Diário de bordo - Czero no ribatejo

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por andraykens » 31 ago 2018, 23:36

Boas a todos!
Após muito ler, lá me convenci e comprei um destes manos "clones".
Ainda assim tenho muito para perguntar pois as dúvidas são muitas.

Tem 17800 km mas ainda não tenho cadgets para ver as coisas ao pormenor.
Amanhã tento por foto.

Abraço

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por BrunoAlves » 01 set 2018, 00:10

Parabéns pela compra. Bem vindo à comunidade e venham de lá esses relatos, questões e fotos!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por andraykens » 01 set 2018, 13:17

Vamos lá ver se conseguimos colocar imagens aqui no fórum...

Imagem

Aqui está o Czero :D :D :D no dia em que o fui buscar!

A minha primeira dúvida foi logo ao carregar, visto que o meu evse não tem o botão "Stop Manual" (16A). Como não queria carregar a 100%, acabei por tirar so a pistola do carro, mas não sei se isso faz mal ou é mesmo assim... ajudas são bem vindas!

A pesquisar o GreenRace percebi que chegar a Évora (casa dos sogros) de elétrico vai ser complicado sem carregar a meio, mas o único ponto que aparece em Montemor tem uma porta para Tesla ModelS (penso que não dá) e uma "CEE 3P+N+E (red - 3-phase) 260V / 32A / 22.00kW". Como é que poderei carregar numa coisa destas? Há algum adaptador???

Desculpem a ignorância e abraços ao fórum!

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por rnlcarlov » 01 set 2018, 13:36

Pode desligar à vontade. São quase todos assim.

Existem adaptadores para cee 32a. É apenas uma questão de procurar por algo assim
Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por Fil » 01 set 2018, 14:32

andraykens Escreveu:
01 set 2018, 13:17
Vamos lá ver se conseguimos colocar imagens aqui no fórum...

Imagem

Aqui está o Czero :D :D :D no dia em que o fui buscar!

A minha primeira dúvida foi logo ao carregar, visto que o meu evse não tem o botão "Stop Manual" (16A). Como não queria carregar a 100%, acabei por tirar so a pistola do carro, mas não sei se isso faz mal ou é mesmo assim... ajudas são bem vindas!

A pesquisar o GreenRace percebi que chegar a Évora (casa dos sogros) de elétrico vai ser complicado sem carregar a meio, mas o único ponto que aparece em Montemor tem uma porta para Tesla ModelS (penso que não dá) e uma "CEE 3P+N+E (red - 3-phase) 260V / 32A / 22.00kW". Como é que poderei carregar numa coisa destas? Há algum adaptador???

Desculpem a ignorância e abraços ao fórum!
Parabéns pela máquina;)

Alguns proprietários de clones vão ao pcr de Alcácer e depois seguem para Évora.

Pode usar o adaptador que o Rnlcarlov sugeriu (se também tiver adaptador para cee 32), ou então comprar uma trifásica 32A para 16A e depois uma trifásica 16A para cee16A/schuko.

Muitos e bons klms.

andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por andraykens » 01 set 2018, 16:50

Uma volta dessas (Samora Correia - Alcácer - Évora) é muito km e tempo perdido, penso eu.

Penso que a viagem Évora-Samora se pode fazer à vontade pois o declive é favorável e são 105 kms.
Imagem

Daqui para lá é que deve ser complicado vs impossível. O que acham?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por migle » 01 set 2018, 19:11

Em Montemor, é um destination charger. Eu pensava que tinham sempre uma ficha Mennekes também. Se reparares, a informação no electromaps deve ter sido colocada pelo proprietário, senão pelo vizinho, a julgar pelo apelido Cornacho (é um construtor na zona, se vires no streetview). Portanto, se ele diz que convém contactar, então convém, e caso aquelas tomadas não sirvam, ele deve conseguir disponibilizar outras.

Mas parar num carregador desses, só se for para almoçar lentamente.

Eu acho que deves conseguir. São tão poucos kms. Mas convém primeiro ter confiança que se consegue fazer a média necessária. Ou seja, primeiro testam-se percursos com margens mais folgadas.

Naturalmente, o caminho por Pegões é mais seguro que por Coruche, não apenas porque são menos kms mas precisamente porque é mais rápido por Coruche. É preciso ir com muita calma no trajecto Porto Alto/Pegões.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por andraykens » 03 set 2018, 01:39

Como o carro não faz gestão dos carregamentos, penso que a única hipótese que tenho é comprar um temporizador para retardar o início do carregamento, certo? Aconselham algum especifico?

Obrigado

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por Nonnus » 03 set 2018, 09:47

Bem-Vindo.

No electrompas não me aparece esse destination charger! :roll: Se a indicação era que estava nos Cornachos provavelmente será para carregar o carro de um dos donos da empresa. Existem dois Cornachos em Montemor, um na entrada no sentido Vendas Novas - Montemor e existe outro na entrada Arraiolos - Montemor. São empresas de terraplanagem e os donos são irmãos (Cornachos).

Qual é o tipo de ficha que o teu carro tem?

Quando é que estas a pensar em fazer essa viagem? Se vieres ao fim-de-semana terei todo o gosto em te dispensar um ponto de carregamento em Vendas Novas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por rnlcarlov » 03 set 2018, 09:52

andraykens Escreveu:
01 set 2018, 16:50
Uma volta dessas (Samora Correia - Alcácer - Évora) é muito km e tempo perdido, penso eu.

Penso que a viagem Évora-Samora se pode fazer à vontade pois o declive é favorável e são 105 kms.
Imagem

Daqui para lá é que deve ser complicado vs impossível. O que acham?
Fui eu o dono do clone que utilizou o percurso Lisboa-Alcácer-Évora. São certamente mais km, mas tomei essa opção por ser mais seguro a nível de carga. Mas de Samora Correia é um desvio ainda maior.
No regresso de Évora sim, esses 105km devem-se fazer sem grande preocupação dado o desnível favorável. Eu regressei por Alcácer pois são 130km para Lisboa, o que era muito puxado.
Da próxima vez que for a Évora quero experimentar carregar ao máximo em Palmela e ir bem devagarinho até Évora. No seu caso, ao partir de casa tem a vantagem de iniciar o carro carregado a 100%. Nos PCRs não se consegue carregar até esse nível, ficando normalmente entre 91-95%, dependendo de vários factores.
Logo a viagem não me parece impossível, mas continua a ser um bom esticão.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”