Ajuda carregamento doméstico

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por jpedromr » 13 mai 2018, 18:32

Apr Escreveu:Então mas assim não precisa de cortar nada, a carga termina naturalmente. Pode fazer sentido ter o sonoff (com contactor externo) para iniciar a carga de forma temporizada. Só isso já permite cobrir praticamente todos os cenários.

Carregar até uma % de bateria não há sistema comercial externo que o faça, e com relés na minha opinião está fora de questão.
Exato, um programador horário será suficiente para isso. Programo a hora para ele arrancar e está feito.

A minha questão em relação a cortar a carga antes de chegar aos 100% era só pelas questões de "poupar" a bateria. Dou o exemplo dos telemóveis, idealmente não se deve chegar aos 100% da carga.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por Apr » 13 mai 2018, 20:04

que tipo de programador horario?

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por jpedromr » 13 mai 2018, 20:58

Apr Escreveu:que tipo de programador horario?
É isso que quero saber. Eu tenho tarifa bi-horaria na casa. A ideia inicial seria um programador no qual marcasse o inicio da hora de carregamento. Posteriormente queria usar algum relé de minimo de corrente (sei que existe maximo de corrente, mas nao sei se existe minimo de corrente) para quando o carro estivesse nos 100% desligar.

Uma vez que li por aí que não devia carregar o carro até aos 100%, pensei utilizar algum sistema que ligasse à hora que eu marcasse, mas que pelos 80% de bateria desligasse. Até poderia ser um relógio que eu fizesse uma estimativa e o programasse para ligar a uma hora e desligar por exemplo 3 horas depois porque seria o tempo que demoraria a chegar aos 80%, mais coisa menos coisa.

Não sei se me fiz entender e se fui explícito.

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por jpedromr » 22 mai 2018, 00:23

Acaba de surgir um problema bastante grave.

Não vai ser possível levar o cabo desde o quadro da casa até ao lugar de garagem.

Resta ligar aos serviços comuns. O condomínio tem uma potência contratada de 13,80 kVA em trifásico, o que dá cerca de 20A/fase.

Se colocar uma tomada ligada aos serviços comuns assumo que puxe os 14A, mas numa só fase.

O elevador é trifásico e o prédio ainda tem um grupo de bombas que trabalha quase constantemente para tirar água de uma nascente que tem por baixo, também trifásico. Isto, mais alguma iluminação e tendo em conta as correntes no arranque tanto do elevador como das bombas e tenho a certeza que uma fase vai ficar sobrecarregada e puff. 6A numa fase não é margem nenhuma para evitar que vá tudo ao ar.

Possivelmente vou ter que optar por algum carregador ou algo do género que consiga ligar numa tomada trifásica para dividir a carga. Soluções?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por Fil » 22 mai 2018, 00:32

Nesses casos, o que há a fazer é ter um evse ou wallbox que faça a gestão da potência disponível, carregando apenas com a potência restante que não está a ser usada pelos aparelhos com prioridade, caso dos elevadores e da bomba.

Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por figueiral » 22 mai 2018, 06:31

VETL Escreveu:Sim, isso do SONOFF cortar a energia ao carro de qualquer maneira, é meio caminho para problemas.
É que nem é uma questão de poder acontecer ou não - a questão é quando vai dar bronca, porque vai correr mal de certeza.
Mesmo que o SONOFF estivesse a comandar um contactor em condições, o carro também não ia gostar de estar sujeito permanentemente a cortes de corrente sem ser avisado pelo EVSE.
É por isso que o EVSE tem o botão "manual stop" certo? Para avisar o carro? Tem que haver alguma razão para ele lá estar, senão tirava-se a ficha e pronto...
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por jpedromr » 22 mai 2018, 10:13

Fil Escreveu:Nesses casos, o que há a fazer é ter um evse ou wallbox que faça a gestão da potência disponível, carregando apenas com a potência restante que não está a ser usada pelos aparelhos com prioridade, caso dos elevadores e da bomba.
Penso que nem é preciso tanta gestão por parte do equipamento. Se estiver tudo dividido pelas 3 fases em vez de carregar uma delas, à partida não haverá problema nenhum.

Andei a ver um green up, mas o mais barato trifásico vai para lá de carissimo! Também ainda não tenho grande conhecimentos destes tipos de soluções até porque sei o que é um evse há três dias! :lol:

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por mafgod » 22 mai 2018, 11:02

Carregamento trifásico só se o EV suportar caso contrário de nada serve.
E aumentar a potência contratada do condomínio, fará sentido?
Tem 3x20A (13,8kW) contratado..... o máximo que vi no site da EDP é 3x30A (e é necessário que a instalação esteja creditada para essa potência)
Assim, só poderia carregar a 10A (ou 16A se houver folga) monofásico ou 3x10A (3X16A) trifásico, se o carro suportar.

Tem mesmo a certeza que não se consegue passar um cabo de sua casa até à garagem?

Tem outra solução.... colocar um contador por sua conta... terá mais custos (instalação e mais uma taxa potência) mas terá liberdade na escolha da potência e é seu, podendo no futuro talvez até extender a outros vizinhos... caso precisem e dividir os custos.

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por jpedromr » 22 mai 2018, 13:08

mafgod Escreveu:Carregamento trifásico só se o EV suportar caso contrário de nada serve.
E aumentar a potência contratada do condomínio, fará sentido?
Tem 3x20A (13,8kW) contratado..... o máximo que vi no site da EDP é 3x30A (e é necessário que a instalação esteja creditada para essa potência)
Assim, só poderia carregar a 10A (ou 16A se houver folga) monofásico ou 3x10A (3X16A) trifásico, se o carro suportar.

Tem mesmo a certeza que não se consegue passar um cabo de sua casa até à garagem?

Tem outra solução.... colocar um contador por sua conta... terá mais custos (instalação e mais uma taxa potência) mas terá liberdade na escolha da potência e é seu, podendo no futuro talvez até extender a outros vizinhos... caso precisem e dividir os custos.
Se peço para aumentar a potência acho que me matam ali na hora!

O tubo que vai da minha casa (3º andar) ao piso -1 tem condutor 1,5 mm2 e ainda por cima não tem qualquer folga para puxar outro condutor. Em alternativa teria que mandar um tubo diretamente para lá, o que me parece impossível, porque 4 pisos e as voltas que o tubo tinha que dar, duvido que seja possivel.

Colocar um ramal só mesmo em ultimo caso, porque os custos estragam tudo.

Vi uns carregadores que são trifásicos mas a ficha que liga ao carro parece-me a mesma do cabo usado nos postos da mobi.e, daí interpretar que haverá carregadores ligados em trifásico compatíveis com o C-zero

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por mafgod » 22 mai 2018, 21:10

C-zero tem carregador monofásico, logo carregador trifásico não resolve o problema.
Aumento de potência por tua conta (pagavas o acréscimo), não vejo porque condomínio se passava.
O novo contador sai caro, mas se houver mais interessados pode ser interessante.
Com essa seção de 1,5mm2 quase que diria não haver problema em carregar a 10A, se o C-zero permitir 8A por ex. melhor ainda.
E se substituir o que lá está (3x1,5mm2) por 2x2,5mm2 mais 1,5mm2 para a terra? Já daria para 16A (máximo do C-zero).

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”