"Mercado" de baterias usadas i-MiEV
Enviado: 08 jul 2016, 17:45
Ponto um - O interesse que tenho sobre este assunto surgiu devido ao facto de ter um i-MiEV e saber como resolver um problema que é resolvido pela Mitsubishi trocando uma bateria inteira, e por mim substituindo uma única célula. O meu carro pode de um momento para outro ficar com a bateria de tração "incapaz". Não sei quais as probabilidades de isso acontecer. Mas já vi a acontecer a alguns, e como não me considero particularmente protegido por nenhuma divindade, acho que devo considerar a possibilidade de também me acontecer a mim. E depois, existe o orgulho, e todos iriam encontrar a prova da minha estúpida opção por ter comprado um carro elétrico no momento em que tivesse de dar uns bons milhares de euros por uma bateria nova ao fim de tão pouco tempo. E não, comigo não vão ter essa sorte. No entanto, esse "medo" ficou atenuado a partir do momento em que me foi dito por alguém em quem confio, dentro da Mitsubishi, que a minha bateria tinha garantia de 10 anos.
Ponto dois - Não tenho nenhuma pressa em substituir a bateria do meu carro. Se acontecer nos próximos 5 anos, não será por necessidade (a não ser que fique incapaz, mas disso não dá quaisquer sinais). No entanto admito que venha a acontecer porque provavelmente posso comprar um carro igual hoje por 4000 euros, com uma bateria que me dá a autonomia de um novo. E se hoje sei que o mercado francês me permite comprar um carro com 10.000 km por 4000 €, é possível que dentro de 3 anos o compre por menos de 3000 €, e por esse valor, ficar com o meu para peças do novo é capaz de ser uma ideia inteligente. Mesmo nessa situação, terei todo o gosto em vender baterias individuais a quem necessitar, por uns 100 €. Escolhidinha de forma a integrar-se da melhor maneira no pack que a vai receber, porque eu, das minhas 88 células, identifico algumas com mais degradação e outras com menos. Se isso acontecer, talvez seja o primeiro no mundo inteiro a vender uma célula usada de i-MiEV escolhendo especificamente a que melhor se vai integrar no pack. Ou seja, não venderei o pack todo, porque acho que vou ser bem mais útil para quem tem este modelo vendendo uma a uma. Mesmo que perca dinheiro.
Ponto três - Este mercado já existe. Muito residual. Já dei aqui exemplos de alguém que comprou um carro acidentado (tudo indica com a ideia de usar para peças) e de alguém que comprou um grupo de 4 células para usar na substituição de uma (o que quer dizer que têm 3 que podem vender).
Ponto dois - Não tenho nenhuma pressa em substituir a bateria do meu carro. Se acontecer nos próximos 5 anos, não será por necessidade (a não ser que fique incapaz, mas disso não dá quaisquer sinais). No entanto admito que venha a acontecer porque provavelmente posso comprar um carro igual hoje por 4000 euros, com uma bateria que me dá a autonomia de um novo. E se hoje sei que o mercado francês me permite comprar um carro com 10.000 km por 4000 €, é possível que dentro de 3 anos o compre por menos de 3000 €, e por esse valor, ficar com o meu para peças do novo é capaz de ser uma ideia inteligente. Mesmo nessa situação, terei todo o gosto em vender baterias individuais a quem necessitar, por uns 100 €. Escolhidinha de forma a integrar-se da melhor maneira no pack que a vai receber, porque eu, das minhas 88 células, identifico algumas com mais degradação e outras com menos. Se isso acontecer, talvez seja o primeiro no mundo inteiro a vender uma célula usada de i-MiEV escolhendo especificamente a que melhor se vai integrar no pack. Ou seja, não venderei o pack todo, porque acho que vou ser bem mais útil para quem tem este modelo vendendo uma a uma. Mesmo que perca dinheiro.
Ponto três - Este mercado já existe. Muito residual. Já dei aqui exemplos de alguém que comprou um carro acidentado (tudo indica com a ideia de usar para peças) e de alguém que comprou um grupo de 4 células para usar na substituição de uma (o que quer dizer que têm 3 que podem vender).