Ion apos carregamento de 100%

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por FullElectric » 31 jan 2016, 13:24

hands Escreveu:Obrigado pela ajuda também ICEM4N ;)
Como nunca carreguei o iOn em postos públicos ( eu sei é ridiculo) :)
Gostava de saber que aconselham a que tenha cmg. Tipo um para Tipo 2 ?
Salvo alguns negócios pontuais, normalmente o Ion não vem com o cabo de carregamento público, vem só com o EVSE para carregamento na tomada doméstica, não sei se é o seu caso.
Para carregar nos postos públicos poderá usar esse evse de 10A usando um adaptador de tomada CEE para Schuko, contudo o ideal é utilizar um cabo mode3 para ligar à tomada mennekes dos postos públicos (a preta), e que permite carregar cerca de 50% mais rápido que o outro cabo.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por FullElectric » 31 jan 2016, 13:34

hands Escreveu:O meu muito obrigado "FullElectric",
Com efeito o meu iON tem neste momento 5.000Kms apenas e ainda nao fez sequer os dois anos por isso aproveito a Garantia e deixei-oa na Peugeot na quinta-feira passada.

Vou desde ja enviar um e-mail ao assistente da Oficina Peugeot que esta a tratar do meu caso a solicitar essas "coisas" tecnicas de que me fala ;) e ver a atitudes deles para com o meu pedido :)

O meu muito obrigado !!! Espero um dia chegar a esses adfmiraveis 100.000KM ;)
Se ainda não tem 2 anos então ainda faltam mais de 3 para termionar a garantia da bateria, que é de 5 anos ou 100.000km.
Como o carro é de 2014 em princípio terá uma bateria de 14,5kWh e não a anterior de 16kWh. Mas não se assuste pois essa de 14,5 é melhor que a antiga dado ser de uma química mais recente.

hands
Mensagens: 32
Registado: 16 jan 2016, 16:29
Data de fabrico: 27 ago 1975
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por hands » 31 jan 2016, 13:45

FullElectric Escreveu:
hands Escreveu:O meu muito obrigado "FullElectric",
Com efeito o meu iON tem neste momento 5.000Kms apenas e ainda nao fez sequer os dois anos por isso aproveito a Garantia e deixei-oa na Peugeot na quinta-feira passada.

Vou desde ja enviar um e-mail ao assistente da Oficina Peugeot que esta a tratar do meu caso a solicitar essas "coisas" tecnicas de que me fala ;) e ver a atitudes deles para com o meu pedido :)

O meu muito obrigado !!! Espero um dia chegar a esses adfmiraveis 100.000KM ;)
Se ainda não tem 2 anos então ainda faltam mais de 3 para termionar a garantia da bateria, que é de 5 anos ou 100.000km.
Como o carro é de 2014 em princípio terá uma bateria de 14,5kWh e não a anterior de 16kWh. Mas não se assuste pois essa de 14,5 é melhor que a antiga dado ser de uma química mais recente.
____
Correcto FullElectric o carro e de 2014. Nem me lembrava disso dos 5 anos :) mas pelo sim pelo nao fui a Peugeot antes dos 2 anos ;) !! We never know :)
Pois, parece que esta sera de 14,5kWh eles assim me disseram, ainda bem que da essa opiniao de que esta sera melhor, sempre tive duvidas nesse campo.

hands
Mensagens: 32
Registado: 16 jan 2016, 16:29
Data de fabrico: 27 ago 1975
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por hands » 31 jan 2016, 13:49

FullElectric Escreveu:
hands Escreveu:Obrigado pela ajuda também ICEM4N ;)
Como nunca carreguei o iOn em postos públicos ( eu sei é ridiculo) :)
Gostava de saber que aconselham a que tenha cmg. Tipo um para Tipo 2 ?
Salvo alguns negócios pontuais, normalmente o Ion não vem com o cabo de carregamento público, vem só com o EVSE para carregamento na tomada doméstica, não sei se é o seu caso.
Para carregar nos postos públicos poderá usar esse evse de 10A usando um adaptador de tomada CEE para Schuko, contudo o ideal é utilizar um cabo mode3 para ligar à tomada mennekes dos postos públicos (a preta), e que permite carregar cerca de 50% mais rápido que o outro cabo.
Obrigado pela dica tambem "rnlcarlov",

Caro Fullelectric, sendo assim preciso

- Adaptador ficha CEE( 2 pinos) para Schuko. ( sendo assim os postos naos tem a vulgar CEE de 2 pinos)
- Esse cabo mode 3 sera o cabo de 32A? Tou "meio" baralhado :)

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por FullElectric » 31 jan 2016, 15:45

hands Escreveu:
FullElectric Escreveu:
hands Escreveu:Obrigado pela ajuda também ICEM4N ;)
Como nunca carreguei o iOn em postos públicos ( eu sei é ridiculo) :)
Gostava de saber que aconselham a que tenha cmg. Tipo um para Tipo 2 ?
Salvo alguns negócios pontuais, normalmente o Ion não vem com o cabo de carregamento público, vem só com o EVSE para carregamento na tomada doméstica, não sei se é o seu caso.
Para carregar nos postos públicos poderá usar esse evse de 10A usando um adaptador de tomada CEE para Schuko, contudo o ideal é utilizar um cabo mode3 para ligar à tomada mennekes dos postos públicos (a preta), e que permite carregar cerca de 50% mais rápido que o outro cabo.
Obrigado pela dica tambem "rnlcarlov",

Caro Fullelectric, sendo assim preciso

- Adaptador ficha CEE( 2 pinos) para Schuko. ( sendo assim os postos naos tem a vulgar CEE de 2 pinos)
- Esse cabo mode 3 sera o cabo de 32A? Tou "meio" baralhado :)
Os postos têm a CEE monofasica e a mode3 mennekes.
O Cabo mode3 que necessita é o de 16A pois o Ion nao carrega a mais. Mas se pretende adquirir, optar por um de 32 poderá ser boa ideia pois o preço é semelhante, funciona perfeitamente no Ion e já dá para um futuro VE

hands
Mensagens: 32
Registado: 16 jan 2016, 16:29
Data de fabrico: 27 ago 1975
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por hands » 31 jan 2016, 17:37

Obrigado
Nesse caso tenho de escolher o de 32A preto. Existe outra Ref. ou algo que ajude a identificar se o cabo se trata de um Mode3 ?
Isto serve ? J1772 to 62196-2 32 amp EV cable
IP54 Rated.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por Malm » 31 jan 2016, 18:49

Fico satisfeito em ver que mais alguém é da opinião que nos primeiros anos a perda de autonomia é praticamente imperceptível.

A autonomia estimada não permite ter uma ideia concreta da perda de autonomia devida à redução da capacidade. Eu usualmente tenho, neste momento, um valor entre os 80 e os 90 km, isto com 86.000 km e quase 5 anos. Mas consigo que me dê 125 km se fizer os últimos 20 km com um consumo inferior a 100 Wh. Estimo uma perda de autonomia entre os 15 e os 20%, enquanto uma perda de capacidade de 30% (neste momento a capacidade da bateria é de 34 Ah, quando em novo deveria ter uns 48 Ah). O teste da tomada é menos fiável nos i-MiEV que nos Leaf, porque o carro pode assumir 0% da carga com 280 V de voltagem máxima ou com 340 V, e são dois zeros completamente diferentes. Obviamente que se ele assumir o 0 com 280 V ele vai carregar muito mais do que se assumir o 0 com 340, e podem ter exatamente o mesmo estado de degradação. Eu posso-vos mostrar dois zeros completamente distintos dados pelo meu carro.

Nos i-MiEV, não sou adepto do teste da tomada. Prefiro a capacidade restante obtida nas revisões (teremos que pedi-lo). Por outro lado, eu tenho as minhas próprias metodologias para perceber o estado das baterias. Se o carro faz dos 100 aos 0% de SoC, e carrega 620/630 Wh entre os 50 e os 55%, está tudo normal.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por ICEM4N » 31 jan 2016, 20:29

Malm Escreveu:Fico satisfeito em ver que mais alguém é da opinião que nos primeiros anos a perda de autonomia é praticamente imperceptível.

A autonomia estimada não permite ter uma ideia concreta da perda de autonomia devida à redução da capacidade. Eu usualmente tenho, neste momento, um valor entre os 80 e os 90 km, isto com 86.000 km e quase 5 anos. Mas consigo que me dê 125 km se fizer os últimos 20 km com um consumo inferior a 100 Wh. Estimo uma perda de autonomia entre os 15 e os 20%, enquanto uma perda de capacidade de 30% (neste momento a capacidade da bateria é de 34 Ah, quando em novo deveria ter uns 48 Ah). O teste da tomada é menos fiável nos i-MiEV que nos Leaf, porque o carro pode assumir 0% da carga com 280 V de voltagem máxima ou com 340 V, e são dois zeros completamente diferentes. Obviamente que se ele assumir o 0 com 280 V ele vai carregar muito mais do que se assumir o 0 com 340, e podem ter exatamente o mesmo estado de degradação. Eu posso-vos mostrar dois zeros completamente distintos dados pelo meu carro.

Nos i-MiEV, não sou adepto do teste da tomada. Prefiro a capacidade restante obtida nas revisões (teremos que pedi-lo). Por outro lado, eu tenho as minhas próprias metodologias para perceber o estado das baterias. Se o carro faz dos 100 aos 0% de SoC, e carrega 620/630 Wh entre os 50 e os 55%, está tudo normal.

Nada melhor que um dos mais experientes condutores de clones do mundo dar a sua opiniao ...
Muito do que sei foi graças ao Malm
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

hands
Mensagens: 32
Registado: 16 jan 2016, 16:29
Data de fabrico: 27 ago 1975
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por hands » 01 fev 2016, 17:13

Grande Malm ;)

Ligaram-me de la hoje a dizer que ainda estao a programar o carro e ainda nao fica pronto hoje... e vao 2 dias...
Vou la daqui a pouco buscar uma viatura de substituicao.
Ja me adiantaram que a bateria esta com 46Ah. Vou trazer o relatorio por escrito ;)
Terei mais info esta noite.

Obrigado a todos

hands
Mensagens: 32
Registado: 16 jan 2016, 16:29
Data de fabrico: 27 ago 1975
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por hands » 01 fev 2016, 20:13

Malm Escreveu:Fico satisfeito em ver que mais alguém é da opinião que nos primeiros anos a perda de autonomia é praticamente imperceptível.

A autonomia estimada não permite ter uma ideia concreta da perda de autonomia devida à redução da capacidade. Eu usualmente tenho, neste momento, um valor entre os 80 e os 90 km, isto com 86.000 km e quase 5 anos. Mas consigo que me dê 125 km se fizer os últimos 20 km com um consumo inferior a 100 Wh. Estimo uma perda de autonomia entre os 15 e os 20%, enquanto uma perda de capacidade de 30% (neste momento a capacidade da bateria é de 34 Ah, quando em novo deveria ter uns 48 Ah). O teste da tomada é menos fiável nos i-MiEV que nos Leaf, porque o carro pode assumir 0% da carga com 280 V de voltagem máxima ou com 340 V, e são dois zeros completamente diferentes. Obviamente que se ele assumir o 0 com 280 V ele vai carregar muito mais do que se assumir o 0 com 340, e podem ter exatamente o mesmo estado de degradação. Eu posso-vos mostrar dois zeros completamente distintos dados pelo meu carro.

Nos i-MiEV, não sou adepto do teste da tomada. Prefiro a capacidade restante obtida nas revisões (teremos que pedi-lo). Por outro lado, eu tenho as minhas próprias metodologias para perceber o estado das baterias. Se o carro faz dos 100 aos 0% de SoC, e carrega 620/630 Wh entre os 50 e os 55%, está tudo normal.

Seguem os dados que a Peugeot aferiu:

Estado da Bateria de traccao: 88.5%
Estados de Carga apresentada no quadro de bordo, da bat. de traccao: 88,5%
Tensao Celula Maxima: 4.060
Numero de celula de traccao com a tensao maxima: 1
Tensao Celula Minima: 4.060
Tensao da Bateria de traccao: 324.8 Volt
Temperatura Maxima do modulo: 17 graus
Curto-circuito do sensor de entrada ( Terminal SENS): Inactivo
Curto Circuito do sensor pre controlo (terminal) PR...: Inactivo
Rele de saida do grupo motoventilador da bateria de tracao: Inactivo
Rele de Saida do controlador de bateria de tracao) terminalCMRY): Inactivo
Numero de celulas: 80
Valor maximo resitencia interna: 1.5MOhms
Capacidade total da bateria: 46.3 Ah
Potencia maxima recebida: 19.75KW

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”