque se o seu orçamento for superior ~ 25.000€, aí pode pensar num i3 de 120Ah ou outro VE equivalente em termos de bateria de 40 kWh (Ioniq, e-niro, etc..) e depois é subir por aí fora :D
Acho que sou como muitos outros utilizadores que estão prestes a converter-se e que consideram um REx: a possibilidade de uma solução de emergência é muito atrativa.
O orçamento, anda mesmo por volta dos 20k ou 1-2k mais, se for um modelo mais bem equipado.
Também equacionei sem REx mas, para único veículo e sem qualquer experiência, tenho receio de me aventurar.
É verdade que o REx paga IUC e a manutenção é mais cara mas, continua a ser MUITO mais barato do que o que tenho agora. E, se for mesmo veradade que não vá precisar do ICE, pois terei uma pegada ambiental quase quase igual a um BEV.

rnlcarlov Escreveu:
02 dez 2021, 17:05
serbap Escreveu:
02 dez 2021, 11:27
Portanto, a decisão de me converter está dada, a única desilusão para já é o facto de não haver grande oferta de marcas do país de onde nasce o Sol (vulgo Honda :D ).
A Nissan, a Mazda e a Mitsubishi também são do país onde nasce o Sol ;)
Sim, eu sei. (era mais para dizer que sou um Honda fan. Mas vejo agora que não ficou assim tão claro :P )
Mas Mazda tem o mesmo problema que o Honda: muito pouca autonomia, o que não me serve para carro único.
A Mitsubishi, nem sei que BEV tem, excepto o i-MiEV, que está completamente fora de questão.
Finalmente a Nissan, o Leaf (2 gen) ouvi dizer que pode não ser uma boa opção para primeiro BEV devido a problemas com carregamentos rápidos. Mas, acima de tudo, não me agrada do ponto de vista estético.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação - Mais um (quase) convertido

Mensagem por rimsilva » 02 dez 2021, 19:02

serbap Escreveu:
02 dez 2021, 18:29

Acho que sou como muitos outros utilizadores que estão prestes a converter-se e que consideram um REx: a possibilidade de uma solução de emergência é muito atrativa.
O orçamento, anda mesmo por volta dos 20k ou 1-2k mais, se for um modelo mais bem equipado.
Também equacionei sem REx mas, para único veículo e sem qualquer experiência, tenho receio de me aventurar.
É verdade que o REx paga IUC e a manutenção é mais cara mas, continua a ser MUITO mais barato do que o que tenho agora. E, se for mesmo veradade que não vá precisar do ICE, pois terei uma pegada ambiental quase quase igual a um BEV.
Verdade, por isso falei na predisposição para o carregamento. Já levo muitos anos de i3 e acaba por ser um argumento válido e que tenho ouvido de quem se interessa pelo i3 REX.

Depois na prática há muita gente que se "arrepende" da compra, porque não o usa, mas também há quem diga maravilhas do REX, porque não quer mudar de forma alguma as suas rotinas, nem ponderar paragens para carregar, mesmo que isso implique um maior custo com o combustivel (há também as excepções, que previligiam os carregamentos e que só usam o REX em ultimo caso, mas são poucos esses casos).

Até se pode pensar que quem opta pelo BEV é porque vai fazer uma utilização mais moderadas, mas a realidade demonstra que são os i3 BEV que percorrem mais km.

Hoje em dia a rede de carregamento é cada vez mais um não problema, ainda está longe de ser perfeita, mas está em constante crescimento e sendo para complentar os carregamentos em casa, então ainda mais fácil se torna essa gestão.
Última edição por rimsilva em 03 dez 2021, 10:08, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Apresentação - Mais um (quase) convertido

Mensagem por Arad79 » 02 dez 2021, 20:44

Como utilizador de um i3 94ah Rex confirmo uma das possibilidades referidas pelo rimsilva.

Uso o carro como um EV, o Rex serve para ter paz de espírito e safar-me de alguma enrascada. Já foi preciso e deu muito jeito.

A diferença de custos é pouco relevante.

Responder

Voltar para “Apresentações”