Autocharge

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Autocharge

Mensagem por BrunoFonseca » 15 jun 2023, 21:19

Erbium Escreveu:
15 jun 2023, 16:27
BrunoFonseca Escreveu:
15 jun 2023, 00:48
Se há algo que este modelo favorece é o investimento privado, nomeadamente de quem quer arrancar sem correr grandes riscos.
Retórica falsa, basta ver os dados da própria Mobi.e que a esmagadora maioria dos carregamentos são pelos grandes players, isso do investimento e concorrência é treta. Tirando a miio à conta a app fantástica que fizeram os restantes "pequenos players" são uma gota no oceano!
Os dados da Mobi.e que se refere são dos CEME o investimento privado é maioritariamente feito pelos OPC.
Erbium Escreveu:
15 jun 2023, 16:27
BrunoFonseca Escreveu:
15 jun 2023, 11:30
Em Portugal há ainda em circulação muitos Teslas com oferta do carregamento, o que agrava o problema para a Tesla.
Tendo em conta a quantidade de Model 3 e Y vendidos em PT os Tesla com oferta de carregamento em PT são uma coisa residual!
Mas são esses residuais que fazem filas nos SUC de Alcácer com PCR livres a meia dúzia de metros.
Erbium Escreveu:
15 jun 2023, 16:27
Nonnus Escreveu:
15 jun 2023, 12:13
Tens saído de casa ultimamente? Desde quando é que a rede é suficiente?
Para ele Portugal é Lisboa e Porto... basta ver na miio os postos que há no interior e perceber que a concentração de postos é nos grandes centros urbanos, interior é miragem!
Para estes "gestores de Portugal" incentivos é dar 4000€ a meia dúzia de carros e patrocinar compliance cars para empresas, qualquer dia pode ser que percebam que os apoios deviam ser para, por ex., postos no interior!
Se não faz ideia o que defendo quanto a incentivos, talvez não devesse opinar. Concordo que o investimento público tem de existir, mas para o pessoal que é "anti" modelo português, ou anti Mobi.e, gostava que me explicassem duas coisas: uns dizem que o modelo castra as concorrência entre operadores e que o Estado não devia meter o bedelho, por outro lado dizem que o Estado tem de substituir o privados em zonas que não dão receita. Para mim é o discurso típico dos neo-liberais. Então o que defendem os anti modelo? Concorrência de mercado ou intervenção do Estado? É que para haver intervenção do Estado faz sentido existir uma entidade que tutele esse investimento, caso contrário é dar cabo do erário público.
Erbium Escreveu:
15 jun 2023, 16:27
BrunoFonseca Escreveu:
15 jun 2023, 13:59
Tenho saído bastante com o meu Zoe e carregado na rede pública sem stress, nomeadamente no Alentejo.
Ena encontraste PCN's de 22kW... para ti serve então está tudo bem e maravilhoso! Diz lá nesses postos que dizes que encontraste/existem no Alentejo quantos eram rápidos e com Chademo/CCS?
É que definir a bitola de postos por AC 22kW é tolo, quer gostemos ou não a esmagadora maioria dos carros têm CCS (alguns com Chademo) carregam e DC e menos de 100kW é considerado pouco...
É pá, obrigado por valorizares a minha escolha. Sem dúvida que escolhi o VE certo para a minha utilização, contudo o facto de não utilizar postos rápido, tenho conhecimento dos que existem nas zonas onde circulo... por norma estão às moscas...
Quanto a postos rápidos no Alentejo: conto uns 75

FernandoSilva
Proprietário Leaf
Mensagens: 68
Registado: 22 nov 2020, 00:27
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Autocharge

Mensagem por FernandoSilva » 16 jun 2023, 13:49

Todas as opiniões são validas o que torna este fórum fantástico.
Permitam-me apenas alertar para o seguinte: desenganem-se aqueles que pensam que Elon Musk não viu desde o início a instalação dos postos de carregamento como um investimento. Pode dar errado? Pode, como qualquer outro investimento.
Mas a ideia, primeiro, era ajudar a vender carros com energia gratuita até, a seguir, para além dos carros vai vender energia.
Vejam o exemplo do que já está a acontecer na USA, segundo noticias que têm surgido, a Ford e a GM já estão a usar a rede da tesla, para já com adaptadores que para breve tencionam eliminar. Não seguirão outras marcas o mesmo caminho? Afinal os postos já existem.
Como aqui já foi referido, pela Europa fora, os mesmos carregadores estão a ser abertos a todas as marcas. Estão a ver onde isso pode levar a tesla? Um grande fornecedor de energia para VE.
Quanto a postos no interior do país, por muito que me custe dizer pois ando por lá diversas vezes, é normal começar pelas zonas mais povoadas, esperemos então que continuem a expandir para o interior.
Compreendo também a parte de quem investe preferir os pcr's em detrimento dos pcn's, mas estes são importantes, já por aqui foi referido diversas vezes, pessoal que reside em prédios muitas vezes sem garagem tem que carregar na rua.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Autocharge

Mensagem por rimsilva » 16 jun 2023, 14:59

FernandoSilva Escreveu:
16 jun 2023, 13:49
Todas as opiniões são validas o que torna este fórum fantástico.
Permitam-me apenas alertar para o seguinte: desenganem-se aqueles que pensam que Elon Musk não viu desde o início a instalação dos postos de carregamento como um investimento. Pode dar errado? Pode, como qualquer outro investimento.
Mas a ideia, primeiro, era ajudar a vender carros com energia gratuita até, a seguir, para além dos carros vai vender energia.
...
Por acaso nem acho que tenha sido essa a principal razão, se bem que faz sentido em termos de incentivo a...

Pessoalmente vejo a coisa de uma forma muito simples, sem os SuCs a Tesla não iria ter muito sucesso na venda dos seus VEs de "alta-performance" para deslocações de longo curso.
Sem carregamentos mais rápidos do que os 50 kW estariam praticamente condenados ao insucesso.

A Tesla, diria, que não foi mais nem menos "visionária" que os outros, foi diferente, assumiu uma estratégia diferente e por isso teve de construir uma rede própria de SuCs.
Agora que as restantes marcas estão a convergir no sentido de VEs de "longo curso" vemos a surgir os PCSR e PCUR, claro a Tesla ao perceber isso, acabou por abrir os seus SuCs a todas as marcas de forma a aproveitar toda a mais valia da sua rede e com isso faturar (e muito) antes que toda a gente esqueça o que foi a rede Tesla em dada altura :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Autocharge

Mensagem por Erbium » 16 jun 2023, 17:59

BrunoFonseca Escreveu:
15 jun 2023, 21:19
Erbium Escreveu:
15 jun 2023, 16:27
BrunoFonseca Escreveu:
15 jun 2023, 00:48
Se há algo que este modelo favorece é o investimento privado, nomeadamente de quem quer arrancar sem correr grandes riscos.
Retórica falsa, basta ver os dados da própria Mobi.e que a esmagadora maioria dos carregamentos são pelos grandes players, isso do investimento e concorrência é treta. Tirando a miio à conta a app fantástica que fizeram os restantes "pequenos players" são uma gota no oceano!
Os dados da Mobi.e que se refere são dos CEME o investimento privado é maioritariamente feito pelos OPC.
Eu falei dos carregamentos, tu falas do investimento... baralhar para desconversar!
Ainda assim são os OPC quem faz o maior investimento, sim concordo, quem ganha mais? O CEME na esmagadora maioria dos carregamentos! Justíssimo e lógico... só mesmo neste modelo maravilhoso!
BrunoFonseca Escreveu:
15 jun 2023, 21:19
Erbium Escreveu:
15 jun 2023, 16:27
BrunoFonseca Escreveu:
15 jun 2023, 11:30
Em Portugal há ainda em circulação muitos Teslas com oferta do carregamento, o que agrava o problema para a Tesla.
Tendo em conta a quantidade de Model 3 e Y vendidos em PT os Tesla com oferta de carregamento em PT são uma coisa residual!
Mas são esses residuais que fazem filas nos SUC de Alcácer com PCR livres a meia dúzia de metros.
As férias estão ai a chegar, não deve faltar muito para termos fotos desses momentos e depois logo vemos quantos model S antigos com SUC grátis lá estão nas fotos. Ah e a meia dúzia de metros do SUC de Alcácer há 1 PCR, do LIDL não coloques no plural!
BrunoFonseca Escreveu:
15 jun 2023, 21:19
Erbium Escreveu:
15 jun 2023, 16:27
Nonnus Escreveu:
15 jun 2023, 12:13
Tens saído de casa ultimamente? Desde quando é que a rede é suficiente?
Para ele Portugal é Lisboa e Porto... basta ver na miio os postos que há no interior e perceber que a concentração de postos é nos grandes centros urbanos, interior é miragem!
Para estes "gestores de Portugal" incentivos é dar 4000€ a meia dúzia de carros e patrocinar compliance cars para empresas, qualquer dia pode ser que percebam que os apoios deviam ser para, por ex., postos no interior!
Se não faz ideia o que defendo quanto a incentivos, talvez não devesse opinar. Concordo que o investimento público tem de existir, mas para o pessoal que é "anti" modelo português, ou anti Mobi.e, gostava que me explicassem duas coisas: uns dizem que o modelo castra as concorrência entre operadores e que o Estado não devia meter o bedelho, por outro lado dizem que o Estado tem de substituir o privados em zonas que não dão receita. Para mim é o discurso típico dos neo-liberais. Então o que defendem os anti modelo? Concorrência de mercado ou intervenção do Estado? É que para haver intervenção do Estado faz sentido existir uma entidade que tutele esse investimento, caso contrário é dar cabo do erário público.
O estado tb "intervem" para dar os apoios para a compra dos carros mas não precisa de ficar gestor da minha garagem pois não?
Criam regras, candidaturas e dão os fundos para fomentar a rede onde é necessário assim como fazem atualmente para atribuir os 4000€. O que tem isso a ver com terem de intervir e dar cabo do erário público!?
E este intervir que defendes é criar uma rede/entidade e um emaranhado de intermediários, taxas e por ai fora? Isso é que é proteger o erário público?
BrunoFonseca Escreveu:
15 jun 2023, 21:19
Erbium Escreveu:
15 jun 2023, 16:27
BrunoFonseca Escreveu:
15 jun 2023, 13:59
Tenho saído bastante com o meu Zoe e carregado na rede pública sem stress, nomeadamente no Alentejo.
Ena encontraste PCN's de 22kW... para ti serve então está tudo bem e maravilhoso! Diz lá nesses postos que dizes que encontraste/existem no Alentejo quantos eram rápidos e com Chademo/CCS?
É que definir a bitola de postos por AC 22kW é tolo, quer gostemos ou não a esmagadora maioria dos carros têm CCS (alguns com Chademo) carregam e DC e menos de 100kW é considerado pouco...
É pá, obrigado por valorizares a minha escolha. Sem dúvida que escolhi o VE certo para a minha utilização, contudo o facto de não utilizar postos rápido, tenho conhecimento dos que existem nas zonas onde circulo... por norma estão às moscas...
Quanto a postos rápidos no Alentejo: conto uns 75
Liga para a Mobi.e a dizer-lhes onde estão pq até eles não conhecem esses todos :lol:
Imagem

hdcr
Mensagens: 72
Registado: 25 mar 2021, 13:36
Data de fabrico: 29 set 2015
Capacidade bateria: 54.79 Ah - 11 barras
Localização: Espinho

Re: Autocharge

Mensagem por hdcr » 17 jun 2023, 08:27

Quem acha que os SUC da tesla não dão lucro é louco..

Tesla tem a melhor rede de carregamentos, baixou os preços esta semana na Europa não existe concorrente a nivel de preços! (não tesla é usar subscrição..)

A Tesla cada vez demonstra que tomou a decisão certa, não bastou criar um dos melhores carros alguma vez fabricados como criou uma rede de carregamentos pensada para o futuro, os actuais suc v2 e v3 ainda estarão aí para as curvas muitos anos.

Na America os maiores fabricantes Auto já decidiram que passarão a usar a ficha NACS. Os operadores de rede em panico já estão a adaptar e a preparar todos os carregadores para ter a ficha NACS. RIP Chademo.

Tesla tem aberto dezenas de Sucs na Europa senão centenas..
França triplicou em 1 ano o numero de postos e não precisaram dum modelo controlado pelo Estado, bastou bem legislado (até obrigam os postos a ter pagamento MB).

Por cá continuam a bater palminhas porque a passear pela Costa ou pelo Porto e Lisboa não faltam postos.. o resto do país é paisagem.

Não se pode comparar com Espanha, sofrem dum problema grave de burocracia que leva entre 1 a 2 anos a obter licenças.

Para mim a Tesla não abre mais nada em PT porque somos os que vamos em contramão... os primeiros SUCs foram abertos com outros pressupostos, a partir do momento em que mudaram as regras e queriam que a Tesla abrisse as pernas eles simplesmente ignoraram o nosso pequeno terreno à beira mar plantado.
No fim, perdemos todos a melhor rede da ME.

ps: não estou contra a miio, eles tem muito a ensinar a outros ceme's em PT.

hdcr
Mensagens: 72
Registado: 25 mar 2021, 13:36
Data de fabrico: 29 set 2015
Capacidade bateria: 54.79 Ah - 11 barras
Localização: Espinho

Re: Autocharge

Mensagem por hdcr » 17 jun 2023, 10:39

Para quem acha que a Tesla brinca:
Operator Name Capacity (MW) Capacity Share
Tesla 2070 13.10%
Ionity 690 4.40%
EnBW 580 3.70%
Virta 399 2.50%
Allego 399 2.50%
Enel X 381 2.40%
Mer 303 1.90%
Aral Pulse 285 1.80%
Recharge 272 1.70%
Total Energies 237 1.50%

Operator Name Charge Points (CP) CP Share
Tesla 19 807 4.10%
Enel X 15 664 3.20%
Virta 15 457 3.20%
Allego 14 635 3.00%
EVBox 13 632 2.80%
FreshMile 9 783 2.00%
Vattenfall 8 573 1.80%
Be Charge 7 867 1.60%
Threeforce 7 533 1.60%
Mer 7 333 1.50%
É só analisar os dados! Não é só ter postos, é necessario power!

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Autocharge

Mensagem por rimsilva » 19 jun 2023, 09:50

hdcr Escreveu:
17 jun 2023, 08:27


ps: não estou contra a miio, eles tem muito a ensinar a outros ceme's em PT.
Também não, mas não concordo com esta frase, não porque não tenham mérito naquilo que fazem, mas porque não é no âmbito de CEME.

Sem desprimor, ter um tarifário indexado não é nada de extraordinário e "revolucionário" é bom agora ou durante a hora X do dia Y, etc.. mas também é responsável por situações que provocam uma má imagem da ME em Portugal, como foi o caso "TURBO".

Aquilo que a Miio se destaca realmente em Portugal é no campo dos eMSP, que é uma coisa bem diferente de CEME, e onde concorre com outras soluções como a Electropmaps, plugshare, chargemap, etc...

Já sei que os gurus da ME em Portugal vão dizer que CEME e eMSP é a mesma coisa, mais uma mentira que repetem vezes sem conta com o objetivo de a tornar verdade, na venda deste "modelo".

Para perceber que isto é falso é muito simples, basta pensar na Chargemap e na DCS (BMW charging por exemplo) que são eMSP no resto da Europa (muito antes do inicio da fase comercial em Portugal) lá fora, onde não existe a figura de CEME e prestam exatamente o mesmo sevriço que a miio.

CEME é uma obrigação acrescida em Portugal, não é condição para que o serviço de carregamento de VE possa ser uma atividade.
Última edição por rimsilva em 20 jun 2023, 14:26, editado 1 vez no total.

LFN
Mensagens: 396
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Autocharge

Mensagem por LFN » 19 jun 2023, 14:28

É condição para não terem de competir pelos clientes, o que só pode dar asneira no preço final e no incentivo a quem investe (que não são os CEME).

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2975
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Autocharge

Mensagem por Nonnus » 14 jul 2023, 19:13

mjr Escreveu:
15 jun 2023, 08:30
Curioso como uns vêem as vendas elevadas como catalisadoras de investimento nos SuCs... eu vejo precisamente ao contrário: para quê investir no desenvolvimento de SuCs se vendemos tudo o que conseguimos produzir? A Tesla é uma marca de automóveis, os SuC surgiram como uma obrigação para catalisar as vendas de automóveis. Se não é necessário instalar SuCs para vender mais... Infelizmente a concorrência da Tesla não tem estado à altura, e com os recentes abaixamentos de preço do TM3/Y não antevejo mudanças neste capítulo.
BrunoFonseca Escreveu:
15 jun 2023, 11:30
A verdade é que a Tesla n investe em Portugal porque, por muito que vos doa, a rede publica existente, é suficientemente.
Uma imagem vale mais que mil palavras: Imagem

Arranjem lá uma explicação para isto se faz favor. Porque esta imagem mostra exactamente o contrário do que vocês defenderam.

Certamente que na Alemanha a rede publica não é suficiente e a Tesla vende tão pouco que precisa de continuar a fazer isto. Já em Portugal como dizia o outro "não havia nesxixidade".

Mas ainda há dias apareceu num dos vídeos do bjorn um hub igual. De um lado carregadores da rede pública e do outro SuC´s. Na Noruega vejam bem, que é só o pais com mais VE´s mas a Tesla continua a investir nos SuC´s é porque a rede pública não é suficiente e vendem pouco certamente.

Alemanha e Noruega países tão atrasados no que respeita a mobilidade electrica e que não servem de exemplo para ninguém.

:doh:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

FernandoSilva
Proprietário Leaf
Mensagens: 68
Registado: 22 nov 2020, 00:27
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Autocharge

Mensagem por FernandoSilva » 17 jul 2023, 13:25

A ser verdade, a tesla afinal não instala carregadores apenas para ajudar na venda de carros. Quer mesmo vender energia.

https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-v ... a-a-serio/

Responder

Voltar para “Carregamento”