Apresentação João Capela

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação João Capela

Mensagem por BrunoAlves » 09 mai 2021, 20:49

O Leaf 30kWh na prática também só tem 27kWh úteis em novo, por isso a esse respeito serão equivalentes.
O Leaf a 120 manda-se para uns 20kWh/100km, o Soul não sei. Se a bateria tiver uns 24kWh disponíveis (que não deve ter mais), fará 120km.

A recomendação óbvia é levantar um pouco o pé :mrgreen: Os 10km/h a menos custam meia dúzia de minutos e baixam significativamente o consumo.

Entre esses 2, eu escolhia o ioniq :mrgreen: :pray:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Apresentação João Capela

Mensagem por Arad79 » 09 mai 2021, 20:53

BrunoAlves Escreveu:
09 mai 2021, 20:49

Entre esses 2, eu escolhia o ioniq :mrgreen: :pray:
Eu entre esses 3 escolhia um i3 94ah. Mas o orçamento não deve chegar lá. :mrgreen:

Jcapela
Mensagens: 10
Registado: 06 mai 2021, 10:35
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apresentação João Capela

Mensagem por Jcapela » 09 mai 2021, 21:36

BrunoAlves Escreveu:
09 mai 2021, 20:49
O Leaf 30kWh na prática também só tem 27kWh úteis em novo, por isso a esse respeito serão equivalentes.
O Leaf a 120 manda-se para uns 20kWh/100km, o Soul não sei. Se a bateria tiver uns 24kWh disponíveis (que não deve ter mais), fará 120km.

A recomendação óbvia é levantar um pouco o pé :mrgreen: Os 10km/h a menos custam meia dúzia de minutos e baixam significativamente o consumo.

Entre esses 2, eu escolhia o ioniq :mrgreen: :pray:
Também eu escolheria o ioniq se tivesse orçamento. :D

Vou então colocar a pergunta de outra forma. Se tivermos em conta o mesmo tipo de condução, entre um leaf 30kw, com a bateria por exemplo ainda com 12 barras, e um kial soul com um SOH de praticamente 100%, ambos com preço semelhante
1) Qual teria mais autonomia
2) Qual seria a melhor escolha na vossa opinião a longo prazo?

Pergunto isto pois pelo que percebi a bateria do Kia degrada-se menos, logo mesmo que tenha uma autonomia semelhante ou mesmo um pouco inferior às do Leaf, daqui a 5 anos tenho mais hipóteses com o Kia.

Estou certo ou estou errado? :lol:
Em busca de um mundo mais limpo e mais ecológico!

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Apresentação João Capela

Mensagem por Arad79 » 09 mai 2021, 21:40

Sem hesitar, o Kia.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação João Capela

Mensagem por BrunoAlves » 09 mai 2021, 21:50

Diria que consomem mais ou menos o mesmo. A velocidades muito elevadas o Soul poderá ter desvantagem, mas até aos 100-110 não creio que seja significativo.

Em relação à melhor opção no longo prazo, não é uma resposta directa.
Concordo que o Soul deve envelhecer melhor que o Leaf. O Leaf acaba por ser muito mais dissecado que qualquer outro, porque há muitos e claro porque a degradação é visível, mas eu não conheço casos de degradação acelerada nos Soul. Por outro lado, se se colocar a hipótese de trocar a bateria por uma de maior capacidade, essas soluções aftermarket já são uma realidade para o Leaf. Ou seja, o Leaf com uma cirurgia pode acabar por envelhecer ainda melhor :idea:
Eu tive um Leaf e nunca equacionei a troca da bateria em qualquer análises que fiz. Se fosse agora, há muitas outras coisas a ponderar.

Decisões, decisões :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação João Capela

Mensagem por Nonnus » 10 mai 2021, 08:49

BrunoAlves Escreveu:
09 mai 2021, 21:50
Por outro lado, se se colocar a hipótese de trocar a bateria por uma de maior capacidade, essas soluções aftermarket já são uma realidade para o Leaf. Ou seja, o Leaf com uma cirurgia pode acabar por envelhecer ainda melhor :idea:
Ainda não tínhamos abordado esta hipótese.

Equacione isto, dependendo do seu orçamento claro. Comprar um Leaf dos mais baratos que encontrar, mas com bom aspecto, claro, com ideia de o levar até Sevilha (que é aqui ao lado :P) e por uma bateria nova com maior capacidade, senão estou em erro por 7000€. Fica com carro para muitos anos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Apresentação João Capela

Mensagem por Spin » 11 mai 2021, 20:17

Bem-vindo João Capela,

Se optar por esticar o orçamento, pode entrar nessa equação o Zoe de 40 kWh. Andei cerca de 2 anos e meio num e sinceramente gostei. Já se encontra na faixa de 15 a 18kk€ com baterias próprias.

Jcapela
Mensagens: 10
Registado: 06 mai 2021, 10:35
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apresentação João Capela

Mensagem por Jcapela » 13 mai 2021, 12:03

E após aproximadamente 2 semanas de muita pesquisa, muita aprendizagem sobre veículos elétricos em geral, e diferentes marcas e modelos, e claro, aproveitando uma oportunidade aqui num stand perto, decidimos adquirir um Kia Soul ev de 27kw! :D :D
Estamos todos muito felizes e entusiasmados cá em casa.
O veículo será entregue amanhã (em princípio), mas o teste drive (depois de ter conduzido o zoe e o leaf) sem sombra de dúvidas convenceu!

Quero agradecer a todos as vossas opiniões egvibencias que em muito me ajudará.

Assim que o carrinho chegar tentarei criar um DB 😁

Boas conduções eletrizantes!
Em busca de um mundo mais limpo e mais ecológico!

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação João Capela

Mensagem por Nonnus » 13 mai 2021, 12:47

Jcapela Escreveu:
13 mai 2021, 12:03
decidimos adquirir um Kia Soul ev de 27kw! :D :D
:clap:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Apresentação João Capela

Mensagem por Arad79 » 13 mai 2021, 13:16

Uma boa escolha, tecnicamente falando.

Responder

Voltar para “Apresentações”