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Apresentação João Capela

Enviado: 06 mai 2021, 19:30
por Jcapela
Olá família elétrica.
Já sigo este grupo há algum tempo mas só agora me inscrevi pois iniciamos a aventura de mudar de combustão para elétrico. Muitos parabéns pelo fórum! Excelente! :D
Cá em casa já decidimos (após muita pesquisa aqui neste fórum) por um Nissan Leaf 30kw.
A ideia será adquirir um usado, de cerca de 2016 -2017 dado que o nosso orçamento anda pelos 12 000 euros.
Pedia assim os vossos sábios conselhos que me possam dar para a minha pesquisa

Mais alguns detalhes.
Temos casa própria e a ideia é carregar sempre em casa a noite e fds. Iremos ter painéis fotovoltaicos num futuro próximo.
Iremos fazer cerca de 20km por dia, com alguns dias a precisar de percorrer 120km (uma a duas vezes por mês) e queríamos que o máximo de viagens fosse neste elétrico.

Perguntas:
.Quais os pormenores mais importantes a ter em conta durante as minhas pesquisas e visitas?
.Sobre carregadores, será importante adquirir um carregador evse (acho que é assim que se chama) portátil de 16amp, ou para já chegará o que vem com o carro?
.quais a principais diferenças entre os vários modelos Leaf (Acenta, etc).
. Um automóvel com 100 mil km é muito ou aceitável para esta idade e preço?
. Aconselham outro modelo e se sim, porquê?

E bem término assim a minha dissertação!
Abraço

Re: Apresentação João Capela

Enviado: 07 mai 2021, 12:19
por BrunoAlves
Bem vindo e parabéns pela decisão!
.Quais os pormenores mais importantes a ter em conta durante as minhas pesquisas e visitas?
Nesse orçamento, provavelmente a maioria do que irás encontrar são ex-uber. Sugeria consultar os nossos importadores de serviço a fim de tentar perceber se nesse orçamento "cabe" um carro menos rodado. De qualquer forma, a verificar são os km, estado geral do carro e o indicador da saúde da bateria directamente no display do carro ;) Se tiveres acesso a um OBD e ao LeafSpy, podes tirar uma radiografia à bateria (não dirá muito mais do que o display do carro, só com mais resolução). A informação mais relevante do LeafSpy será provavelmente o contador de cargas, que te dirá se o carro foi muito mais sujeito a cargas rápidas ou não.
Jcapela Escreveu:
06 mai 2021, 19:30
.Sobre carregadores, será importante adquirir um carregador evse (acho que é assim que se chama) portátil de 16amp, ou para já chegará o que vem com o carro?
Numa primeira fase, não. Para esses km diários o EVSE de origem chega perfeitamente, mesmo para carregar 100km numa noite dá e sobra. Quando vieres a ter os painéis solares, se a potência instalada for suficiente podes optar pelo EVSE do Apr que te permite carregar o carro aproveitando só a geração solar ;)
viewtopic.php?f=52&t=7538
Jcapela Escreveu:
06 mai 2021, 19:30
. Um automóvel com 100 mil km é muito ou aceitável para esta idade e preço?
Um carro de 2016 com 100kkm não é nada de especial, o Leaf de 24kWh que tive teria feito bem mais se tivesse continuado na minha mão, e sou particular. Diria que é mais importante perceber como é que foram carregados.
Jcapela Escreveu:
06 mai 2021, 19:30
. Aconselham outro modelo e se sim, porquê?
É uma pergunta com rasteira :mrgreen: A minha resposta é sim, a minha recomendação é sempre o ioniq de 28kWh. É uma máquina bestial. Só que nõa cabe no teu orçamento :(
Por esse valor é provavelmente a melhor opção que podes tomar. Para esses km diários o carro serve perfeitamente. O que vai acontecer é que vai fazer muito mais kms que isso, se já lês o fórum sabes que acontece a todos :mrgreen:

Re: Apresentação João Capela

Enviado: 07 mai 2021, 13:07
por LuisG
Parabéns e pela escolha de mudar p/elétrico.
O Leaf 30, o qual tb sou proprietário, é uma óptima escolha para usado, pois beneficia da garantia da marca na bateria até aos 8 anos ou 160.000kms. O ioniq como disse o Bruno é melhor máquina, pela sua excelente eficiência e bateria com refrigeração mas está num nível de orçamento superior.
Tem a versão visia, mais despida de equipamento, a mais comum Acenta, que conta com bomba calor, carregador interno 6.6kw, rádio com navegação, câmara traseira entre outros. A versão Tekna será o topo de gama, com estofos em pele, bancos e volante aquecido, sistema som Bose, câmera 360 e jll 17’. Pelo meio existem ainda umas versões especiais (p.e. Black edition) muito parecidos com a versão Tekna, grosso modo a grande diferença será os estofos em pele.
Como é natural quantos menos kms melhor, sou particular e desde 2017 já leva quase 150 mil kms e poucas cargas rápidas. o interessante seria verificar o real estado da bateria em percentagem e não pelas barras do display, mas para isso é necessário o tal OBD e App LeafSpy. Existem aqui users que poderão ajudar com isso caso pretenda.
Qq dúvida é só perguntar.
Cumprimentos

Re: Apresentação João Capela

Enviado: 07 mai 2021, 14:18
por Nonnus
Bem vindo.

Já quase tudo foi dito. 8-)

Também sou proprietário de um Leaf de 30 e o meu de 2017 conta com ~123000km também com poucas cargas rápidas e já perdeu 3 barras, o que corresponde neste momento a uma autonomia de 150km - 160km.

Eu acho o seu orçamento curto para um Leaf de 30, pelo menos em boas condições. Já viu algum por esse preço?

Re: Apresentação João Capela

Enviado: 07 mai 2021, 14:56
por BrunoAlves
Nonnus Escreveu:
07 mai 2021, 14:18
Eu acho o seu orçamento curto para um Leaf de 30, pelo menos em boas condições. Já viu algum por esse preço?
Passa os olhos no standvirtual. Já se encontram bastantes ;) Até abaixo de 10k€ aparentemente em muito bom estado 8-)

Re: Apresentação João Capela

Enviado: 07 mai 2021, 15:53
por Nonnus
Sim estive a ver existe lá alguns. Esses abaixo dos 10000€ desvia-me deles, tirando o Acenta Flex e o Visia que tem um equipamento inferior o que poderia justificar o preço, os outros tem muitos KM. A bateria já esta fora da garantia e de certeza que já perderam muitas barras. Basta ver o meu caso e do LuisG. Só que os nossos ainda estão na garantia.

Os outros 8 abaixo dos 12000€ é uma questão de ver caso a caso.

Falta referir que acontece algumas vezes os vendedores dizerem que o carro é de 30kWh e na realidade são de 24kWh, já não era a primeira vez.

Re: Apresentação João Capela

Enviado: 07 mai 2021, 16:20
por BrunoAlves
Sim, sem dúvida. Havia uma forma de os distinguir, não era? Peso bruto e o botão "OK" do lado esquerdo do volante?

Re: Apresentação João Capela

Enviado: 08 mai 2021, 10:02
por Jcapela
LuisG Escreveu:
07 mai 2021, 13:07
Tem a versão visia, mais despida de equipamento, a mais comum Acenta, que conta com bomba calor, carregador interno 6.6kw, rádio com navegação, câmara traseira entre outros. A versão Tekna será o topo de gama, com estofos em pele, bancos e volante aquecido, sistema som Bose, câmera 360 e jll 17’. Pelo meio existem ainda umas versões especiais (p.e. Black edition) muito parecidos com a versão Tekna, grosso modo a grande diferença será os estofos em pele.
👍Excelent já estou esclarecido!

Re: Apresentação João Capela

Enviado: 08 mai 2021, 10:12
por Jcapela
Obrigado a todos pelas mensagens!
Como disse já sigo este fórum mas este foi a minha primeira publicação, e não estava a espera de receber tanto feedback e ajuda. Vocês são espectaculares.

Continuando, obrigado pelas dicas.
Tenho visto uns veículos no stand virtual com cerca de 30k a 50k km mas até já só tem 10 barras. É normal com tão poucos km já terem perdido duas barras? Será de carregamentos rápidos?
Mesmo assim valerá a pena investigar?

Abraços!

Re: Apresentação João Capela

Enviado: 08 mai 2021, 12:59
por Jcapela
Obrigado a todos pelos feedbacks! Que grupo fantástico!
Uma pergunta, encontrei um Leaf com 50k kmmas que já só tinha 10 barras. Achei estranho. É normal? Será de fazer muitos carregamentos rápidos?