Ola A todos

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
manuelpadin
Mensagens: 3
Registado: 15 jan 2021, 16:57
Data de fabrico: 01 jan 2021
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Ola A todos

Mensagem por manuelpadin » 16 jan 2021, 21:07

Ola a todos, o meu nome é Manuel. Sou espanhol (desculpem os erros de ortografia) a morar em Portugal. Acabo de comprar um Peugeot e-2008. Ainda a espera que chegue. Ainda estou um pouco perdido com o tema do condomínio (moro num prédio), preciso de autorização do condomínio para instalar a wallbox?, podem recusar?, tem um tempo máximo para responder? e essas coisas.
Um grande abraço a todos

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ola A todos

Mensagem por BrunoAlves » 16 jan 2021, 23:34

Bem vindo Manuel.

O condomínio não pode recusar, mas se a vizinhança for lixada vão colocar entraves.
Vê a informação no site da UVE sobre o tema
https://www.uve.pt/page/instalacao-post ... ondominio/

És de onde? No caso do condomínio terás sempre de fazer uma instalação cuidada e certificada, pelo que o ideal será consultar uma empresa com experiência nesses casos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

manuelpadin
Mensagens: 3
Registado: 15 jan 2021, 16:57
Data de fabrico: 01 jan 2021
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ola A todos

Mensagem por manuelpadin » 17 jan 2021, 21:02

Obrigado. Moro em Vila Nova de Gaia. Tenho que decidir quem vai fazer a instalação na minha garagem. Tenho garagem fechada privativa no condomínio. No concessionário recomendaram a EDP. Q acham?

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Ola A todos

Mensagem por rnlcarlov » 17 jan 2021, 21:23

Acho que muito provavelmente consegue melhor noutro lado, mas deixo essas recomendações para os locais. A corrente para esse local privado é comum do condomínio ou virá da sua fração?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ola A todos

Mensagem por BrunoAlves » 17 jan 2021, 22:09

Se tens garagem privada, tens lá electricidade? Se sim, não vem já do quadro do teu apartamento? Essa era de facto a solução ideal
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Ola A todos

Mensagem por rimsilva » 18 jan 2021, 12:33

Bem vindo e parabéns pela aquisição do VE!

Relativamente à sua questão, não sabemos das suas necessidades e da potência que tem na garagem, mas para carregar não necessita de ter obrgatoriamente um walbox, mas para tirar partido de uma walbox terá de ter no minimo 4,6 kVA, senão mais vale carregar na tomada, digo eu...

Existe algum acordo entre a Peugeot e a EDP, que lhe permita ter alguma vantagem? Se sim, depende dessa vantagem, porque pode comprar uma walbox (melhor e mais barata) a outra empresa.

Eu recentemente comecei a ter problemas com o meu EVSE de origem e por isso comprei uma wallbox nova de 22 kW trifásica no OLX por 400€ e paguei 100€ pela instalação., já fica com um termo de comparação.

Atenção que há empresa a pedir valores de instalação do walbox mais elevados, uma vez que referem que a lei obriga a uma certifcação da mesma.
No meu caso não foi feita essa certificação, apenas foi colocado um disjuntor.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Ola A todos

Mensagem por LuisG » 18 jan 2021, 13:47

Antes de demais parabéns pela decisão da opção por elétrico. Acredito que rapidamente se vai questionar porque não o fez à mais tempo ;)
Se a garagem é privativa, presumo que a luz seja “sua”.
Nesse caso, 1.º avalie a sua necessidade diária, pois pode chegar à conclusão que o evse de origem, apesar de carregar lento, na tomada normal é suficiente para o uso diário. Mais à frente caso veja essa necessidade então avançar com a wallbox ou um Evse regulável que tem a vantagem de ser portátil (face à wallbox)
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

FernandoSilva
Proprietário Leaf
Mensagens: 67
Registado: 22 nov 2020, 00:27
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ola A todos

Mensagem por FernandoSilva » 18 jan 2021, 16:14

Bem vindo

Abraço

manuelpadin
Mensagens: 3
Registado: 15 jan 2021, 16:57
Data de fabrico: 01 jan 2021
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ola A todos

Mensagem por manuelpadin » 05 fev 2021, 16:39

Boa tarde a todos, tenho garagem privativa, mas a luz nao e minha, vem do condomínio. Liguei a EDP e dizem que nao podem puxar o cabo do meu apartamento. Que isso nao se pode fazer. Que peça autorização o condomínio para carregar o carro da luz do condomínio. Isso e mesmo assim?. Nao posso “puxar” um cabo desde o meu quadro?. A EDP nem por cá passou, só falam por telefone.
Se puder “puxar” do meu apartamento, alguém me pode recomendar alguma empresa na zona de Vila Nova de Gaia?.

Obrigado

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Ola A todos

Mensagem por rnlcarlov » 05 fev 2021, 17:05

Dizer por telefone "não dá" só com psíquicos no staff deles. Isso é algo para um eletricista avaliar tendo em conta o edifício.
Quanto a recomendações de profissionais, deixo isso para os habitantes da zona. ;)

Responder

Voltar para “Apresentações”