Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 12 jan 2012, 00:00

Concordo, provavelmente o carro fez uma nova estimativa da carga, mas a hipótese que coloquei deixar-me-ia mais satisfeito. Talvez o carro quando diz que carregou 100%, na verdade nunca carrega os 100%, pelo fato de se prever uma descida do valor possível de carga total da bateria com a descida da temperatura. Talvez haja lá um percentagem escondida extra para acomodar esse excesso de carga extra que acaba por acontecer quando a temperatura desce. Ou então as baterias são arrefecidas no carregamento por forma a que no final do carregamento a temperatura das baterias seja muito baixa (no i-MiEV ocorre um cíclico arrefecimento das baterias durante o carregamento e nos carregamentos rápidos liga automaticamente o ar condicionado e faz um frio que de Inverno não se pode ficar lá dentro). Outro dado é que a parte final dos carregamentos é sempre mais lenta.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 12 jan 2012, 09:07

No caso do LEAF ele só carrega até 4,1V/célula, quando poderia ir até aos 4,2V. Há logo aí uma margem extra. Felizmente não estou a ver uma situação em que a bateria esteja a 20ºC e depois baixe para 0ºC sem consumo de carga. A não ser que seja carregado ao ar livre durante o dia. Numa situação típica em que o carro é carregado numa garagem, podem estar 15-20ºC na garagem e ao sair da garagem podem estar 0ºC da manhã. No entanto a bateria tem muita inércia térmica e demoraria muitas horas a arrefecer até aos 0ºC. Entretanto já foi descarregada pela viagem.

Essa de ligar o ar condicionado durante a carga rápida é engraçada. O iMiev tem arrefecimento ativo da bateria com a passagem de ar ou água pelas células? No caso do LEAF as baterias estão completamente isoladas, sendo o arrefecimento apenas passivo. Apesar disso, numa carga rápida nunca vi o indicador de temperatura subir mais do que uma barra. E no Verão nem sequer subia das 6 barras (com a bateria mais quente o aquecimento por efeito de Joule é menor pois a resistência interna da bateria baixa). Isto porque a resistência interna da bateria do LEAF é muito baixa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 16 jan 2012, 17:39

Imagem
A carregar no Fórum Coimbra :)
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 16 jan 2012, 17:43

Imagem
YES, WE CAN! :shock: :shock: :shock: :o :o :o :lol:
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 16 jan 2012, 17:47

Imagem
NO COMMENTS :lol:
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por vgomes » 16 jan 2012, 18:09

MARAVILHA

Foste por que lado da serra?
qts KW ganhaste na descida?

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 16 jan 2012, 18:24

Fui pela Sr.a do Desterro, pelo lado de Seia, mas se calhar não foi a melhor opção, porque apanhei muita neve na estrada e fui perdendo tração. Pensei que ia carregar mais na descida, carregou apenas duas barras das dezasseis, para aí 2 kwh. A subir gastei umas 10.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

JMateus
Proprietário Leaf
Mensagens: 74
Registado: 08 jan 2011, 00:14

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por JMateus » 16 jan 2012, 23:14

Epá estive ai na Serra este fim de semana, mas deixei o LEAF em casa :x
fui no meu 4x4 a gastar gasoil. :evil:
que grande maluco, continuas a bater recordes agora foi de altitude. :lol:
Parabens :mrgreen:

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Essiemme » 17 jan 2012, 00:09

:shock:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por ruimegas » 17 jan 2012, 11:03

Malm Escreveu:Imagem
YES, WE CAN! :shock: :shock: :shock: :o :o :o :lol:
~Espectáculo :D :D :D ...Parabéns.

Este feito é que devia de aparecer em horário nobre na nossa comunicação social. :D :lol:
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”