Postos de Carga Rápida -Norte

jart
Mensagens: 133
Registado: 27 jan 2016, 15:34
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por jart » 22 fev 2021, 17:00

E não só Teslas :o . A escolha da posição de alguns postos deve ser feita por alguém que nunca experimentou vários modelos de VEs.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por RS232CSerialUser » 22 fev 2021, 17:21

alexmol Escreveu:
22 fev 2021, 16:52
Vai ser engraçado ver os Tesla a carregar neste posto

Imagem

Praça do Almada, Póvoa de Varzim, PVZ-00008/9
Em contramão dá, a outra possibilidade é a extensão maravilha, já me safou situações dessas

Seja AC ou DC safa a situação, até 50 kW, tenho que experimentar com o conversor CCS, não há razão para não dar mas ainda não testei, com AC e DC Chademo é 5*s

jart
Mensagens: 133
Registado: 27 jan 2016, 15:34
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por jart » 22 fev 2021, 17:40

RS232CSerialUser Escreveu:
22 fev 2021, 17:21
alexmol Escreveu:
22 fev 2021, 16:52
Vai ser engraçado ver os Tesla a carregar neste posto

Imagem

Praça do Almada, Póvoa de Varzim, PVZ-00008/9
Em contramão dá, a outra possibilidade é a extensão maravilha, já me safou situações dessas

Seja AC ou DC safa a situação, até 50 kW, tenho que experimentar com o conversor CCS, não há razão para não dar mas ainda não testei, com AC e DC Chademo é 5*s
A extensão maravilha não funciona no Tesla 3 em DC. :oops:
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por rnlcarlov » 22 fev 2021, 19:56

Não é só Teslas. O Ioniq está na mesma situação.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por zeuz » 22 fev 2021, 20:04

Com o tempo que levam a colocar disponível os PCN/PCR, têm tempo de reclamar e os PCR serem reposicionados...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por cfvp » 22 fev 2021, 23:14

A única possibilidade que vejo é porem-se em contramão. :?
Se mudarem o posto de sítio mudam para onde? Se meterem mais para baixo depois os Leafs, Zoes, etc, não vão conseguir carregar com facilidade.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por RJSC » 23 fev 2021, 10:36

Os fabricantes de PCR que comecem a deixar cabo suficiente para dar a volta aos carros para o outro lado.
No tempo em que andei de combustão a mangueira de combustível sempre deu para passar para o lado oposto do carro.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por RJSC » 23 fev 2021, 11:13

RS232CSerialUser Escreveu:
22 fev 2021, 17:21
Seja AC ou DC safa a situação, até 50 kW, tenho que experimentar com o conversor CCS, não há razão para não dar mas ainda não testei, com AC e DC Chademo é 5*s
O Model S para carregar em DC utiliza os pinos assim:
Type2_DC.png
Type2_DC.png (43.75 KiB) Visto 5990 vezes
Com o cabo obviamente não me preocupo.
Preocupava-me era em ir vendo o aquecimento dos pinos das fichas tipo 2, uma vez que cada pino dessas que está a usar na extensão está especificado para 32A, com 2 pinos em paralelo acima de 64A estamos a trabalhar fora de especificação.
Se forem fichas Tipo 2 das melhores (63A) já temos 126A e podemos ir até ao limite dos nossos PCR de 50kW (125A).

Não use é a extensão num SuC ou PCUR.
A ficha tipo 2 da Tesla tem mais 2cm de comprimento em cada pino para poder aguentar com a corrente de 400A (200A por pino) para carregar a 150W.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por mjr » 23 fev 2021, 11:34

RJSC Escreveu:
23 fev 2021, 10:36
Os fabricantes de PCR que comecem a deixar cabo suficiente para dar a volta aos carros para o outro lado.
No tempo em que andei de combustão a mangueira de combustível sempre deu para passar para o lado oposto do carro.
O comprimento do cabo é uma opção do OPC, a Efacec permite escolher cabos bem mais compridos que o habitual.

É uma questão que é sempre levantada quando temos (UVE) reuniões com fabricantes e OPCs.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Mensagem por alexmol » 27 fev 2021, 00:18

Este não é no Norte (desculpem o off-topic), mas tem o mesmo problema, só que ao contrário.

Imagem

Não houve solução senão estacionar em contra-mão.

Será que Apps como a Miio, além das tomadas, vão ter que ter uma tabela de compatibilidade entre postos e veículos ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Postos carregamento Norte”