O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Já diria o grande Quim Barreiros que o melhor dia é o 31 de Julho. No caso, o melhor dia para FINALMENTE aprovar uma reforma muito necessária.
Nos próximos dias devem ser conhecidos todos os detalhes. O próximo passo será a promulgação pelo PR e a partir daí entrar no período de transição.
Por acaso confesso que esperava que aumentassem o período de transição por causa do tempo perdido pela mudança de Governo. Quando nos apresentaram a iniciativa legislativa eram quase 2 anos de período transitório, agora será 1 ano e pico.
O diploma final ainda não é conhecido mas, assumindo que segue a linha do anterior, podemos finalmente alinhar-nos com os melhores exemplos Europeus.Nos próximos dias devem ser conhecidos todos os detalhes. O próximo passo será a promulgação pelo PR e a partir daí entrar no período de transição.
Por acaso confesso que esperava que aumentassem o período de transição por causa do tempo perdido pela mudança de Governo. Quando nos apresentaram a iniciativa legislativa eram quase 2 anos de período transitório, agora será 1 ano e pico.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Esperar pacientemente para que se comece a ver as alterações desejadas. Vamos ter meses de adaptação e como humanos que somos, os hábitos actuais vão sofrer alterações e como tal muitos vão pensar que é o fim da ME. Basta a cada um de nós saber lidar com as alterações da melhor maneira possível, vamos ter que aprender coisas novas, só isso.
Uma coisa é certa. Um dos players da ME (TESLA) de há uns meses para cá tem feito o que foi impedido de fazer durante anos.
Uma coisa é certa. Um dos players da ME (TESLA) de há uns meses para cá tem feito o que foi impedido de fazer durante anos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
Já tinha comentado no outro tópico.
Parabéns a todos os envolvidos!
Parabéns a todos os envolvidos!

Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 48 000 kms
- rjspedition
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Não há como não ficar contente com as possibilidades que agora se abrem!

....isto para celebrar em condições era um Tesla Dinner algures na marginal a caminho de Cascais.Uma coisa é certa. Um dos players da ME (TESLA) de há uns meses para cá tem feito o que foi impedido de fazer durante anos.

- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Espetacular! 6 anos perdidos com um modelo que se sabia à partida que não servia.
- Nonnus
No seguimento de um post no TCP sobre o que esta previsto para expansão dos SuCs aproveitei para perguntar:
Isto tem conecção directa a esta mudança no modelo da ME.
Tudo que estava encalhado parece que vai desencalhar. O barco vai partir, basta saber quem esta disposto a ir nele.
Recebi como resposta:Fica a pergunta. Há alguma previsão da Tesla em Portugal abrir os SuC a outras marcas como acontece no resto da Europa?
Eu sei que neste momento a Tesla está demasiado atrasada na instalação dos SuCs devido ao que se passou nos últimos anos. Mas acredito que a Tesla consiga recuperar em pouco tempo esse atraso. O número de veículos Tesla a circular em Portugal excede em muito a disponibilidade de SuCs.
Boas noticias para todos nós. Em breve vamos todos poder usar os SuCs.Hugo Pinto Autor Administrador
Nonnus todas as novas aberturas e/ou expansões já o serão a outras marcas.
Isto tem conecção directa a esta mudança no modelo da ME.
Tudo que estava encalhado parece que vai desencalhar. O barco vai partir, basta saber quem esta disposto a ir nele.
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
- Nonnus
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
Então quer dizer que quando entrar efetivamente o novo regime todos os operadores vão ter que colocar o preço por kWh? Já não vai haver preços por minuto? Acho estranho isso vir a acontecer...
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Não só não é estranho como é o normal em virtualmente todos os postos fora de Portugal. Ainda apanhei postos pagos por minuto em França há uns anos, entretanto tudo transitou para preço por kWh muito antes da entrada em vigor do AFIR.
Só em Portugal, por causa desta "particularidade" do aluguer do posto é que isto continua a ser a norma.
O AFIR é claro, os PCR são pagos por kWh, os PCN podem ter múltiplas componentes. O texto final da nova legislação nacional ainda não é conhecido, mas o que foi a consulta pública dizia assim:
Só em Portugal, por causa desta "particularidade" do aluguer do posto é que isto continua a ser a norma.
O AFIR é claro, os PCR são pagos por kWh, os PCN podem ter múltiplas componentes. O texto final da nova legislação nacional ainda não é conhecido, mas o que foi a consulta pública dizia assim:
O que também não implica taxativamente a obrigação de preços exclusivamente por kWh.Informação relativa ao preço ad hoc aplicável e todas as suas componentes, nomeadamente o preço por kWh, de modo a dar a conhecer aos UVE tais elementos antes de estes iniciarem uma sessão de carregamento
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Eu sou a favor de termos preços por kWh, mas por exemplo a Tesla apesar de ter assim o tarifário também tem preço por inatividade ao minuto. Daí a minha dúvida se isso se irá manter na Tesla ou em outros.