Kit de arrefecimento da bateria para Nissan Leaf

Aqui devem ser colocadas todas as dicas e truques que achem interessantes relatar e partilhar
Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Kit de arrefecimento da bateria para Nissan Leaf

Mensagem por rjspedition » 23 set 2021, 10:13

BrunoAlves Escreveu:
23 set 2021, 09:08
Nonnus Escreveu:
23 set 2021, 08:42
Podes partilhar onde leste?
https://m.facebook.com/story.php?story_ ... 3338940213
Obrigado ! :)

Vi de manhã e fiquei a olhar para o telemóvel, como abordagem não faz (qualquer) sentido para mim.


Qual o potencial de ganho esperado na longevidade? Consegue conter a degradação em quanto?
Foram feitos testes? Existiu grupo de controlo para comparar a degradação com e sem o pack em testes?

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Kit de arrefecimento da bateria para Nissan Leaf

Mensagem por RJSC » 23 set 2021, 10:37

cfvp Escreveu:
23 set 2021, 09:37
Não havia alguém aqui no fórum que estava a desenvolver um sistema de arrefecimento para o Leaf? Agora não encontro onde isso está.
Não sei de nenhum sistema "a sério"...
Mas há uns anos andámos a canalizar o ar condicionado do carro para cima da bateria por carolice:
viewtopic.php?f=13&t=3843

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Kit de arrefecimento da bateria para Nissan Leaf

Mensagem por rjspedition » 23 set 2021, 14:14

Já está disponível ficha:
242886814_4590959201025333_2149251761576310505_n.jpg
242886814_4590959201025333_2149251761576310505_n.jpg (71.36 KiB) Visto 3529 vezes

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Kit de arrefecimento da bateria para Nissan Leaf

Mensagem por Nonnus » 23 set 2021, 14:50

Resumindo é um ar condicionado para a bateria.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Kit de arrefecimento da bateria para Nissan Leaf

Mensagem por BrunoAlves » 23 set 2021, 14:55

OK, assim já gosto :)

Não é só um arrefecimento passivo da carcaça, desmontam mesmo o pack e arrefecem as células por blocos. Obviamente que isso inviabiliza a garantia do fabricante, mas é uma solução aftermarket para um problema do carro.
Não sei, acho que se tivesse um Leaf40 fora de garantia podia ser cliente. Seja como for, já gosto mais.
MRider Escreveu:
23 set 2021, 14:29
Com esses consumos está visto que sim, aumenta a autonomia e bastante
Claro que não aumenta :mrgreen: Mas não é nada de especial, até. Se funcionasse 1h seguida à potência máxima (provavelmente não acontece a menos que carregues e andes a fundo a seguir), roubava menos de 1kWh à autonomia por cada hora de andamento.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Kit de arrefecimento da bateria para Nissan Leaf

Mensagem por cfvp » 23 set 2021, 16:53

Eu pessoalmente não me estou a ver a investir nisto, especialmente por causa da garantia. E depois, no fim da mesma, o mais provável é trocar de carro.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Kit de arrefecimento da bateria para Nissan Leaf

Mensagem por anolsi » 23 set 2021, 16:57

BrunoAlves Escreveu:
23 set 2021, 14:55
Claro que não aumenta :mrgreen: Mas não é nada de especial, até. Se funcionasse 1h seguida à potência máxima (provavelmente não acontece a menos que carregues e andes a fundo a seguir), roubava menos de 1kWh à autonomia por cada hora de andamento.
O que assumindo que realmente arrefecia uns bons graus durante a viagem de 1 horas, acabava provavelmente por compensar no valor que ias pagar a carregar num PCR em que o OPC leve ao minuto, pois iria conseguir melhores velocidades de carregamento... Em todo caso não seriam 2kWh? ou eu perdi alguma coisa?

Mas lá está tudo depende dos números... E mesmo assim fazê-lo antes do 8 anos (ou kms) pode acontecer sempre aquele "se...". Porque a questão de aumentar durabilidade é relativo, ainda para mais parecendo-me que não fizeram nenhum tipo de teste mais real... E lá está depois, ainda falta muito tempo, ainda muitas coisa podem surgir (até novos packs com maior capacidade para fazer replace já com um sistema semelhante de raiz, ou quem sabe...)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Kit de arrefecimento da bateria para Nissan Leaf

Mensagem por pemifer » 23 set 2021, 17:43

Não percebi muito bem a ficha técnica, deve ter havido erro na transcrição dos numeros.

DC 11/15, serão volts?
23A
865W
865W a dividir por 23A dá 37V

Na parte do conversor
2000W
In: DC 250/500, serão volts?
Out: DC 14.8, serão volts? os 14.8 estão dentro do range em cima de 11/15.
8A/4A
Realmente os 2000W a dividir por 250/500 dão os 8A/4A.
2000W a dividir por 14.8 dá 135A ?
Não percebi a parte das conversões de uma coisa para a outra... a unica coisa que parece bater certo é a tal DC de 14.8

Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Kit de arrefecimento da bateria para Nissan Leaf

Mensagem por Nonnus » 24 set 2021, 09:35

MRider Escreveu:
24 set 2021, 08:55
A ideia até pode ser boa e até funcionar no imediato.
Mas acredito que retira viabilidade ao carro, com toda a questão de ligações e possíveis humidades dentro do pack.
Quando falas em humidades, estás-te a referir a humidade que o sistema pode gerar, ou a humidade vinda do exterior devido a falta de estanquicidade do pack?

Ainda em relação ao tipo de comunicação da empresa, dá-me a sensação que são muito amadores ou serão apenas entusiastas. Na minha opinião para se apresentar um produto deste e para cativar os clientes por esta altura já deviam ter apresentado testes efectuados em carros em ambiente real.

Por exemplo. Um Leaf de 40kWh com 3 CR´s qual é a curva de carregamento? Qual é a temperatura que o pack consegue manter ao fim do terceiro CR?

Fiz estas perguntas ontem no facebook e nada de respostas. Pode ser da minha maneira de pensar, mas isto transmite muito amadorismo numa empresa que apresenta um produto revolucionário ou inovador. Será que isto é apenas uma ideia no papel e ainda não instalaram em nenhum carro e, estão a espera de cobaias que paguem 2359€?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Truques e Dicas”