Carro elétrico no horizonte

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Carro elétrico no horizonte

Mensagem por mafgod » 21 jun 2021, 19:43

Oldsport Escreveu:
21 jun 2021, 17:10
Claro que sim, já não adianta de muito que a compra está feita, mas podem ajudar-me a ver se fiz bem as contas.

Foi um Sandero bifuel dos novos, 13700€, o custo por 100kms fica-me em 4,5€. Pelas minhas contas tinha que fazer mais 250mil kms até me compensar um elétrico acima dos, 20 mil€, como tenciono trocar de carro outra vez muito antes disso, não me compensava muito ir para o elétrico, mas posso estar enganado.
Mais ou menos, só em combustível e carregando em casa, em vez de ficar 1,5€ fica a 4,5€, aqui estás a "perder" 3€/100km.
Num VE de 20.000€ (já há Leaf40 abaixo de 20k€), a diferença do que deste são 6,300€, ou seja,, se olharmos apenas para o combustível, terias de fazer 210.000km.
Se entrarmos com IUC e manutenções, a diferença será menos kms.
Se por acaso usufruir do estacionamento EMEL, ainda mais será a diferença...
Mas muito provavelmente seria acima de 100.000kms... se fizer poucos kms, demoraria anos a recuperar, é um facto.

Mas se estava disposto a dar mais de 18k por um novo, tinha também em opção em novo o Sandero Spring. :-)

Oldsport
Mensagens: 21
Registado: 14 mar 2021, 10:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carro elétrico no horizonte

Mensagem por Oldsport » 21 jun 2021, 20:00

Sim, mas não seria novo, nem tinha garantia de 3 anos, também tenho manutenção paga nos primeiros 2 anos e o que pago de iuc (103€) ia pagar muito mais no seguro de danos próprios do elétrico por ter um valor mais alto. Também não estamos a contar os valores de carregamento fora de casa e o custo dum carregador rapido. Lá está, seriam +- 200 mil kms para atingir o break even e não sabemos como estariam as baterias nessa altura, podia estragar as contas todas.

Por acaso cheguei a ponderar o spring mas é muito pequeno e a autonomia para AE ainda me deixa um pouco de pé atrás, mas é esse o caminho. Quando a dacia lançar um segmento B com 40kwh ou 50 sou capaz de voltar a pegar na maquina de calcular e pensar no assunto outra vez.

Responder

Voltar para “Apresentações”