Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
PolarBear1957
Mensagens: 6
Registado: 28 nov 2021, 14:21
Data de fabrico: 30 ago 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Apresentação

Mensagem por PolarBear1957 » 29 nov 2021, 19:24

Venho-me apresentar ao forum, sou novato nestas coisas e também em VE. Embora seja um defensor do meio ambiente não foi fácil a minha tomada de decisão quanto à aquisição de um VE já que economicamente não via viabilidade perante as minhas necessidades de deslocação.
A decisão foi tomada e acabei por adquirir um BMW i3 120Ah, pelo caminho sairam da garagem um ML320 a gpl e um Toyota Yaris.
Numa breve análise aos custos de carregamento na rede pública, posso estar enganado, os custos / Km de carregamento aproximam-se muito dos veículos convencionais sendo no entanto o carregamento doméstico muito vantajoso neste aspecto.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por rnlcarlov » 29 nov 2021, 20:03

Bem vindo.

Sim, de facto os carregamentos na rua em Portugal aproximam bastante os custos de abastecimento de eletricidade e de combustível, embora com um carregamento bem planeado se continuem a conseguir poupanças, sobretudo usando algumas redes privadas. Mas o carregamento em casa é sem dúvida o melhor em termos de poupar. Ainda para mais com um carro como o i3, que é bastante económico em termos de gastos de eletricidade.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 29 nov 2021, 20:07

Bem vindo e parabéns pela escolha ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Apresentação

Mensagem por Arad79 » 29 nov 2021, 22:51

Bem vindo. Excelente carro!

PolarBear1957
Mensagens: 6
Registado: 28 nov 2021, 14:21
Data de fabrico: 30 ago 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por PolarBear1957 » 30 nov 2021, 10:19

Obrigado pelo vosso retorno à minha apresentação.
Fiz algumas simulações no ABRP (não se se existe melhor) para viagens longas tipo Lisboa - Porto e deparei-me com um significativo numero de cargas e um dispêndio de tempo nas mesmas igualmente significativo. Qual a vossa experiência com este tipo de carro (i3 120Ah) neste tipo de deslocações?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 30 nov 2021, 10:35

É expectável. Tens de te habituar às "médias" dos VE :)

O i3 de 120Ah tem coisa de 45kWh.
Lisboa - Porto são ~~300km e a 120km/h o i3 deve consumir uns 20kWh/100km (por aí). Fazendo as contas de cheio a vazio a essa velocidade permite fazer 225km entre cargas. Como ninguém quer chegar aos "zeros", vamos dizer 200km. Se apanhares muito vento ou chuva, 180km. Se subires a serra dos Candeeiros a abrasar, 160km. E como em viagem não queres carregar a 100% porque é muito lento na parte final - e o i3 até sofre pouco disso, carrega espetacularmente - só tens essas autonomias na primeira carga, quando sais de casa a 100%.

A grande diferença dos carros a combustão para os eléctricos é a eficiência. Um motor a combustão é altamente ineficiente (ou seja desperdiça em calor a maioria da energia que consome) enquanto que o motor eléctrico é altamente eficiente.
O "problema" é que o combustível é estupidamente denso energeticamente, muito mesmo. Cada litro de combustível tem 10-11kWh de energia (um carro que faça 6l/100km a 120 está a gastar 60kWh/100km enquanto que o i3 gasta uns 20). Em termos de volume as baterias não conseguem armazenar semelhante quantidade de energia por isso as autonomias absolutas são sempre inferiores.

Tens de ver quantas vezes essas viagens grandes são para fazer e quanto é que isso prejudica o teu dia a dia. Quem fizer essas viagens regularmente de facto tem um custo em tempo significativo.
edit: é um bocado como a história da viagem ao Algarve que ouvimos a pontapé. Sim, demoro mais a chegar ao Algarve do que demorava a combustão. Não demoro assim taaaaaaanto mais. E o curioso é que vou muito mais vezes ao Algarve de VE (a a outras paragens) do que ia antes :) Aprendemos a fazer as viagens nessa nova realidade. Mas uma coisa é em passeio e esporadicamente. Outra coisa é regularmente e com horários a cumprir ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apresentação

Mensagem por rjspedition » 30 nov 2021, 10:57

A grande diferença dos carros a combustão para os eléctricos é a eficiência. Um motor a combustão é altamente ineficiente (ou seja desperdiça em calor a maioria da energia que consome) enquanto que o motor eléctrico é altamente eficiente.
O "problema" é que o combustível é estupidamente denso energeticamente, muito mesmo. Cada litro de combustível tem 10-11kWh de energia (um carro que faça 6l/100km a 120 está a gastar 60kWh/100km enquanto que o i3 gasta uns 20). Em termos de volume as baterias não conseguem armazenar semelhante quantidade de energia por isso as autonomias absolutas são sempre inferiores.
Bela explicação !

Sabia dos 11 kWh/lt mas nunca pensei neles desde a compra do elétrico para pensar nessa comparação. :)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 30 nov 2021, 11:08

Sim, normalmente não se associa uma coisa à outra, mas energia é energia.

A densidade energética dos combustíveis fósseis é mesmo incrível. Por volume e por peso é uma brutalidade. Metes 50l de combustível num carro a combustão, estás a meter 500-550kWh de energia em menos de 45kg (tanto a gasolina como o gasóleo são mais leves que a água).
Uma bateria de 500kWh pesa sei-lá-quanto-mas-mais-de-2ton-de-certeza :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Apresentação

Mensagem por Arad79 » 30 nov 2021, 13:07

BrunoAlves Escreveu:
30 nov 2021, 10:35

edit: é um bocado como a história da viagem ao Algarve que ouvimos a pontapé. Sim, demoro mais a chegar ao Algarve do que demorava a combustão. Não demoro assim taaaaaaanto mais. E o curioso é que vou muito mais vezes ao Algarve de VE (a a outras paragens) do que ia antes :) Aprendemos a fazer as viagens nessa nova realidade. Mas uma coisa é em passeio e esporadicamente. Outra coisa é regularmente e com horários a cumprir ;)
Se a ideia é ir em lazer, vai-se mais devagar, mais vezes, e janta-se em restaurantes melhores com o mesmo dinheiro. Melhor que isto, não conheço. :mrgreen:

Porto Lisboa num 120ah, só parando 1x a meio. Mesmo no inverno, desde que não se abuse muito.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Apresentação

Mensagem por zeuz » 01 dez 2021, 13:07

Bem vindo!

Nas simulações no ABRP, cuidado com a indicação para cargas nos postos Ionity, porque são bastante mais caras que nos restantes OPC.

Ter também o cuidado de verificar que apenas está a indicar cargas em PCR.

Por fim, para o caso do BMW i3, recomendo simular para uma velocidade máxima de 110km/h, porque autoestrada não é a praia desse carro.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Apresentações”