Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Apresentação

Mensagem por Malm » 16 set 2013, 13:45

Eu quando comprei o meu i-MiEV já sabia que tinha de esperar 6 horas por um carregamento completo. Na prática, em menos de 5 horas faz 95% da carga. Também estava plenamente consciente de como era um carregamento rápido. Procurei o máximo de informação, que não era muita na altura, e as coisas têm batido certo. A principal preocupação que tinha era a da taxa de degradação da bateria, sendo que na altura, pelo que li, se situaria nos 20% ao fim de 5 anos. Agora vejo que deverá ser mais, algures entre os 20 e os 30%. Só que a coisa está feita para que ao fim de dois anos e meio (que é quando ela é mais intensa), na prática, nem demos por ela (nos i-MiEV).
Quem mo vendeu não me deu estas informações, eu é que me informei antes. As conversas que tive com o vendedor foram sobretudo sobre como iria receber o incentivo (e que confusão foi, já que numa fase inicial a informação que existia é que retiravam o valor ao preço do carro).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Volt
Proprietário Leaf
Mensagens: 229
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Re: Apresentação

Mensagem por Volt » 16 set 2013, 16:44

Bem-vindo. :-).

Esta foto que tirei ontem vem mesmo a calhar para ter uma ideia do que lhe espera num posto Mobi.E (este é o do Fórum Montijo). Em 3 horas carreguei quase 11 kWh (praticamente meia carga):

Imagem
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Apresentação

Mensagem por Malm » 16 set 2013, 19:55

Esse valor é próximo daquele que registo nos meus carregamentos nos mobi-e, com o EVSE de 16A. Costuma carregar uma barra (aproximadamente 1kwh) em 17 minutos. Normalmente, ao fim de 180 minutos, teria carregado 10,6 kwh (um pouco menos de 10,8 kwh) e no meu caso já é 66% de capacidade. No entanto, já tenho verificado, acompanhando o carregamento ao segundo, que ele, por vezes, num carregamento mais amplo, há ali um momento em que diminui drasticamente a velocidade de carregamento e só passado algum tempo é que retoma o ritmo, sendo que essa barra já demora uns 24 minutos a aparecer (até penso que a interrupção que por vezes acontece nos postos mobi-e com os i-MiEV e seus clones está relacionada com este comportamento).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por Filipe » 17 set 2013, 00:59

Como diz mjr, e bem, o que já faço á algum tempo, mesmo que faça poucos kilómetros, carrego sempre ( todos os dias ) até aos 80%, com o cabo de 10 A
pois apesar de ter uma estação de carga Efacec de 16 A, tenho reparado que desde que sigo este procedimento, até parece ter recuperado um pouco
a capacidade de carga das baterias, apesar de já ter perdido a 1ª barra ( em agosto passado por volta dos 27 meses de utilização ).
A conclusão a que cheguei, é que o inimigo nº 1 das nossas baterias é o aquecimento, seja ele resultante das recargas ( quanto mais amperes, mais aquecimento),
ou de condução ( tempo total e velocidades ou acelerações violentas :mrgreen: )
Deixo aqui os meus dados de hoje:
Inìcio de carga ás 22:00 ( bi-horário ) - Fim ás 23:12 com 2,47 Kw carregados - Temperatura ambiente 21º
Carga até 80% - 190 Gids ( 67,6% ) SOC 79,4% 15,2 Kw Restantes
Batterie Status AHr = 54,26 ( 81,90% ) Hlth = 78,35% Diferencias máximos ás 00:50 ( 1,5 H depois do término da carga ) nas baterias 14 mv e 1,1ºC 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Apresentação

Mensagem por Malm » 17 set 2013, 22:56

Ponto um - Já o escrevi várias vezes, o aquecimento das baterias é o principal causador da degradação - 100% de acordo com o Filipe neste aspeto.

Ponto dois - o mjr que confirme ou desminta, mas arriscaria dizer que recuperação de degradação é coisa que não existe. Basta os dias ficarem mais quentes para sentirmos uma ligeira melhoria na autonomia (isso não é recuperação de degradação).

Ponto três - Duvido que um carregamento de 6 horas a 10A preserve mais a bateria que um carregamento de 4 horas a 16A. Pode não aquecer tanto (mas a diferença também não deverá ser muita), mas estão mais tempo quentes. Mais uma vez, gostaria de saber qual a opinião do mjr. Eu carrego sempre a 16A.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação

Mensagem por mjr » 18 set 2013, 10:38

A degradação é definitiva. Apenas há recuperação de capacidade quando uma bateria está muito fria (abaixo de 0ºC) e é aquecida, pois a perda de capacidade por temperaturas baixas é temporária.

O aquecimento das baterias a correntes baixas é residual. A energia perdida para calor a 10A é de 0,150R x 10^2A = 15W e a 16A é de 0,15R x 16^2A = 38,4W. Para uma bateria de 300 kg isto é extremamente baixo. No Leaf o que faz aquecer a bateria são essencialmente os tubos de arrefecimento do carregador colocado na mala. Basta abrir o compartimento onde está o fusível de emergência e sentir o calor que sai desses tubos. Como o Leaf de 2013 tem o carregador na frente, esses tubos não existem, pelo que é possível que a bateria aqueça bastante menos nos carregamentos normais. Ontem fiz uma carga no PCR (...) da Prio.e da zona industrial do Porto que está a fornecer 3,7kW (!), e a temperatura da bateria baixou...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Apresentação

Mensagem por Malm » 18 set 2013, 13:34

Obrigado pelos esclarecimentos, mjr.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Apresentações”