Apresentação / importação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
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zeuz
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Re: Apresentação / importação

Mensagem por zeuz » 05 mai 2016, 11:49

jrochate Escreveu: Tinha uma dúvida na questão do IVA dos usados importados, abaixo dos 6 meses e dos 6k km:

- No caso de trab independente ou empresa, esse IVA pago (no país de origem EU ou PT???) pode ser abatido na contabilidade, certo?

Tenho a sensação que isto já foi debatido noutro tópico :roll: Não me recordo qual...

Casos de uso:
- LEAF novo/usado em PT: abate o IVA
- LEAF usado EU, menos de 6 meses: paga o IVA onde? e dá para abater?
- LEAF usado EU, mais de 6 meses e 6k km: não paga IVA na origem? ou desconta o IVA em PT?

Obrigado pela partilha de conhecimento.
Vou dar o meu bitaique...
jrochate Escreveu: - LEAF usado EU, menos de 6 meses: paga o IVA onde? e dá para abater?
Paga em PT e como tal pode ser abatido.
Neste caso é importante comprar sem IVA liquidado no país de origem, afim de evitar a dupla tributação.
jrochate Escreveu: - LEAF usado EU, mais de 6 meses e 6k km: não paga IVA na origem? ou desconta o IVA em PT?
Quando foi comprado novo pagou IVA no país de origem.
Cá, por ser considerado viatura usada, não pagará IVA e portanto não há IVA a recuperar.


Atenção que na importação há sempre lugar a pagar o ISV!
É apenas por se tratar de um veículo eléctrico que fica isento de pagar ISV!
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Nonnus
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Re: Apresentação / importação

Mensagem por Nonnus » 26 jan 2022, 17:27

Venho desenterrar este tópico porque nestes últimos dias tenho-me dedicado a estudar a importação de um VE a fim de acabar com o ICE e ficar apenas com VE´s.

Uma curiosidade:

Um TM3 SR+ em Portugal: https://www.tesla.com/pt_PT/model3/design#overview
Um TM3 SR+ na França: https://www.tesla.com/fr_fr/model3/design#overview se a isto juntarmos o incentivo francês que acho que é de 12000€ (?) bom então um francês consegue comprar um TM3 por menos 20000€ que um português. Com o mesmo orçamento um francês consegue comprar dois carros electricos enquanto um português compra apenas 1. :think:

Neste momento ando a procura de um E-Niro de 39.2kWh, aqui ao lado os nossos vizinhos espanhois tem preços muito interessantes em comparação com os nossos.

A quem já importou sem recorrer aos vendedores (já os consultei e os preços não são tão apelativos) qual os locais onde procuraram?
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- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
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Re: Apresentação / importação

Mensagem por BrunoAlves » 26 jan 2022, 18:28

Eu, apesar de ter sempre importado com o Jasmim, também ia procurando e contactando por mim.
O fundamental, como particular, é sempre contactar apenas concessionários oficiais. Há por aí muita burla, se tratares com empresas reputadas.
De resto é procurar os sites de usados lá do sítio. Em Espanha será o coches.net, autoscout24, etc.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
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Re: Apresentação / importação

Mensagem por cfvp » 26 jan 2022, 18:29

Essa diferença de preço é ridícula, enfim.

Porque não o Kia e-Niro 64kWh? O de 39 não tem o "problema" do carregamento rápido ser muito limitativo? (Se calhar para o teu caso não faz diferença, não sei)
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zeuz
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Re: Apresentação / importação

Mensagem por zeuz » 26 jan 2022, 20:40

Nonnus Escreveu:
26 jan 2022, 17:27
Venho desenterrar este tópico porque nestes últimos dias tenho-me dedicado a estudar a importação de um VE a fim de acabar com o ICE e ficar apenas com VE´s.
:clap:
Nonnus Escreveu:
26 jan 2022, 17:27
Um TM3 SR+ em Portugal: https://www.tesla.com/pt_PT/model3/design#overview
Um TM3 SR+ na França: https://www.tesla.com/fr_fr/model3/design#overview se a isto juntarmos o incentivo francês que acho que é de 12000€ (?) bom então um francês consegue comprar um TM3 por menos 20000€ que um português. Com o mesmo orçamento um francês consegue comprar dois carros electricos enquanto um português compra apenas 1. :think:
Convém saber se as regras são as mesmas de anos passados, nomeadamente se o veículo que recebeu o incentivo é obrigado a manter-se em território francês por 2 anos.

Na Alemanha os incentivos chegam aos 9.000€ e não há restrições à exportação, pelo que há muitos anúncios de venda de carros que só depois são efectivamente comprados. :roll:

Se conheceres alguém lá, podes fazer uma compra através desse conhecido. ;)
Nonnus Escreveu:
26 jan 2022, 17:27
Neste momento ando a procura de um E-Niro de 39.2kWh, aqui ao lado os nossos vizinhos espanhois tem preços muito interessantes em comparação com os nossos.
Não estarás a ver preços com o plano MOVES aplicado? Também há preços bombásticos, mas apenas mediante financiamento.
Nonnus Escreveu:
26 jan 2022, 17:27
A quem já importou sem recorrer aos vendedores (já os consultei e os preços não são tão apelativos) qual os locais onde procuraram?
O pessoal costuma pesquisar em :
  • sites de representantes da marca
Há mais alguns, menos conhecidos, e há ainda alguns dedicados a leilões, mas creio que são reservados a profissionais.
cfvp Escreveu:
26 jan 2022, 18:29
Porque não o Kia e-Niro 64kWh? O de 39 não tem o "problema" do carregamento rápido ser muito limitativo? (Se calhar para o teu caso não faz diferença, não sei)
Para mim faz sentido apostar na versão com bateria de 64kWh, porque :
  • menor dependência da rede Mobi.e
  • maior facilidade na revenda
  • maior potência do motor
Mas a diferença, para carros do mesmo ano, ainda é significativa! No entanto o problema pode ser contornado se optarmos por carros mais antigos, porque a opção 39kWh chegou mais tarde ao mercado.

---

Se me permites, e se puderes, recomendo que compres um e-Niro 64kWh com carregamento AC 11kW (trifásico), bomba de calor, faróis LED, bancos aquecidos e ventilados.

O carregamento AC trifásico aparece nos modelos de 2020, com o novo tablier.
As versões francesas nem sempre combinam os bancos aquecidos com ventilação.

Chamo-te a atenção que devido à crise dos semi-condutores, o mercado de usados está em alta e tudo o que é bom ou tem bom preço, vendesse rápido! Arrisco dizer que 2022 será um ano péssimo para comprar/trocar de carro.

A ameaça de uma crise financeira também não ajuda...
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Re: Apresentação / importação

Mensagem por Nonnus » 27 jan 2022, 09:49

Claro que um de 64 seria muito melhor.

Para a minha realidade e a realidade do nosso país um de 39 chega. Se com um Leaf de 30 nunca foi impedimento para ir onde quer que seja, e a 4 anos atrás a ME não era o que é hoje, com um Niro de 39 ainda mais fácil será.

Não sou de grandes velocidades e sempre que posso evito auto-estradas. Com o meu tipo de condução até com um Leaf de 40 me desenrascava, não fosse o problema da degradação das baterias da Nissan e se calhar seria essa a escolha.

Em ultimo caso terei que esperar pela saída do novo modelo (2022) para que este apresente um preço inferior.

Edit:

Quando ao equipamento dos carros não sou muito "esquisito". Bancos aquecidos e outras coisas do género não são coisas que eu dê valor. Quantas vezes usamos essas coisas? Duas vezes na vida do carro, uma para ver como é e, outra para mostrar aos amigos. A/C auto é o único requisito que faço questão de ter, o resto se tiver tem, se não tiver não faz falta.
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Re: Apresentação / importação

Mensagem por cfvp » 27 jan 2022, 10:41

Nonnus Escreveu:
27 jan 2022, 09:49
Não sou de grandes velocidades e sempre que posso evito auto-estradas. Com o meu tipo de condução até com um Leaf de 40 me desenrascava, não fosse o problema da degradação das baterias da Nissan e se calhar seria essa a escolha.
Qual problema de degradação? Degradação têm todos. Nos Leafs de 24 ou 30 não sei bem, mas no de 40 e 62 a degradação é pequena, talvez em linha com os outros VE. Tens o caso do civic, aqui do fórum, que tem 100mil kms feitos e não nota degradação nenhuma. Agora, há o problema do arrefecimento das baterias, isso sim.
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Re: Apresentação / importação

Mensagem por frankesousa » 27 jan 2022, 13:59

cfvp Escreveu:
27 jan 2022, 10:41
Nonnus Escreveu:
27 jan 2022, 09:49
Não sou de grandes velocidades e sempre que posso evito auto-estradas. Com o meu tipo de condução até com um Leaf de 40 me desenrascava, não fosse o problema da degradação das baterias da Nissan e se calhar seria essa a escolha.
Qual problema de degradação? Degradação têm todos. Nos Leafs de 24 ou 30 não sei bem, mas no de 40 e 62 a degradação é pequena, talvez em linha com os outros VE. Tens o caso do civic, aqui do fórum, que tem 100mil kms feitos e não nota degradação nenhuma. Agora, há o problema do arrefecimento das baterias, isso sim.
Isso nem é bem verdade nem é bem mentira :lol: :lol:
Na otica do utilizador final, pode dizer-se que o leaf40 tem menos degradação aos 100.000km e que vai durar mais km de vida util. Isso parece certo.
Mas apenas porque tem uma bateria maior, e isso é valido para qualquer carro elétrico, maior bateria = menos ciclos = mais duração.

Na verdade os leaf 40 têm uma degradação muito parecida com os leaf 30 e talvez leaf 24, a diferença é que fazem mais km com menos ciclos e por isso o utilizar não se apercebe tão facilmente.

Fácil de demonstrar por contas simples.

O meu leaf 30 2016:
111.000km no odómetro
SOH 78% -> degradação 22%
Numero ciclos para percorrer 111.000km (consumo de 16kWh/100km, capacidade útil de 26kWh): 26/16*100 = 162.5km/ciclo, 111.000/162.5 = 683 ciclos
Isso corresponde a 22%/683ciclos*1000 = 32.21% degradação por cada 1000ciclos

O meu leaf 40 CIVIC:
103.000km no odómetro
SOH 87% -> degradação 13%
Numero ciclos para percorrer 103.000km (consumo de 16kWh/100km, capacidade útil de 36kWh): 36/16*100 = 225km/ciclo, 103.000/225 = 457 ciclos
Isso corresponde a 13%/457ciclos*1000 = 28% degradação por cada 1000ciclos

RESUMINDO
A degradação (aka qualidade) da bateria parece igual entre todos os leaf, e esta diferença de "% degradação por ciclo" está muito parecida talvez afetada pela idade extra do leaf 30.
Não vejo nenhuma evidência que o leaf 40 seja algo melhor que o leaf 30 em degradação, apenas tem a bateria maior com as vantagens disso.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Apresentação / importação

Mensagem por cfvp » 27 jan 2022, 15:13

Eu acho que não tem a ver só com o tamanho da bateria. Aliás já sabemos que a Nissan mudou a química das baterias por volta de 2015, portanto comparar uma bateria 40 com uma de 24 de 2012 não faz sentido porque a química é diferente. Agora, se as últimas de 24 e as de 30 são parecidas as de 40 e 62? Não sei, mas duvido muito que sejam iguais, se não for pela química, pode ser pelo software de gestão da bateria. Este último sabemos que é diferente.

Quanto ao SOH eu não dou muito valor a esse número. Esse valor sobe e desce e parece ser um bocado pessimista.
Quando falei que o civic não notava nenhuma degradação não é pelo SOH, é mesmo na prática, ao fazer 210kms seguidos (penso eu), como sempre fez.
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Re: Apresentação / importação

Mensagem por frankesousa » 27 jan 2022, 17:06

cfvp Escreveu:
27 jan 2022, 15:13
Eu acho que não tem a ver só com o tamanho da bateria. Aliás já sabemos que a Nissan mudou a química das baterias por volta de 2015, portanto comparar uma bateria 40 com uma de 24 de 2012 não faz sentido porque a química é diferente. Agora, se as últimas de 24 e as de 30 são parecidas as de 40 e 62? Não sei, mas duvido muito que sejam iguais, se não for pela química, pode ser pelo software de gestão da bateria. Este último sabemos que é diferente.

Quanto ao SOH eu não dou muito valor a esse número. Esse valor sobe e desce e parece ser um bocado pessimista.
Quando falei que o civic não notava nenhuma degradação não é pelo SOH, é mesmo na prática, ao fazer 210kms seguidos (penso eu), como sempre fez.
Até ver tirando o caso de updates para corrigir os valores de calculo do SOH, que eu admito que os novos leaf40 já tenham esse software (ou não :lol: ) o valor de SOH calculado pelo carro é bastante bem calculado e comprovado por testes de tomada.
Agora se uma pessoa a "olho nu" sente 10% de degradação numa bateria de 40, provavelmente não, numa de 24 provavelmente sim.

Até ver também concordo que os leaf40 parecem resistir melhor pelo menos no valor de Hx que aparenta estar relacionado com a resistência interna. Mais uma vez porque bateria maior = menos esforço da mesma :)

Aqui o tamanho importa, e neste momento desaconselho qualquer carro abaixo de 50kWh de bateria.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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