Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação

Mensagem por rimsilva » 02 dez 2021, 16:24

PolarBear1957 Escreveu:
29 nov 2021, 19:24
Numa breve análise aos custos de carregamento na rede pública, posso estar enganado, os custos / Km de carregamento aproximam-se muito dos veículos convencionais sendo no entanto o carregamento doméstico muito vantajoso neste aspecto.
Parabéns pela decisão e escolha do VE.

Se excluirmos aqueles carros a combustão com consumos fantásticos de 3L/100km, os custos com o carregamento de um i3 podem ficar bem mais em conta que os de um carro a combustão, mesmo fora de casa, basta que exista alguma preocupação em perceber como funciona a ME, de forma a optimizar os carregamentos.
PolarBear1957 Escreveu:
30 nov 2021, 10:19
Fiz algumas simulações no ABRP (não se se existe melhor) para viagens longas tipo Lisboa - Porto e deparei-me com um significativo numero de cargas e um dispêndio de tempo nas mesmas igualmente significativo. Qual a vossa experiência com este tipo de carro (i3 120Ah) neste tipo de deslocações?
Depende do que é que se entende como numero significativo de cargas e dispêndio de tempo e sobretudo em que condições se pretende realizar a viagem.

Posso dizer que fiz por várias vezes essa viagem com um i3 de 60Ah, desde 2 paragens (numa altura que só existiam PCRs em Aveiras e Pombal) e também 4. Mais ou menos paragens depende dos objectivos de cada 1.

Por analogia, se com o i3 de 60Ah a viagem era feita com 2 e 4 paragens, nas mesmas condições , um i3 de 120Ah, faz 1 ou 2.

Diria que para quem quiser aproveitar a grande vantagem de um VE (estou a assumir que o mais impostante é o aspecto financeiro) e não se importar de sacrificar de algum hipotético conforto, 2 paragens de 15/20min será o ideal.

PolarBear1957
Mensagens: 6
Registado: 28 nov 2021, 14:21
Data de fabrico: 30 ago 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por PolarBear1957 » 03 dez 2021, 19:52

Obrigado pelo retorno e experiência que já adquiriu e que não se importa de a partilhar.
Na próxima semana vou ter que ir à Maia e desde minha casa são 344 Km, segundo a APP da Miio vou gastar em carregamentos 54,55€ o que me dá um custo / Km de 0,1586 €/km bem acima do que faço com o Lexus 0,13€/km, isto significa que em estrada o i3 não é a praia dele. Pode no entanto o simulador da Miio estar a projectar um custo que não será o real ou estarei eu a colocar algo errado na equação?
Por outro lado "faz sentido" que os custos de deslocação venham a ser iguais €/Km VE=€/KmVCI, no fundo os operadores das redes elétricas não vão querer facturar menos, é a lei do mercado.
A mobilidade elétrica faz todo o sentido, no meu ponto de vista, desde que o carregamento das baterias seja efectuado em casa onde podemos utilizar a tarifa bi-horária e aí os custos /km são manifestamente inferiores 0,02€/km e aqui sim estamos na praia do i3.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação

Mensagem por rimsilva » 03 dez 2021, 20:09

Podemos analisar mais em pormenor a situação, os 344km são ida e volta ou estamos a falar de uma deslocação de ~700km? A viagem será a partir de onde?

Qual é a velocidade média pretendida em AE?

Se a simulação foi feita na miio, com o cartão miio, é provável que o preço da energia seja elevado, podendo o custos dos carregamentos ser muito inferior com outro cartão (CEME).

Deixo um exemplo daquilo de uma das viagens que referi anteriormento.
Anexos
Viagens_Fev2107.jpg

PolarBear1957
Mensagens: 6
Registado: 28 nov 2021, 14:21
Data de fabrico: 30 ago 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por PolarBear1957 » 04 dez 2021, 10:42

A deslocação seria de Alcabideche (Cascais) para a Zona Industrial da Maia. Utilizei como velocidade de referência 120Km/h, com 110 Km/h reduzia um pouco os tempos de carregamento. Em ambas indicava dois carregamentos, um em Leiria e outro na Mealhada num total de 51 minutos.
Efectivamente sou novato nos VE, o meu ainda não tem uma semana, mas creio que deverá existir alguma solução de carregamento mais económica que a Miio mas que eu desconheço. Quais as alternativas à Miio?
Para além do custo da energia temos que adicionar a taxa de ligação, o tempo de carregamento e o IVA, sendo estes 3 invariáveis. O IVA sabemos bem qual é, a taxa de ligação também está publicada, no entanto o custo de utilização do posto de carregamento não é explicito variando sim com a velocidade de carregamento.Não sei se propositadamente ou não mas o sistema torna-se confuso no momento de optar. Qual a vossa opinião?

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por rnlcarlov » 04 dez 2021, 12:16

PolarBear1957 Escreveu:
04 dez 2021, 10:42
Em ambas indicava dois carregamentos, um em Leiria e outro na Mealhada num total de 51 minutos.
Ui, Leiria? Não o estava a encaminha para a Ionity, não? Isso explicava logo parte do problema.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação

Mensagem por rimsilva » 06 dez 2021, 12:23

PolarBear1957 Escreveu:
04 dez 2021, 10:42
A deslocação seria de Alcabideche (Cascais) para a Zona Industrial da Maia. Utilizei como velocidade de referência 120Km/h, com 110 Km/h reduzia um pouco os tempos de carregamento. Em ambas indicava dois carregamentos, um em Leiria e outro na Mealhada num total de 51 minutos.
Efectivamente sou novato nos VE, o meu ainda não tem uma semana, mas creio que deverá existir alguma solução de carregamento mais económica que a Miio mas que eu desconheço. Quais as alternativas à Miio?
Para além do custo da energia temos que adicionar a taxa de ligação, o tempo de carregamento e o IVA, sendo estes 3 invariáveis. O IVA sabemos bem qual é, a taxa de ligação também está publicada, no entanto o custo de utilização do posto de carregamento não é explicito variando sim com a velocidade de carregamento.Não sei se propositadamente ou não mas o sistema torna-se confuso no momento de optar. Qual a vossa opinião?
A aplicação miio é muito util para quem está a entrar na ME, aquilo que eu referi da miio é usar o cartão de CEME miio, que em determinados momentos do dia, pode representar um custo 3x maior que outros CEME. Em cada simulação de carregamento a aplicação apresenta os preços de praticamente todos os CEMEs do mercado.

Realizar uma viagem com velocidades constantes 120km/h, sai bastante penalizado no i3, 110km/h compensa muito mais ou então ter o cuidado de reduzir de 120 km/h para 110 ou 100km/h a subir e aproveitar para ir mais rápido em plano ou a descer, a "barra de power e charge" dá uma grande ajuda relativamente a isso.

O custo de cada carregamento aparece discriminado na miio, assim como na aplicação EVIO, tem efectivamente os custos que refere, mas o grosso depende do custo da ernergia e da utilização do postos (CEME +OPC) e depois o IVA, com tendo uma ideia destas parcelas já dá para perceber se é caro ou não (depois como disso o detalhe ao cêntimo pode ser verificado na aplicação).

O Custo de utilização do posto é o mais explicito de todos, porque é o unico que está afixado no posto, a questão é que sendo ao minuto (para 99% dos postos da nossa rede), obriga a conehcer um pouco o VE que temos e as suas caracteristicas de carregamento.

Efectivamente, em Leiria existe um PCUR que não deve ser usado pelo i3 que apenas carrega a 50 kW (em principio a miio apenas considera carregadores compativeis com os VEs, em principio o custo considerado foi do PCR).

Em termos de custos de carregamento, para essa viagem de ida e volta, temos:

- PCR Leiria: 20% - 85% (32min) - 11,20€ (Prio/iberdrola/EDP) ou ~11,15€ BMW Charging
- PCR Antuã: 20% - 50% (15min) - 4,5€ (Prio/iberdrola/EDP) ) ou ~4,45€ BMW Charging

Chegada à Maia com 25% de bateria.

O Ideal seria carregar na Zona Industrial até aos 100% e de preferência sem pagar :lol: , mas na impossibilidade de o fazer (dependendo para onde vai, porque a ZI ainda é bem grande), pode carregar no lidl perto de Moreira ou no jumbo da Maia.

No lidl só tem PCR, por isso não pode carregar a 100%, mas no Jumbo já será possivel.

- PCR Lidl: 20% - 85% (32min) - 8,25€ (Iberdrola/EDP) ou ~8,20€ BMW Charging
- PCR Jumbo: 20 - 85% (32min) - 9€ (Prio/Iberdrola/EDP) ou ~8,4€ BMW Charging
- PCN Jumbo: 20 - 100% (2h 45min) - 10,65€ BMW Charging

Regresso (o ideal seria carregar na Mealhada, mas os postos N/S ainda não estão funcionais):
- PCR Antuã: 50% - 85% (17min) - 5,15€ (Iberdrola/EDP) ou 4,85€ BMW Charging
- PCR Leiria: 20% - 85% (32min) - 11,20€ (Prio/iberdrola/EDP) ou ~11,15€ BMW Charging

Em termos de custos de carregamento (e pegando no pior cenário), os 5 carregamento ficam por 41,05€ adicionando o custo do carregamento em casa, a deslocação deverá rondar os 45€/46€.

O que para uma deslocação de 700km não está mal, são 6,5€/100km.

Se for possivel carregar durante a paragem na Maia numa tomada o custo ainda será inferior, assim como seria possivel optimizar o custo final se existisse um PCR na Mealhada ou se com mais experiência de VE, fosse possivel adoptar uma "estratégia" mais arriscada de viagem...

PolarBear1957
Mensagens: 6
Registado: 28 nov 2021, 14:21
Data de fabrico: 30 ago 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por PolarBear1957 » 07 dez 2021, 22:43

Obrigado pela detalhada resposta a qual é muito elucidativa.
Fiquei igualmente a saber que a BMW charging é igualmente competitiva com EDP / Prio / Iberdrola, estou sempre a aprender.
Vou ter que mudar o "chip" para fazer este tipo de viagens.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação

Mensagem por rimsilva » 08 dez 2021, 13:47

De nada, no que for possivel posso dar o meu contributo, assim como muito pessoal aqui do grupo, verdadeiros "dinaussauros" da ME em Portugal :lol:

a BMW charging tinha um tarifário muito simples, x€/h para PCR ou PCN, agora mudou e ficou um pouco mais complexo, por isso os valores que eu indiquei podem ter uma variação de cêntimos, uma vez que os carregamentos podem demorar mais ou menos, um ou outro minuto.

Responder

Voltar para “Apresentações”