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Re: Apresentação João Capela

Enviado: 08 mai 2021, 20:36
por Nonnus
A verdade é que ninguém consegue explicar.

Muitos de nós pensam que os carregamentos tem uma grande influência na degradação. Eu pessoalmente acho que o factor mais importante no caso dos Leaf de 24 e 30 é o factor tempo e temperatura. Ao longo destes anos temos debatido muito este assunto e, na realidade não conseguimos chegar a um consenso. Existem carros como o meu com 120000km com perda de 3 barras em 3 anos, mas também existem carros com mais Km, a mesma idade e menos barras perdidas e, até com mais carregamentos rápidos (existem aqui alguns no fórum), depois existe o oposto. Existem carros com os tais 50000km, a mesma idade, poucos carregamentos rápidos com as mesmas barras ou mais perdidas.

Isto para dizer que não há (ou pelo menos não conheço) um explicação lógica. O que sabemos é que os Leaf devido a falta de arrefecimento activo da bateria tem uma degradação mais elevada que outros carros. Mas isso também se reflecte no preço.

Re: Apresentação João Capela

Enviado: 09 mai 2021, 01:30
por BrunoAlves
À falta de likes (e ainda bem que isto é um lugar de família e não o FB :mrgreen: ) queria só dizer que isto aqui acima é mesmo do catano :clap:

Re: Apresentação João Capela

Enviado: 09 mai 2021, 12:18
por Jcapela
Obrigado pelos feedbacks! Estou a aprender imenso.
Quero também agradecer ao user Orlando que não teve problemas nenhuns em me ligar e dar a sua opinião especialista e pessoal.
Isto sim é um grupo positivo e onde realmente as pessoas estão aqui para ajudar.
Continuo na minha busca e aprendizagem.
Vejo sim que há muitos anuncios que dizem ser de 30kw, mas depois ao ver o botão "Source" na esquerda do volante (e não "OK"), cai tudo por terra. É preciso estar atento.
Já agora, esta técnica é mesmo infalível, ou há 30kw com o botão "Source" em vez do "Ok"?

Ao fazer um test drive dá para perceber se o que a bateria nos apresenta no momento no ecrã é mesmo verdadeiro, ou um test drive nunca chegará?

Abraço

Re: Apresentação João Capela

Enviado: 09 mai 2021, 14:57
por Nonnus
Jcapela Escreveu:
09 mai 2021, 12:18
Já agora, esta técnica é mesmo infalível, ou há 30kw com o botão "Source" em vez do "Ok"?

Ao fazer um test drive dá para perceber se o que a bateria nos apresenta no momento no ecrã é mesmo verdadeiro, ou um test drive nunca chegará?
Por aquilo que sabemos só os de 30 tem o OK. Como o Bruno mencionou mais atrás pode ver também o peso bruto do carro.

Dificilmente você vai chegar alguma conclusão ao fazer um test drive. Primeiro porque não tem experiência com o carro e leva algum tempo até se perceber como funciona a estimativa do Leaf. Em segundo se o carro por acaso foi "martelado" (não era o primeiro caso aqui no fórum) o carro só vai mostrar a real capacidade da bateria passados alguns ciclos (carga/descarga) de carregamento. Os Leaf quando são aldrabados o que fazem é dizer ao carro que a bateria é nova (reset). O carro com o tempo vai perceber que afinal a bateria não tem a capacidade X, mas sim Y e, é ai que depois começa apresentar os valores reais.

É verdade que existem casos desses mas não é muito significativo. Em todo o caso todo o cuidado é pouco. Se não sente a vontade com um certo vendedor, ou com certo carro, jogue pelo seguro, não compre. Tenha preferência por carros com histórico de revisões na marca e peça sempre para levar o carro a Nissan e para fazer a leitura com o LeafSpy. Se vir que o vendedor põe entraves desista do negócio. O Orlando é um dos vendedores de confiança e além de ser vendedor é utilizador de veículos electricos.

Re: Apresentação João Capela

Enviado: 09 mai 2021, 17:12
por Jcapela
Obrigado pelas dicas.
Tenho visto que para encontrar um Leaf de 30kw preciso de subir um pouco o orçamento.
No entanto isso abre-me as portas para o Kia Soul.
Entre os dois, Leaf e Soul, para os mesmos valores consideram que o Soul é superior, dado que tem baterias refrigeradas?

Re: Apresentação João Capela

Enviado: 09 mai 2021, 17:50
por Arad79
Se a estética do soul não incomodar, a bateria é um fator a ter em conta. Eu escolheria o soul devido à bateria.

Re: Apresentação João Capela

Enviado: 09 mai 2021, 17:56
por Nonnus
Jcapela Escreveu:
09 mai 2021, 17:12
Obrigado pelas dicas.
Tenho visto que para encontrar um Leaf de 30kw preciso de subir um pouco o orçamento.
No entanto isso abre-me as portas para o Kia Soul.
Entre os dois, Leaf e Soul, para os mesmos valores consideram que o Soul é superior, dado que tem baterias refrigeradas?
Sem dúvida que o Soul nesse aspecto é superior.

Re: Apresentação João Capela

Enviado: 09 mai 2021, 18:40
por Jcapela
Obrigado Nonnus.
Alguém me sabe responder se a autonomia de um Kia Soul de 27kw é equivalente ao do Leaf de 30kw? Ou será inferior?
É que preciso de um automóvel que me dê 130km em autoestrada ( ao será todos os dias mas algumas por mês).

Obrigado.

Re: Apresentação João Capela

Enviado: 09 mai 2021, 18:42
por Arad79
Depende da velocidade a que vá.

Re: Apresentação João Capela

Enviado: 09 mai 2021, 19:30
por rnlcarlov
O soul não é propriamente o suprasumo da aerodinâmica, logo fazer 130km a 120km/h em AE pode ser um bocado à pele nalguns percursos e condições atmosféricas menos propícias. Mas velocidades ligeiramente mais baixas ou condução mista deve ser possível.