Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 06 jun 2018, 13:47

Neste fim de semana prolongado o Morangwatt voltou ao Algarve, mas precisamente a São Brás de Alportel.
O percurso de ida foi o do costume: A2-A22 usando todos os PCRs disponíveis no caminho.
O primeiro troço é o mais fácil e o carro chegou assim:
Imagem

O mais complicado até foi arranjar espaço para carregar, já que VEs não havia nenhuns, mas a AS estava cheia de carros, cheia de obras e já lá estava um ICE a estacionar frente ao PCR. Um pouco antes de terminar a carga tive que pedir a uns condutores para tirarem os carros de onde estavam pois não tinha espaço para sair.

Com 80% no bucho rumo a Aljustrel, com vento ligeriamente a favor. À chegada estava assim:
Imagem

Infelizmente em Aljustrel estava um Tesla preto à carga e nem sinal do condutor. Ainda estive pelo menos 40 minutos à espera até que finalmente apareceu o casal dono do Tesla. Ainda me pediram mais 10 minutos e pronto, que se lixe. Já lá estava há 40 e irritado, mais 10 minutos tb não era por aí além. O que me chateou aqui é que dando o PCR para carga simultânea, uns 20 minutos no Chademo já me davam para encher a 80% e o Tesla tinha a possibilidade de carregar no AC a uma velocidade aceitável, embora naturalmente mais lento que o Chademo. Era uma melhor gestão de tempo e recursos que se fazia, se ao menos estivesse ali alguém para falar. Mas nem pessoa nem número de contacto. Enfim...

Quando chegou a minha vez lá carreguei até 90%. Só apareceu um Zoe entretanto, mas como não competimos pela mesma tomada tudo fino.
O trajecto até Loulé correu como normal, começando primeiro por ir a 70km/h e depois aumentando consoante via que ia tendo folga. Na A22 já vinha a 90/100, tal tinha sido a folga acumulada. O vento estava mesmo de norte.
Imagem
(o OBD desemparelhou-se por uns minutos, logo estão registados menos km)

De Loulé a são Brás de Alportel são apenas 20 e poucos kms, embora a subir, e no fiquei no hotel Rocha da Gralheira, onde foi fácil carregar o carro, pois o nosso quarto tinha uma varanda virada para o estacionamento.
Durante o meu tempo no Algarve, aproveitei para conhecer um pouco o interior desta região. Visitei Loulé e dei um passeio por serras e vales, vi duas albufeiras do rio Arade. Num dia fiz 113km até chegar com 16% ao PCR de Loulé:

Também fui a Tavira o ao Pego do Inferno (que felizmente está completamente recuperado do incêndio de há uns anos atrás) e subi ao cerro de S. Miguel, o ponto mais alto das imediações de Faro e Olhão.
Para o caminho de regresso, quis aproveitar a vantagem de altitude de partir de São Brás de Alportel, e em vez de descer e apanhar a A22, decidir ir pela N2 directo até a AS de Aljustrel, evitando a carga em Loulé. Eram 113km mas com subidas acima dos 550m. O que eu também não sabia era que a N2 entre São Brás de Alportel e Almodôvar é estrada património com diversas estruturas e sinalética antiga recuperadas, e que é conhecida como a estrada das 365 curvas.
Fiquei a saber em primeira mão como isso é verdade. O lado bom é que andando devagar por causa das curvas todas tirou-me o receio de não chegar ao PCR pois em Almodôvar ainda tinha uma boa % restante e continuava com elevação ligeiramente a favor até Aljustrel, onde ainda cheguei com 20%, mesmo pondo mais o pé no acelerador no curto trajecto de AE.
Imagem
Em Aljustrel foi carregar e andar, mas em Alcácer estava um Outlander na Chademo, e nem sinal de condutor.
Imagem
Esperei uns minutos e o carregamento parou. Logo tirei a Chademo do Outlander e pus o meu a carregar. Quando estava quase a nos 80% chegou o mesmo Zoe que encontrei à ida, mas por causa do Outlander não podia parar junto da Mennekes. Como estava quase a ir-me embora, foi só questão de ele aguardar um bocadinho até eu sair e ele poder por o Zoe à carga. Do dono do Outlander, nem sinal durante este tempo todo. :evil: Graças a Deus que pelo menos o carro não carrega muito tempo.

Para Lisboa notei que estava um bocado de vento contra. Tendo saído do PCR com 77%, cheguei a ver a tartaruga já em Lisboa, tendo chegado com 6%. O panorama das células com este SOC era o seguinte:
Imagem

Ali a célula nº 20 é a mais fraquita. Neste momento o carro ainda estiva uma capacidade de 40.5Ah, o que me parece muito bom para um carro de 2011 com quase 40000km.
Última edição por rnlcarlov em 28 jun 2018, 17:51, editado 1 vez no total.

renateves
Mensagens: 342
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por renateves » 06 jun 2018, 14:18

A maldita da célula 20... deve ser um mal comum, ou pela disposição dela ou então não sei!! O meu também também tem a mesma problemática e já vi outros com o mesmo sintoma... aliás, há um vídeo no youtube da mudança da celula 20 num IOn, que estragava "tudo".
Porque será? :roll:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por BrunoAlves » 06 jun 2018, 14:50

Excelente relato e parabéns por (continuares a) mostrar como os carros são é para andar. Ah e tal pouca autonomia, ah e tal poucos pontos de carga... Desculpas!

Esses acampados de PCR, o que lhes desejo é que muito em breve tenham a mesma sorte :evil:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 18 jun 2018, 12:33

Este fim de semana fui a Braga para mais umas centenas de km elétricos.
À ida para cima as paragens habituais dos PCRs de Santarém, Leiria, Pombal, Mealhada e Antuã.

Partida às 10h20. Primeiro troço de 90km até Santarém foi feito com velocidades em AE a rondar os 85-90km/h
Imagem

Saída com 65% e toca a subir a serra a 95-100km/h até Leiria
Imagem
(faltam aqui uns kms que o OBD desemparelhou.

De Leiria partir com 55% rumo a Pombal, também pelos 100km/h.
Imagem

Saída com 60% rumo à mealhada, com paragem para comer qualquer coisa.
Imagem

Carreguei até cerca de 70% e abalei para Antuã
Imagem
Enquanto carregava até 80% em Antuã, aparece o primeiro VE que encontrei neste percurso, um Tesla. Ainda bem que cheguei lá primeiro. Mas tenho a impressão que o senhor não conhecia o Supercharger de Fátima, pois falou em ter de ir de Lisboa ao Porto e voltar e por isso necessitar daquela carga.

Com 80% no bucho (e mais comida) fiz 80km até à AS Seide (A7), conseguindo deste modo evitar a zona do Porto e a sua alta taxa de ocupação de PCRs. Fui a cerca de 80-85km/h.
Imagem

Em Seide estava um Volvo plug de um tipo holandês a carregar na Mennekes. Felizmente este PCR dá para carga simultânea, mas ainda custou fazer-me entender que precisava que ele se deslocasse para o lado para me dar espaço para usar o Chademo. Ele tinha cartão mobie mas andava um pouco às aranhas como usar o carregador. Daí para Braga eram 25km (dando a volta para trás no primeiro nó da A7.

No regresso de Domingo, saí pelas 11h15 totalmente carregado, e dada a proximidade da AS de Seide, fiz directamente os 100km até à AS de Antuã, começando nos 80km/h, mas aumentado até 100 após passar o Porto e ver que ia folgado.
Imagem

Paragem para almoço enquanto deixei o carro a carregar até aparecer um i3 para carregar. Saí com 85% e mantive-me mais ou menos nos 85km/h o caminho todo até Pombal.
Imagem

Estava um ZOE a carregar há apenas 10 minutos, logo dei a volta e carreguei no outro sentido até aos 60%.
Abalei para Leiria a 100km/h.
Imagem

Ao fim de uns minutos de carga, enquanto comia um gelado, vi que chegou um leaf cinza, mas que pouco depois decidiu ir-se embora. Antevendo que o ia encontram na AS de Santarém, em vez de abalar com 60% como tinha planeado, deixei estar até o PCR parar próximo dos 80% e apontei para ir directo até Aveiras.
Na primeira parte comecei por ir pelos 80%, mas após a descida da serra tinha alguma folga, pelo que subi para 85-90 km/h. Ao passar por Santarém, olhei e lá estava o Leaf cinza em carga como eu esperava. Uns kms antes de chegar a Aveiras passa por mim um i3 em boa velocidade.
Claro que quando cheguei ao PCR, este já estava ocupado pelo i3, que tinha iniciado carga 5 minutos antes.
Imagem

Espreitei para o lado oposto da AS e estava um Leaf e uma eNV200, logo tive mesmo de esperar. Saí da Aveiras com 65% e foi smooth sailing até casa. Durante esta viagem, o carro passou a marca dos 40000km.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por BrunoAlves » 18 jun 2018, 12:37

Belo relato (mais um!) :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

renateves
Mensagens: 342
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por renateves » 18 jun 2018, 13:12

Obrigado pelo relato(rio)... deixaste-me com belas referências para uma futura tentativa de ir de elétrico até à cidade do "canudo" :)
Só ainda não me aventirei por causa da pikena... "já chegamos? Não, acabamos de sair!!"

Falta o PCR na área de serviço da A3, para escapar ao Porto, para ir com mais velocidade... mas assusta-me subir o "dragão", já para não falar na montanha até à saída de Santo Tirso :shock:

Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por figueiral » 18 jun 2018, 14:31

Espectacular!
Eu estou proibido de fazer essas viagens :) a mulher adora o carro, mas só para as viagens curtas... :roll:

Essas temperaturas da bateria... ui, ui, quentinha!
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 20 jun 2018, 12:10

renateves Escreveu:
18 jun 2018, 13:12
Falta o PCR na área de serviço da A3, para escapar ao Porto, para ir com mais velocidade... mas assusta-me subir o "dragão", já para não falar na montanha até à saída de Santo Tirso :shock:
A da A3 parece-me muito em cima do Porto. Provavelmente deve ter bastante afluência (sobretudo enquanto for à borla).
Na minha última ida a Braga, em Fevereiro, fiz Antuã - LIDL, e tive sorte pois não estava mais ninguém, mas creio que era porque até há muito pouco tempo o PCR tinha estado encravado.
figueiral Escreveu:
18 jun 2018, 14:31
Espectacular!
Eu estou proibido de fazer essas viagens :) a mulher adora o carro, mas só para as viagens curtas... :roll:

Essas temperaturas da bateria... ui, ui, quentinha!
Curiosamente ficou mais quente que o habitual na viagem para cima (e já fiz mais CRs no encontro de VEs do Porto do ano passado), mesmo estando o tempo nublado e nada quente na zona centro do país.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 10 out 2018, 15:48

Durante estes meses o morangwatt voltou duas vezes ao Algarve. Uma vez com carro bem cheio (3 passageiros e muita bagagem), onde senti alguma dificuldade em fazer Aljustrel-Loulé, até porque só carregou até 90%. Não só não pude vir aumentando a velocidade à medida que me ia aproximando, como ainda tive de reduzir a mesma.
Pensei que fosse consumo maior pelo peso do carro, mas no regresso fiz as velocidades habituais :think: Ventos, se calhar.

Nesta útimo fim-de-semana fiz uma viagem inesperada ao Carvoeiro, e marcou a primeira vez que fui até ao Algarve sem carregar em Loulé. Ao chegar a Aljustrel tive de trocar de sentido pois já havia fila de espera para usar o PCR. Infelizmente o carro voltou a carregar apenas até 90%, e por alguma razão o meu adaptador Mennekes do PCR - J1772, não funcionou, tal como na viagem anterior. Logo ao voltar ao sentido correcto entrei já só com 88% na AE. Pensei que não ia dar para fazer os 114km até ao Carvoeiro, mas mesmo assim tentei ver o que dava indo o percurso todo a 60-65km/h (já era noite e pouco trânsito havia). Para espanto meu consegui chegar a Messines com 38%, logo optei por ir directo até ao meu destino pela nacional, para cortar caminho. No final ainda cheguei com 13%.

Imagem

No Domingo regressei à tarde, apesar de adivinhar que ia apanhar muito trânsito. Por alguma razão o carro só tinha carregado até aos 96.5% na ficha doméstica, mas mesmo assim previ que a viagem até Aljustrel fosse mais fácil. Pude vir mais depressa, e ainda bem porque estava um movimento doido, e levei algumas buzinadelas. Depois de passar a parte pior da serra pude inclusivé aumentar para 80 e 90km/h.

Imagem

Em Aljustrel novamente fila para o PCR, logo fui ao outro lado onde não havia ninguém, tanto para carregar como para qualquer outra coisa. Tinha uma certa piada ver um lado apinhado de carros e o outro às moscas. :lol:
Apanhei foi um cagaço quando ia a voltar ao sentido correcto e me cruzo com dois carros da GNR mesmo no portão :whistle: Nada aconteceu, felizmente.
De Aljustrel para cima foi muito complicado a nível de trânsito. Desde Beja que era trânsito parado. Na saída de Grândola mudei para a nacional. Os acessos tb estavam horríveis, mas penso que se andava um pouco mais. Voltei a entrar na AE em Alcácer, para ir ao PCR. Não sei dizer se lá teria chegado mais depressa ou não pela AE, mas pelo menos apanhei o PCR livre e pouco depois já estavam mais 2 carros para carregar. De Alcácer para a frente ainda esteve trânsito muito parado até perto da Marateca, mas depois aliviou ligeiramente, mas só respirei de alívio quando virei para a A12. Bendita ponte Vasco da Gama. :lol:
Foi decididamente a viagem ao Algarve em que demorei mais tempo, mas que mesmo com um ICE não teria sido muito melhor.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por Fil » 10 out 2018, 17:50

Excelente viagem rnlcarlov, mais uma!

Será que desabilitaram a possibilidade de usar adaptadores na tomada AC?

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”