Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por ICEM4N » 21 ago 2015, 01:13

Ora bem hoje foi dia de experimentar o carro mais a sério, apósumas voltinhas a llevar a esposa ao trabalho, ida ao aeroporto, Leça da Palmeira, parque nascente, são Mamede, Gondomar e Valongo....

[img]http://i.imgur.com/dACyUan.jpg[/img]

Este foi o resultado, cerca de 60km em nacionais e os restantes em auto estrada com velocidades mínimas de 80km/h até aos 100km/h na AE claro

Sai de casa com 88km no mostrador e passado 20km em velocidades reduzidas em nacional o carro apresentava 105km....
depois tudo normal foi diminuindo com os km.

O estranho é para os entendidos, aos 105km o carro deixou de marcar km restantes, não acendeu a tartaruga, mas ao chegar a casa puxei pelo carro e mantinha a mesma potência como se tivesse cheio de carga.

Os entendidos podem explicar quando acende a tartaruga?

Neste momento está a carga depois de uns minutos com ac ligado para baterias.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Malm » 21 ago 2015, 07:18

Esta é a relação entre as barras e o SoC. Entre 100 e 92,5% ele mantém a 16 barra.

16 BARRAS - entre < ou = a 100% SoC e > ou = a 92,5% SoC
15 BARRAS - entre < ou = a 92% SoC e > ou = a 85,5% SoC
14 BARRAS - entre < ou = a 85% SoC e > ou = a 80,5% SoC
13 BARRAS - entre < ou = a 80% SoC e > ou = a 75,5% SoC
12 BARRAS - entre < ou = a 75% SoC e > ou = a 70,5% SoC
11 BARRAS - entre < ou = a 70% SoC e > ou = a 65,5% SoC
10 BARRAS - entre < ou = a 65% SoC e > ou = a 60,5% SoC
09 BARRAS - entre < ou = a 60% SoC e > ou = a 55,5% SoC
08 BARRAS - entre < ou = a 55% SoC e > ou = a 50,5% SoC
07 BARRAS - entre < ou = a 50% SoC e > ou = a 45,5% SoC
06 BARRAS - entre < ou = a 45% SoC e > ou = a 40,5% SoC
05 BARRAS - entre < ou = a 40% SoC e > ou = a 34,5% SoC
04 BARRAS - entre < ou = a 34% SoC e > ou = a 28,5% SoC
03 BARRAS - entre < ou = a 28% SoC e > ou = a 22,5% SoC
02 BARRAS - entre < ou = a 22% SoC e > ou = a 17,5% SoC
01 BARRAS - entre < ou = a 17% SoC e > ou = a 12,5% SoC
00 BARRAS sem tartaruga - entre < ou = a 12% SoC e > ou = X SoC (X varia de i-MiEV para i-MiEV, no meu é 10%) ( neste intervalo e carro ainda deve apresentar autonomia estimada)
00 BARRAS com tartaruga e "Game Over" - entre < ou = que X-0,5% e Y (Y varia também. Se o carro está a medir bem a sua capacidade esse valor será 0,0% SoC)

Mas atenção, isto é só se estiver a descarregar de forma contínua.

Vamos supor que chegamos ao topo da Serra do Caramulo com 33% de SoC. No mostrador temos 4 barras. Vamos começar a descer e o carro vai carregar. Neste caso, quando o carro fica com 34% de SoC não aparece a 5ª barra, a 5ª barra só vai aparecer aos 36% de SoC e esta barra vai agora valer 8% de SoC. Nunca vi isto escrito em lado nenhum mas que no meu carro é assim, não tenho dúvidas. São muitas horas com um olho na estrada e outro no Canion. E este comportamento, ocorre para todas as barras (mas não com a tartaruga). No caso da tartaruga, se ela estiver definida para aparecer aos 10%, aos 10,5%, em andamento, ele desaparece (de maneira que dá para jogar ao jogo do aparecimento e desaparecimento da tartaruga quando circulamos em descidas não muito inclinadas).

Abaixo dos 10% de SoC é normal ele não apresentar autonomia estimada, aparece --. Entre os 10% e os 12% ainda costuma apresentar alguns km, mas se tu puxaste bem por ele antes, não me parece anormal que já nem nesse intervalo te tenha dado autonomia estimada.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por ICEM4N » 21 ago 2015, 07:40

Já efetuei o carregamento total. Eu sei que o meu medidor rouba a contagem (para pagar menos aos fornecedores de energia) mas. Tenho de ir a um mobi para ver a percentagem que ele tira.
Carreguei 14.84kw isto sem a tartaruga aparecer por isso pelo que li no my imiev parece ser normal para quem tem Pack de 16kw. Sendo que ttenho quase a certeza que terá carregado mais um pouco de 15kw pois o medidor é caloteiro
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Malm » 21 ago 2015, 07:40

Tenho a impressão, da experiência que tenho, que essa autonomia é a expectável nessas condições, para um carro novo. O meu carro neste momento, nessas condições, só iria fazer um valor em torno dos 80 km. Eu diria que com essa quilometragem era o mais provável.

Quanto à perda de capacidade, só vendo até onde vão as células numa descarga quase total. Podia em novo parar com 0,0% de SoC e 3,6 V na célula mais fraca, e agora parar com 0,0% de SoC e 3,1 V na célula mais fraca (mas autonomia, exatamente a mesma).

Voltando ao último "post", em carregamento a partir da tomada, seguindo em direto o aparecimento das barras e a subida de SoC no Canion, o aparecimento de cada nova barra acontece 4% de SoC acima do indicado na tabela. Isso quer dizer que a última barra só aparece aos 96% de SoC. No entanto, se carregarmos até aos 93% de SoC, apesar de só contarmos 15 barras no final do carregamento, após desligarmos o carro da carga e colocarmos o carro em Ready, vão aparecer 16 barras. Num carregamento rápido, sem me lembro, acontece exatamente a mesma coisa.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Malm » 21 ago 2015, 08:27

Se meteu uns 15,2 kWh, sem ir à tartaruga, é mais um dado indicativo que o carro vem em muito bom estado. Descarregando ao máximo, é muito possível que chegasse aos 16,5 kWh, o valor mais habitual para um carro novo (acho que o máximo que o meu carro meteu foi uns 16,6 kWh). Partindo do princípio que vai até aos 0,0% de SoC, eu diria que está com a autonomia correspondente à esmagadora maioria dos novos.
Os máximos valores de máxima autonomia estimada (mRR) aparecem quando se fazem os últimos 20 km com um consumo inferior a 100 kW/h. O máximo que consegui foi 175 km, mas isso é um valor estratosférico, só possível quando ocorre uma determinada conjugação astral quase única. Em fui um dos poucos afortunados a quem os deuses deram possibilidade de o atingir. Só conheço mais uma pessoa no mundo inteiro que igualou esse valor (até o atingiu primeiro que eu). E ninguém me convence que este não é o valor máximo possível. Tenho insistido muito nisso no myimiev.com, mas acho que muitos não estão convencidos. Pensam que se estiverem no topo de uma grande montanha com 170 km de autonomia estimada e a descerem, que o valor vai subir continuamente. Na minha ideia, nada disso, chega aos 175 km e para de subir. Mas o moderador principal já começa a ficar convencido, tanto que já veio com a ideia de criar o clube dos que atingiram a marca. Clube extremamente restrito, disse-lhe, até à data contam-se dois membros.

Eu tb já estou habituado, normalmente escrevo algo 2 anos antes de toda a gente, eu farto de saber que é desta maneira, escrevo como é, e eles a seguir a especular que é de outra maneira. Mas passados esses dois anos, ninguém tem dúvidas. Andei uma porrada de tempo a dizer que o mínimo é 2,75 V numa célula, que o ar condicionado num carregamento rápido liga quando um sensor atinge os 31 ºC, que o aquecimento maior que geralmente acontece no sensor número 64 se deve a naquele ponto específico a tubagem de arrefecimento do carregador encostar ao pack,... Agora é tudo consensual, mas demorou. Parece aquelas músicas que estão num CD de 2013, mas só no Verão de 2015 é que chegam aos "tops". Haja paciência.

A ideia da importância das características do ar na região onde se encontram os carros e da sua importância para a longevidade do pack é que ainda não tem muitos adeptos (esta ideia surgiu-me quando dois i-MiEV deram problemas em Salt Lake City, e se calhar não haveria por lá muitos mais, cidade localizada junto a um lago cuja água tem uma salinidade bem superior à do mar). O que é certo é que a Mitsubishi já tomou medidas anticorrosão no meu pack (vá se lá saber o que fizeram e como fizeram). Quanto à importância extrema das temperaturas, disso agora já ninguém duvida. Antigamente havia dois tipos de participantes ativos nos fóruns dos i-MiEV, os que achavam que não tinham de dar importância às temperaturas (a maioria) e outros que achavam que sim, que seria bom tentar manter o pack fresco. Na atualidade há dois tipos, os que sabem que as temperaturas altas aceleram significativamente a taxa de degradação, mas não fazem arrefecimento do pack, e os que sabem que as temperaturas altas aceleram significativamente a taxa de degradação, e por isso fazem arrefecimento do pack.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por ICEM4N » 21 ago 2015, 08:44

Grande Malm, isto sim é falar com conhecimento.
Alem de todas as variaveis que me levaram a comprar o carro o facto de teres um destes também pesou um pouco na minha decisao pois nao estava a comprar e depois ficar sozinho sei que tens dados analisados às centenas e várias horas de analises.

Quanto ao carregamento é como disse no outro post, de certeza que passou os 15kw mas ainda hoje devo conseguir confirmar qual o erro do medidor.no entanto, mesmo 14.8kw sem a tartaruga aparecer deverá estar mesmo com 0% nos 16kw o que fico muito satisfeito.

Amanha temos mini concentracao de gémeos em Aveiro por isso quem quiser aparecer é bemvindo pois o Malm vai-me dar uma palestra!!!

A tua saga no myimiev já reparei que ha alguns cepticos mas no fim do dia eles lá acabam por se render aos teus conhecimentos... deves ter mais km a olhar para o Canion do que a olhar para a estrada!!
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Malm » 21 ago 2015, 08:49

Juro que depois disto me calo. Mais uma razão para o ar condicionado ficar ligado para o pack, andei nestas férias pelo Algarve no meu Golf, sempre com o AC a trabalhar (no quarto do hotel igual), e regressei doente. Fui ontem ao médico e estou com uma amigdalite daqueles que só é de esperar numa criança de 4 anos e nunca num homem de 44. Levei logo com uma injeção de cortisona no rabo e ando a antibiótico. Hoje parece-me que acordei bem melhor. Amanhã estou de certeza em forma para estar às 11 horas em Aveiro.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Orlando » 21 ago 2015, 09:08

ICEM4N Escreveu:Grande Malm, isto sim é falar com conhecimento.
Alem de todas as variaveis que me levaram a comprar o carro o facto de teres um destes também pesou um pouco na minha decisao pois nao estava a comprar e depois ficar sozinho sei que tens dados analisados às centenas e várias horas de analises.

Quanto ao carregamento é como disse no outro post, de certeza que passou os 15kw mas ainda hoje devo conseguir confirmar qual o erro do medidor.no entanto, mesmo 14.8kw sem a tartaruga aparecer deverá estar mesmo com 0% nos 16kw o que fico muito satisfeito.

Amanha temos mini concentracao de gémeos em Aveiro por isso quem quiser aparecer é bemvindo pois o Malm vai-me dar uma palestra!!!

A tua saga no myimiev já reparei que ha alguns cepticos mas no fim do dia eles lá acabam por se render aos teus conhecimentos... deves ter mais km a olhar para o Canion do que a olhar para a estrada!!
Vai haver encontro e não dizias nada.
Estou chateado pois adoro ouvir pessoas interessantes.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por ICEM4N » 21 ago 2015, 09:14

Orlando Escreveu:
ICEM4N Escreveu:Grande Malm, isto sim é falar com conhecimento.
Alem de todas as variaveis que me levaram a comprar o carro o facto de teres um destes também pesou um pouco na minha decisao pois nao estava a comprar e depois ficar sozinho sei que tens dados analisados às centenas e várias horas de analises.

Quanto ao carregamento é como disse no outro post, de certeza que passou os 15kw mas ainda hoje devo conseguir confirmar qual o erro do medidor.no entanto, mesmo 14.8kw sem a tartaruga aparecer deverá estar mesmo com 0% nos 16kw o que fico muito satisfeito.

Amanha temos mini concentracao de gémeos em Aveiro por isso quem quiser aparecer é bemvindo pois o Malm vai-me dar uma palestra!!!

A tua saga no myimiev já reparei que ha alguns cepticos mas no fim do dia eles lá acabam por se render aos teus conhecimentos... deves ter mais km a olhar para o Canion do que a olhar para a estrada!!
Vai haver encontro e não dizias nada.
Estou chateado pois adoro ouvir pessoas interessantes.
Queres aparecer?
Anda almocar a Aveiro!
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Orlando » 21 ago 2015, 09:38

Era porreiro pá!

Vamos ver....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”