Mais um Ion

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
FRibeiro
Mensagens: 16
Registado: 13 dez 2017, 15:29
Data de fabrico: 12 jul 2011
Capacidade bateria: 37.1

Mais um Ion

Mensagem por FRibeiro » 23 jan 2019, 10:54

Boas pessoal!
Pois é, depois de muito ler, lá acabei por me aventurar e fui a França buscar um Ion.
Peço desculpa não ter partilhado antes com vocês, mas sempre que me lembrava iam aparecendo outras situações e foi passando até agora..

Ora então, fui buscar o carro em maio de 2018 com +/- 19500 km, é de 07/2011, 1a versão.
Até ao momento já fiz 13200km, um pouco menos que o que esperava, pois tive de licença de paternidade e acabei por não fazer o meu trajecto habitual de 80km por dia..
A média neste momento está nos 11.95kw a cada 100km.. Ando devagar com o bicho a ver se optimizo ao maximo a autonomia dele.

No Verão consegui autonomias previstas de 140 km, agora com o frio a coisa anda nos 120km.. Espero que quando a temperatura volte a subir, a autonomia volte a subir.

Mandei vir uns leitores de obd para ver o estado da bateria, depois a ver se me ajudam a decifrar a saúde da bicha 😀

Para já a aposta está ganha, poupei mais 800€ em gasóleo (tenho de fazer as contas certas) e para nós os 4 é o "burro" de carga do dia a dia..

A ver se agora vou dando feedbacks da experiência com mais frequência.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Mais um Ion

Mensagem por BrunoAlves » 23 jan 2019, 11:52

Parabéns pela máquina e sobretudo pela paternidade :D

Trataste da compra sozinho? Podes dar detalhes sobre isso?

Venham de lá as fotos e os relatos. Parabéns :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FRibeiro
Mensagens: 16
Registado: 13 dez 2017, 15:29
Data de fabrico: 12 jul 2011
Capacidade bateria: 37.1

Re: Mais um Ion

Mensagem por FRibeiro » 23 jan 2019, 18:37

Obrigado :D

Primeiro antes de avançar andei a pesquisar mesmo muito se valia a pena ou não.
Todos os dias corria os sites de carros usados de frança, preços de avião...
Depois Informei-me com um amigo que importa carros, sobre a maneira de tratar das coisas.
Comecei por escolher 4 carros em stands oficiais peugeot e citroen, marquei a viagem e fui num dia e vim no outro, aluguei um carro e 1 noite em hotel.
O 1º carro onde fui ja tinha sido vendido, o 2º carro apanhei um vendedor português o que ajudou muito a coisa, pois admito que o meu frances..... :?
Tratamos da documentação, fiz a transferência do dinheiro e vim-me embora com um papel :shock: :shock: ... a parte que custou mais... ahahhaha
Depois tratei do transporte, foram buscar o carro e trouxeram para Portugal, pedi para levarem logo para o centro de inspecções.
Em relação à legalização, podia ter sido eu tratar de tudo ( ha por aqui varias explicações de como o fazer) mas preferi pagar a uma empresa que trata dessas coisas para o meu amigo e não tive chatices de andar às voltas...
Depois quando veio a papelada foi fazer matriculas, seguro e inspecção.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Mais um Ion

Mensagem por BrunoAlves » 23 jan 2019, 18:43

:clap: boa!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Mais um Ion

Mensagem por Fil » 23 jan 2019, 18:52

Muitos parabéns FRibeiro! Que ano em cheio! Filho, carro :dance:

Já tem os cartões necessários para carregar na rua?

Muitos e bons klms e venham de lá esses relatos e fotos ;)

FRibeiro
Mensagens: 16
Registado: 13 dez 2017, 15:29
Data de fabrico: 12 jul 2011
Capacidade bateria: 37.1

Re: Mais um Ion

Mensagem por FRibeiro » 25 jan 2019, 18:08

É verdade, obrigado ;)

Sim já tinha o cartão da prio e quando o carro chegou tratei do cartão da mobi-e e da vinheta da emel :)

Maioritariamente carrego em casa, mas de vez em quando tenho aproveitado junto ao trabalho para carregar o carro num dos postos que ha la por perto..

Muito obrigado, vou fazer por isso :) podem nao acreditar, mas ainda nem consegui tirar uma fotos de jeito ao carrito...
A ver se trato disso um dia deste :D

FRibeiro
Mensagens: 16
Registado: 13 dez 2017, 15:29
Data de fabrico: 12 jul 2011
Capacidade bateria: 37.1

Re: Mais um Ion

Mensagem por FRibeiro » 17 fev 2019, 01:40

Bem, depois de 3 odb's do Aliexpress, lá comprei um Obdlink LX...

Não percebo muito do canion então fiz estes 2 prints,

Imagem

Imagem

Que vos parece o estado da bateria ?
Dá para ver alguma coisa por aqui ?

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Mais um Ion

Mensagem por rnlcarlov » 18 fev 2019, 11:38

Não dá para ver muito. Vai antes à aba do Ah ou então nos primeiros ecràs customizáveis escolhe a opção de mostrar Ah. Isso é que dá a capacidade atual da bateria.

FRibeiro
Mensagens: 16
Registado: 13 dez 2017, 15:29
Data de fabrico: 12 jul 2011
Capacidade bateria: 37.1

Re: Mais um Ion

Mensagem por FRibeiro » 23 jul 2019, 01:56

Boas malta !!

Pois é, 1 ano e 2 meses de experiência de EV e dificilmente podia ser mais positivo...

Neste momento já fiz 26 mil quilómetros, e pelas minhas contas poupei 1745€ em gasóleo, o que vai de encontro às minhas expectativas.

A bateria do bicho é que calculo que tenha levado uma pequena esfrega em França, neste momento está com 37.1 Ah, mas mesmo assim ainda consigo entre 120 e 130 km reais, com uma expectativa de 135 quando o desligo da tomada.

Vamos ver como vão as coisas depois do verão..

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Mais um Ion

Mensagem por Malm » 23 jul 2019, 08:17

De facto 37,1 está abaixo da média para a quilometragem que tem. Eu devo ter entre 29 e 30 Ah (a chegar aos 130.000), amanhã vai fazer Tábua-Coimbra-Tábua, com uma carga até aos 100% em Coimbra. Tudo tranquilo, que em 2018, desta maneira, dá para fazer a viagem sem stress, desde que não venha a 120 km/h IP3 acima.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”