Apresentação - viável ou não ter um elétrico

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
tiago
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Re: Apresentação - viável ou não ter um elétrico

Mensagem por tiago » 09 set 2022, 19:00

Arad79 Escreveu:
09 set 2022, 18:27
tiago Escreveu:
09 set 2022, 16:26

Leafs tenho duvidas em relação ás baterias, por não serem refrigeradas. Uns falam bem outros falam mal, sinceramente não entendo se é bom ou mau para a longevidade da bateria.
É mau. Se fizer trajetos pouco exigentes e carregar quase sempre em casa, em princípio não terá problemas. As limitações aparecem sob altas temperaturas e fazendo carregamentos rápidos frequentes.
Será quase sempre para carregar em casa, seja qual for o VE a comprar.
Carregar fora, só se for mesmo um caso MT raro o que honestamente, duvido que vá acontecer.

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Arad79
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Re: Apresentação - viável ou não ter um elétrico

Mensagem por Arad79 » 09 set 2022, 20:36

tiago Escreveu:
09 set 2022, 19:00
Arad79 Escreveu:
09 set 2022, 18:27
tiago Escreveu:
09 set 2022, 16:26

Leafs tenho duvidas em relação ás baterias, por não serem refrigeradas. Uns falam bem outros falam mal, sinceramente não entendo se é bom ou mau para a longevidade da bateria.
É mau. Se fizer trajetos pouco exigentes e carregar quase sempre em casa, em princípio não terá problemas. As limitações aparecem sob altas temperaturas e fazendo carregamentos rápidos frequentes.
Será quase sempre para carregar em casa, seja qual for o VE a comprar.
Carregar fora, só se for mesmo um caso MT raro o que honestamente, duvido que vá acontecer.
Quando sentir a economia, vai começar a perdoar as paragens que vai fazer para carregar e o VE passa a carro principal. Acontece com toda a gente.

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BrunoFonseca
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Re: Apresentação - viável ou não ter um elétrico

Mensagem por BrunoFonseca » 10 set 2022, 12:57

tiago Escreveu:
08 set 2022, 16:53
BrunoFonseca Escreveu:
08 set 2022, 16:17
tiago Escreveu:
08 set 2022, 14:14


Desculpe, mas isso das perdas não entendi. Refere se a não carregar totalmente ou é "gastou" mais de luz do que supostamente entrou no carro?
A degradação é algo que será normal, eu tento ver algo que me possa dar x anos relativamente folgado. Sei que eventualmente posso ter que investir numa bateria nova.
Já agora, no caso do seu ZoE sabe qual é o custo de uma bateria nova ou se dá para reparar modulos?

Obrigado pelas dicas.
Há sempre perda de energia (calor).
Imagine que o contador do quadro contabiliza 20kWh, com perdas de 7% significa que só entra na bateria 18,6kWh.

Uma bateria nova para um Zoe deve rondar os 8.000€+iva.

No meu caso particular, comprei o zoe com bateria em regime de aluguer, pois financeiramente era mais vantajoso e na altura (2018) também tinha dúvidas sobre a degradação das baterias.

Nem me tinha lembrado de tal coisa, nessa parte das perdas.
Nos anos que tem o seu ZoE tem notado alguma degradação significativa de bateria?
Sei que tem contrato e que abaixo de X % eles colocam uma nova, mas era só para ficar com uma ideia.

Obrigado :D
Faço o controlo com o canze que diz que já degradou 8%, mas em autonomia não noto nada.
Abaixo dos 75% em regime de aluguer têm de trocar a bateria.

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Arad79
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Re: Apresentação - viável ou não ter um elétrico

Mensagem por Arad79 » 10 set 2022, 19:07

tiago Escreveu:
09 set 2022, 16:30


Boa tarde,

Já vi os I3s e são interessantes mas agora não se apanha nenhum dentro do orçamento com "poucos" kms.
O primeiro i3 que vi foi com o sistema rex que me pareceu interessante, mas a ideia será sempre um 100% electrico.
Está um i3 94ah de 2017 com menos de 100000km e relativamente bem equipado no Standvirtual. Talvez dê para negociar e encaixar nos 20000€. Está por 21.

O risco é baixo. Basta verificar o kapa max. https://youtu.be/tw5i1Ki-RpY

EVUber
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Re: Apresentação - viável ou não ter um elétrico

Mensagem por EVUber » 10 set 2022, 20:30

A 120km/dia gasta em combustível em media 12€ x 22 dias = 264€/mes (deixe as manutenções de lado por agora)

Mesmo com um VE a gastar 16kWh/100km a um preço de 0,11€ gastaria 2€ por dia x 22 = 44€/mes

Poupa 220€/mes, por esse valor ja pode ir para um viatura nova, e possivelmente fica bem mais servido e descanso em termos de garantia durante 8 anos.

Peugeot e-208, Corsa-E, Zoe todos com bateria de 50kW seriam a minha escolha dentro dessa gama de preços e financiamento/prestaçao a rondar os 300€.

Lembre-se a cabeça ja esta a poupar 220€/mes ou que significa que a prestação é "apenas 80€" uma vez que obrigatoriamente gastaria os 264€ em combustível.
Os 80€ que paga seriam para colmatar o preços da manutenção, pastilhas, revisões...


Daqui a 4 anos tem o carro pago (DENTRO DA GARANTIA) e a bateria ainda faz 300km com 120.000km no conta-kilometros, pronto para fazer mais 4 anos....
Vs
Daqui a 4 anos essa viatura usada de 20.000€ que pretende comprar tem provavelmente um elevado n de km e autonomia reduzida o que vai obriga-lo a ir ao ponto de partida...

EVUber
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Re: Apresentação - viável ou não ter um elétrico

Mensagem por EVUber » 10 set 2022, 20:43

Deixo ainda o meu exemplo

Fiz 102157 km e gastei em electricidade 1562€ e paguei de leasing (a 3 anos) 5150€ que equivale a 10 prestaçoes até a data

Se fosse a gasoleo a gastar 7L/100km a 1,90€/L tinha gasto 13586€

13586€ - 5150€ - 1562€ = Poupei 6874€...... + manutenção de 6 revisões....

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