Nissan leaf usado

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
PMendez
Mensagens: 12
Registado: 23 jul 2016, 09:57
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Nissan leaf usado

Mensagem por PMendez » 25 jul 2016, 11:26

Boas, apresento-me neste forum, como futuro proprietario de um VE.
Infelizmente nao Tenho capacidade para um novo, preciso ajuda para comprar um usado.
Estive a ver 1 da 1a geraçao, o vendedor diz que a bateria está 99% mas quando está totalmente carregado apresenta uma autonomia de 98km.
Será que a bateria estará já a 80 ou 90%?
Qual o custo estimado para recuperar a bateria aos 100%. O carro tem 80000kms, de 2011.
Agradeço umas dicas.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por BrunoAlves » 25 jul 2016, 11:33

Olá e bem vindo ;)
Parabéns pela decisão de adquirir um VE!
Infelizmente nao Tenho capacidade para um novo, preciso ajuda para comprar um usado.
Compreendo-te bem. Eu importei, pode ser uma boa alternativa para ti. Vê este post (e o restante tópico, pode ajudar-te)
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =30#p70716
Estive a ver 1 da 1a geraçao, o vendedor diz que a bateria está 99%
É muito pouco provável que esteja, honestamente...
mas quando está totalmente carregado apresenta uma autonomia de 98km.
A autonomia estimada (e é mesmo estimada) pode variar muito com o tipo de condução feita recentemente. Se o carro andou "a aboborar" é possível que tenha autonomia abaixo dos 100km, sim. Pergunta-lhe quantas barras de estado da bateria o carro tem (à direita das barras do estado de carga)
Mas não te iludas. Um Leaf de 24kWh faz 140km com muito cuidado. Fazer só 100km (por exemplo em AE) é perfeitamente possível.
Qual o custo estimado para recuperar a bateria aos 100%. O carro tem 80000kms, de 2011.
Baterias novas. 6500€ + mão de obra, julgo ser o que se fala por aqui. Não vás por aí, compra um em melhor estado ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por VETL » 25 jul 2016, 11:36

Onde é que foste buscar os 6.500€?

O carro só terá a bateria a 99% se tiver levado muito recentemente bateria nova.

Quanto ao resto, falta muita informação para poder-mos opinar...
Você é de onde?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por mjr » 25 jul 2016, 11:46

Bem vindo Pmendez!

Sendo o carro de 2011, a bateria NÃO está a 99% da capacidade original a não ser que tenha levado uma nova (o que eu duvido). Se puderes, coloca aqui uma foto do ecrã que está por trás do volante, para vermos a capacidade em barras do pack:

[img]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... play_2.JPG[/img]
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por pemifer » 25 jul 2016, 11:46

Bom dia!
Bem vindo!
Ui! Vens mesmo ao sitio certo! :clap:
Parece-me que desconheces que o Leaf tem um indicador do estado da bateria, é verdade?
[img]http://www.plugincars.com/sites/default ... h-hash.jpg[/img]
[img]http://www.pluginamerica.org/surveys/ba ... isplay.jpg[/img]
Há aqui pessoal mais experiente do que eu mas eu diria que um Leaf de 2011 com 80000kms e com 99% da capacidade da bateria só se ele já substituiu a bateria.
A capacidade da bateria tambem é conhecida por SOH (State Of Health).
Viste o carro ou fotos do tablier como as fotos acima?
Conta as barras mais à direita incluindo as vermelhas.
Um carro entre 85% e 100% tem de ter 12 barras.
O indicador de carga pode indicar corretamente 100% de carga numa bateria gasta que por exemplo já só tem 50% da capacidade, mas mesmo tendo 50% da capacidade tem essas 50% carregados a 100%, não sei se me fiz entender...
Em relação ao indicador de autonomia é apelidado internacionalmente de GOM (Guess-O-Meter), dando a entender que o valor que lá aparece é uma guess (adivinha).
Na realidade o GOM calcula a autonomia com base no tipo de condução atual, eu tenho um CI que tambem tem GOM, e é facil aquilo apresentar um valor como a seguir apresentar o dobro da autonomia como a seguir apresentar metade, depende da aceleração e velocidade imprimidas a cada instante.
O fundamental é prestares atenção às barras de SOH.
Se o carro for português e o fores ver podes pedir ajuda aqui.
Existe um programa para Android, o Leaf Spy, que te dá uma radiografia muito boa do estado do carro.
Se for em Lisboa posso ir contigo ver a máquina e tiramos a radiografia ao bicho.
Com o Leaf Spy consegue-se ver o SOH exato.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por BrunoAlves » 25 jul 2016, 11:49

VETL Escreveu:Onde é que foste buscar os 6.500€?
Não me lembro ao certo :P Já li de 5000 aos 6500€ em vários tópicos
Por exemplo (resultado de pesquisa)
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 119#p54119
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

PMendez
Mensagens: 12
Registado: 23 jul 2016, 09:57
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por PMendez » 25 jul 2016, 12:15

Sou de Moura, Alentejo. A minha questao ė mesmo a capacidade da bateria, o veiculo parado devia dar uma autonomia maxima possivel e depois actualizar conforme a conduçao penso eu, mais que a capacidade actual queria ter uma ideia do tempo de degradação no futuro.
O vendedor diz que falta um pouco de uma barrinha da carga, não serà uma barra inteira? Eu vi apenas 50km meia carga, de resto foi informação do vendedor.

Consegui ver uma foto no standvirtual
Há 11 barras no lado direito e no lado esquerdo vai mais alto que o lado direito

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por BrunoAlves » 25 jul 2016, 12:33

Isso quer dizer que a bateria está abaixo de 85% da capacidade inicial. Para um carro de 2011 até nem está muito mau ;)
Mas o vendedor dizer-te que está a 99% não abona muito a favor da credibilidade dele, digo eu... :roll:

Em relação à autonomia, não ligues muito. Varia muito, muito, em meia duzia de kms. Em relação à degradação, tens vários exemplos nos diários de bordo deste fórum
http://www.nissanleafpt.com/viewforum.php?f=56
Procura tópicos iniciados em 2011/2012 para te inteirares. Prepara-te para umas horas de leitura :mrgreen:

Podes dar-nos esse link do standvirtual?
edit: já encontrei

edit2: pela matrícula, terá de ser importado. Não há mal nenhum nisso (o meu é e eu gosto muito)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por pemifer » 25 jul 2016, 12:39

Já vi o anúncio.
O carro tem 11 barras, ou seja, está abaixo de 85%, não 99 como te disseram. É possível que te tenham dito isso por puro desconhecimento.
Repito o que disse anteriormente: a autonomia indicada depende do tipo de condução. Se andaram a "assapar" com o carro antes de parar, mostra pouca autonomia, se andaram a "caracolar" mostra muita autonomia.
Tens a certeza que queres olhar segunda vez para esse carro?
Os leaf, em Portugal, estão muito caros.
Eu optei por importar pessolmente, mas há aqui pessoal que importa e trata de tudo.
Gastas menos e compras um carro melhor!

PMendez
Mensagens: 12
Registado: 23 jul 2016, 09:57
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por PMendez » 25 jul 2016, 13:58

Obrigado por essa informação toda, pretendo aqui salvaguardar a posição do vendedor, informou-me tudo do que sabe a respeito do carro, tenho excelentes referencias dele e mais a mais mostrou as fotos completas no site, por isso nada a apontar foi 5*. Na volta é mais um céptico neste assunto da mobilidade eléctrica.

O meu receio não é a autonomia recente, que chega e sobra, o meu objectivo é usar um veículo não poluente económico e confortável que corresponda as necessidades do dia a dia. Tentar abrir as mentes de toda a gente que me rodeia, com as mensagens que tenho passado é um passo atrás não adquirir um VE.

Receio é dar 15.000€ por um veiculo que aguente somente mais um 30000 kms ou 2 ou 3 anos. De toda a forma dê-me o contacto dos importadores.

Responder

Voltar para “Apresentações”