Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3475
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por RJSC » 09 mar 2012, 12:00

mjr Escreveu: O IC2 nesse trajeto é assim tão mau agora? Penso que têm feito melhorias ao IC2 ao longo do tempo, pelo que já poderão ter eliminado alguns cruzamento problemáticos.
Em 3 anos pode ter havido muita obra, não sei. Será melhor perguntar a alguém tenha passado mais recentemente por lá.

É pena não haver um posto na A8, porque de Leiria a Lisboa é apenas 1 km a mais e sem subidas.

Também como ainda nenhum Leaf por aqui subiu uma serra, não se sabe se chegava para a subida ou não.
Mas supostamente os 2 postos de carga r´pida foram colocado a uma distância que permitisse aos VE's da altura fazer a viagem entre eles.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 09 mar 2012, 12:30

Eu coloquei a questão neste tópico porque sei que o Malm já fez este trajeto recentemente. Em princípio não haveria problema em ir pela A1, mas confesso que tenho algum receio que o posto de CR de Aveiras não funcione e eu lá chegue com a carga muito baixa por ter passado a serra dos candeeiros.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Essiemme » 09 mar 2012, 14:53

Eu moro a 36,5 Kms de Aveiras de cima...

Se estiver enrascado, tenho tomada na garagem (embora de carregamento normal 220v).

sm
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por santanamos » 09 mar 2012, 15:32

ja fiz esse percurso 2vezes este ano. no meu caso (Lisboa-Lamego) foram viagens a começar ao fim da tarde, ou seja evitar as horas de ponta, e terminar a viagem lá para as 00h. ora, o ic2 neste horario não me parece nada mau, mais buraco menos buraco. o dinheiro que se poupa das portagens paga bem cerca de 1h que levei a mais neste caminho. se os VE's gastam tanto com as subidas é melhor ir mesmo pelas nacionais.

pelo que aprendi com os vossos diarios de bordo, fiz algumas simulações com o gps (mais rapido, evitar portagens e auto-estradas, adicionar pontos de rota na estação de serviços de aveiras e pombal). o resultado é promissor, vamos sempre pelas estradas velhinhas, entramos na A1 so na ultima entrada antes das ditas estações de serviço e volta a sair na seguinte.. claro que assim só sei seguir o gps, quando chegar a minha vez a bordo de um VE é isto que tenciono fazer.

se for de dia... não sei se ha assim tanto transito, fica para o Malm continuar!

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3475
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por RJSC » 09 mar 2012, 18:44

Se o carregador rápido não estiver disponível eu diria que mesmo com 17% de carga está a viagem arruinada, pois são 6 a 7h para carregar!

E se chegar quase a zeros à estação de serviço, como com 17% só se chegava a outro ponto de carga lenta, na estação também devem ter uma tomada em algum lado para uma carga lenta.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Filipe » 09 mar 2012, 21:14

Já no dia 8 o posto de carga rápida ( é mesmo cada vez mais rápido a avariar :mrgreen: ) não reconHecia o meu cartão; O funcionário da galp
disse que áquela Hora ( 21:00 ) já não podia fazer nada, mas que na manHã seguinte daria seguimento á reclamação :?:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 09 mar 2012, 21:51

Se chegar a Aveiras com 17% de carga e não estiver disponível o PCR necessito de duas horas de carga para poder chegar a Lisboa pois são pouco mais de 50km. Agora se o problema for em Pombal...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Filipe » 09 mar 2012, 23:43

Para teu descanço, mjr, que eu saiba, até hoje nunca houve falha total ( quero dizer, falharem os dois carregadores rápidos ( Norte - Sul ) ao mesmo tempo
no Pombal ou em Aveiras ), isto é, se não tiveres o posto a funcionar, passas para o outro lado pelos túneis de acesso, e carregas do outro lado. :)
De qualquer modo eu na véspera telefono sempre para os postos respetivos, para saber se estão a funcionar. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 12 mar 2012, 20:31

Aqui estou eu.

A serra dos candeeiros é mais complicada no sentido S-N do que no N-S (isto porque a subida é mais íngreme nesse sentido e o saldo global é para cima). No sentido S-N recomendo a auto-estrada, mas a 70/80 km/h. É preciso ter em conta que o carregamento rápido é só até aos 80%. Eu ponho sempre 2 carregamentos rápidos, o que faz com que esteja lá cerca de 50 minutos, mas recomendo fazer os 100%, de alguma forma. A tomada da casa de banho dos homens, para quem lá precisa de fazer a barba, é uma opção a considerar. Pondo dois carregamentos, chegando aos 93%, a uma média de 75 km/h, chego com 5% da carga a Aveiras. Pela nacional, com 93%, chego com menos que isso. Nas subidas, que geralmente têm três faixas na auto-estrada, vou a 50 km/h e não atrapalho ninguém. Como já disse, à vinda recomendo a nacional, porque aquela subida depois de Aveiras é terrível, mas mais uma vez para chegar à área de serviço de Pombal só com os dois carregamentos rápidos em Aveiras a fazer os 93% e posso dizer que mesmo assim cheguei em tartaruga.
Não sei o estado dos postos de carregamento rápido, já lá não passo à algum tempo. Acredito pouco que os funcionários saibam informar corretamente sobre o seu estado.
Concluindo, é uma viagem de muito risco, só se consegue com médias de 60/70 km/h, nem pensar em fazer os 120 km entre Aveiras e Pombal com apenas 80% da carga, com 93% é possível mas muito no limite, com 100% da carga faz-se.
Fiz a viagem 3 vezes, mas da segunda vez à vinda e chegando à área de serviço de Leiria, com o meu filho no banco de trás a entrar em hipotermia e temendo a impossibilidade de chegar a Pombal, com apenas 20% da carga para 40 km, resolvi passar a noite no hotel da área de serviço. Fiquei num quarto do piso de baixo e aproveitei o parque de estacionamento mesmo ao lado. Estacionei ao lado da janela, e passei uma extensão pela mesma escondida no meio de um arbusto, uma hora bastou para chegar a um valor de conforto e aí vamos nós.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 12 mar 2012, 20:54

Obrigado pela info, Malm. Acho que aqui os 24kW.h do LEAF podem fazer alguma diferença. Os tipos do jornal de negócios que fizeram Lisboa-Porto indicaram que após uma carga a 100% em Aveiras chegaram a Pombal com autonomia indicada de 14km:

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=7&t=2167

No caso deles penso que a bateria terá chegado mesmo aos 100% pois esteve imenso tempo a carregar em Aveiras. Com o meu SOC-meter posso confirmar que de facto o carro está mesmo a 100%, algo crucial para ambos os trajetos. É que de Gaia até Pombal são 135km!

Tendo em conta o que disseste provavelmente a melhor opção será ir pela AE a 80 km/h (gulp). Aquilo que me causa mais receio é mesmo a questão de o PCR poder não estar operacional.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”