OBDLink® MX Wi-Fi no C0

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
santanna620
Mensagens: 5
Registado: 18 set 2019, 01:06
Data de fabrico: 0- 1-2018
Localização: Braga

OBDLink® MX Wi-Fi no C0

Mensagem por santanna620 » 18 set 2019, 17:14

Boa tarde.

Se tudo correr conforme o previsto vou comprar um Citroen C0 e gostaria de poder utilizar um OBD pois pelo que vi, a informação fornecida pelo carro é extremamente limitada e gostaria de poder saber mais sobre o funcionamento do carro, baterias, Etc. Tenho lido que alguns utilizadores utilizam o OBDLink MX bluetooth no C0 com algum sucesso, mas pessoalmente não confio muito no bluetooth e preferia uma ligação mais estável e segura. Por isso preferia Wi-Fi ou mesmo cabo USB.
Alguém tem experiência com tal equipamento e me pode dar a sua opinião, por favor? Estou um pouco inseguro porque na página deles http://www.obdlink.com/mxwf/ não garantem que funcione num EV e o investimento é algo significativo para depois ficar a ganhar pó na garagem. Muito obrigado antecipadamente.
Citroen C-Zero 2018

"Less is more. Happiness is found close to the necessities of life, not in needless complexity and meaningless multiplicity of choice."

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: OBDLink® MX Wi-Fi no C0

Mensagem por pemifer » 18 set 2019, 23:25

Isto não é bem a resposta que tu querias.
Já tive 3 OBD que funcionaram no Leaf (outros 2 que não funcionaram)
O primeiro que tive que funcionava, era bluetooth, funcionava muito mal. A ligação caía muitas vezes e demorava imenso a retomar a ligação.
Erradamente pensei que era por ser bluetooth.
Comprei um wifi. Realmente o wifi que ainda hoje uso, mantém-se ligado por muito tempo, quando perde a ligação, é rapidíssimo a retomar a ligação mas, os telemoveis android que tenho utilizado, como encontram uma ligação wifi ativa, tentam ligar-se à internet por wifi, isto é, quando tenho o OBD ligado por wifi fico sem internet no telemóvel.
Antes de vender o meu Leaf anterior comprei mais 1 bluetooth (2 mas um não funcionava). Surpreendentemente este bluetooth não só não perdia a ligação com o carro como era rápido a retomar a ligação e como também não perdia o acesso à internet. E mais, deixava um telemóvel dentro do carro, com o OBD ligado e ele registou os dados do carregamento nocturno.
Neste momento estou convencido que o melhor OBD é um que seja bluetooth.
Cabos? Eu não me meteria nisso...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: OBDLink® MX Wi-Fi no C0

Mensagem por migle » 19 set 2019, 07:03

Os proprietários dos C0/Ion/i-Miev dizem que apenas o OBDLink LX e MX funciona com os carros deles e a aplicação CanIon (eu ainda gostaria de experimentar). Portanto, deve funcionar. O facto de ser WiFi não deve alterar nada, do lado do carro é o mesmo chip.
A situação não tem a ver com a dos clones chineses que é uma lotaria...
Qualquer um desses dongles tem o mesmo chip ScanTool.NET STN-1100/1110.

Dentro desses, sem fios, recomendo o OBDLink LX por bluetooth porque é mais barato. O OBDLink MX tem outro chip que suporta mais protocolos do lado do carro, mas isso é absolutamente irrelevante porque esses protocolos existiam em carros mais antigos.
Entre bluetooth e WiFi, recomendo sem dúvida bluetooth. Não tem qualquer problema de conectividade e só emparelha quando se carrega num botão (segurança).

Por WiFi, em Android é muito mau. Ficas sem net. E o Android está cada vez mais marado a ligar-se a redes WiFi que não tenham net.

Por fio, só faz sentido para ligar a um portátil. É muito, muito mais rápido, daria para tirar dados muito mais precisos, mas para quê? Bluetooth com o telemóvel usas todos os dias, sem pensar, e recolhes mais dados. Portátil e fio, só tens paciência de vez em quando.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

renateves
Mensagens: 342
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: OBDLink® MX Wi-Fi no C0

Mensagem por renateves » 19 set 2019, 09:05

Viva

santanna620, não te assustes... não é nenhum bicho papão :lol: ... Eu uso-o há 2 anos e meio e não tenho problemas desde que lhe descobri as manhas:
Arranja um equipamento com a versão do bluetooth 2 (dos antigos, aqueles que estão na gaveta a apanhar pó e a ocupar espaço)... os 4 e adiantes, como são smart versions, tendem a perder a ligação com regularidade. Pelo menos é a minha experiência. Eu andei durante muito tempo com um v*daf*ne smart 4 com o ecrã partido... funcionou lindamente até um dia ficar em reboot constante!! :?
Neste momento, tenho um S3 com bluetooth 4, e apesar de no passado ter tido problemas na quebra de ligação, as poucas ocasiões que o usei, até agora funciona... creio que o truque é, neste caso (do equipamento), é ter a opção disponível ou visível para todos do bluetooth... truques e descobertas que se vai tendo com a prática.

O meu OBD é o MX. Espero ter ajudado a desmitificar o problema.

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: OBDLink® MX Wi-Fi no C0

Mensagem por bpedrosa » 19 set 2019, 09:28

Também uso um OBD bluetooth Vgate com android e um telemóvel antigo exclusivo para o efeito. Nunca perde a ligação mas por vezes tenho dificuldade ao ligar.
Tenho o OBD emparelhado mas tenho de andar a alterar as opções de ligação BT4 e BT pair devices até que acaba por ligar...

Imagem

Nunca vos acontece? Liga sempre à primeira? Tem o dispositivo emparelhado ou não é preciso?

Obrigado

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: OBDLink® MX Wi-Fi no C0

Mensagem por rnlcarlov » 19 set 2019, 09:54

Quando não liga à primeira, tiro o dongle e volto a ligar.

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: OBDLink® MX Wi-Fi no C0

Mensagem por bpedrosa » 19 set 2019, 10:05

Sim isso também costuma resolver, mas não acho uma boa opção pois a ficha do lado do carro parece-me um bocado frágil...
Para isso o melhor acho que seria arranjar uma extensão OBD...

renateves
Mensagens: 342
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: OBDLink® MX Wi-Fi no C0

Mensagem por renateves » 19 set 2019, 15:28

rnlcarlov Escreveu:
19 set 2019, 09:54
Quando não liga à primeira, tiro o dongle e volto a ligar.
Não precisas de o retirar: 20/30 seg a carregar no botão do obd e ele faz o reboot.

renateves
Mensagens: 342
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: OBDLink® MX Wi-Fi no C0

Mensagem por renateves » 19 set 2019, 15:30

Aconteceu-me algumas vezes mas creio que seja mais do smartphone (android), já que fica dias, semanas sem um reboot e creio que ele precisa de vez em quando fazer um reset às ideias internas :lol:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: OBDLink® MX Wi-Fi no C0

Mensagem por migle » 21 set 2019, 19:52

renateves Escreveu:
19 set 2019, 15:28
rnlcarlov Escreveu:
19 set 2019, 09:54
Quando não liga à primeira, tiro o dongle e volto a ligar.
Não precisas de o retirar: 20/30 seg a carregar no botão do obd e ele faz o reboot.
Exacto. Com o OBDLink basta carregar no botão e ele aceita o emparelhamento. Talvez a chave de emparelhamento expire de vez em quando.

De resto, estes aparelhos da ScanTool.net têm boa qualidade de sinal via Bluetooth. Nunca perdi dados.
Às vezes, os telemóveis é que têm problemas com a antena wifi/Bluetooth. A seguir ao ecrã e à bateria, é do que mais se avaria.

Mas reforço: não vale a pena dar mais dinheiro pelo MX que suporta mais protocolos. Eram protocolos para Fords mais antigos, americanos, não vão voltar a aparecer em carros novos.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”