Postos públicos vs. privados.

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por frankesousa » 19 jun 2023, 23:29

Sendo certo que os erros não são muitos, mas quem regista a informação não tem muita proatividade de a corrigir.

No entanto, nós como utilizadores temos todo o interesse nisso, e por isso é que sempre que me deparo com esses erros reporto os mesmos para o operador e mobie. Normalmente em poucos dias está corrigido, principalmente porque é de todo o interesse do operador ter a informação correta.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por Erbium » 20 jun 2023, 09:31

Nonnus Escreveu:
19 jun 2023, 16:04
Sim existem alguns erros de localização. Por exemplo em Vendas Novas o posto do Lidl está sinalizado no meio do nada , numa zona de mato, quando o posto na realidade está junto a N4. São erros humanos, quem assinala os postos não tem o cuidado de perceber se o posto realmente está naquele local.

Mas não se preocupe com isso que não serão assim tantos e acaba por encontrar o posto.
Na Miio está bem localizado, no site da Mobi.e é que pronto... é a qualidade que já nos habituaram! :roll:

@EVOKhan relativamente a estas falhas de localização sinceramente em 7 anos de VE com electromaps, miio, etc... nunca foi um problema, não me recordo mesmo de ter tido dificuldades de maior em encontrar postos.

EVOKhan
Mensagens: 34
Registado: 26 jan 2023, 18:05
Data de fabrico: 12 out 2023
Capacidade bateria: 82 kWh

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por EVOKhan » 22 jun 2023, 14:26

Obrigado a todos.

Estou devidamente elucidado. :handgestures-thumbupleft:

EVK

EVOKhan
Mensagens: 34
Registado: 26 jan 2023, 18:05
Data de fabrico: 12 out 2023
Capacidade bateria: 82 kWh

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por EVOKhan » 28 jun 2023, 14:00

Continuo a treinar, mas isto, assim, vai ser difícil...


Este posto, por exemplo:

Imagem

Aparece no ABRP:

Imagem

Mas não aparece na aplicação Carrocarregado do lasering (sem qualquer filtro selecionado):

Imagem

Nem no Google (...o que faria com que não aparecesse no Google Automotive do meu carro):

Imagem

Como confiar num planeamento se alguns postos podem estar omissos nas aplicações utilizadas?



EVK

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por BrunoAlves » 28 jun 2023, 14:18

Verifica na Miio. Lá o posto aparece mas, segundo os comentários, parece nunca ter funcionado (foi testado há 7 meses a aparentemente nunca ligado), por isso é natural que algumas apps os considerem inexistentes.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

EVOKhan
Mensagens: 34
Registado: 26 jan 2023, 18:05
Data de fabrico: 12 out 2023
Capacidade bateria: 82 kWh

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por EVOKhan » 28 jun 2023, 16:06

BrunoAlves Escreveu:
28 jun 2023, 14:18
Verifica na Miio. Lá o posto aparece mas, segundo os comentários, parece nunca ter funcionado (foi testado há 7 meses a aparentemente nunca ligado), por isso é natural que algumas apps os considerem inexistentes.

Essa é uma das possibilidades, sim. Significaria que Google, a Carrocarregado e a Miio estariam a dar a informação correcta.

A outra, alternativa, é que lá esteja e até funcione bem, o que faria que fosse, então, a ABRP a dar a informação correcta.

Mas o essencial é que não há maneira de saber qual das 2 possibilidades corresponde à situação real, até lá chegar.

Este posto serviu-me apenas como exemplo.

A questão é: Como saber se realmente um posto funciona, até lá chegarmos, dadas estas possíveis ambiguidades? Algumas zonas do país têm fraca cobertura e um "engano" destes pode corresponder a tempo e quilómetros gastos sem necessidade, de uma forma significativa.

A minha opção por um BEV alicerçou-se no facto de me reformar a médio prazo, passando a não necessitar do carro como uma ferramenta crucial para cumprir horários.

O carro irá ter um padrão de carregamentos provável de 60 a 80% das vezes em casa. Mas tenciono viajar por este nosso incrível Portugal por isso tenho de contar com carregamentos na estrada, para além dos domésticos e dos de destino.

Foi fácil convencer a minha mulher de que esta era uma boa opção, principalmente porque é uma pessoa interessada nestes avanços da indústria automóvel e tudo o que esteja associado (grande fã de F1) e porque é uma bacana monumental como parceira de viagens.

Relativamente aos tempos de múltiplos carregamentos, como eu, assumiu-os desde logo e disse "Usamos a net, durante essas meias horas".

Mas temo que se começarmos a jogar um "Onde está o Wallycarregador ?", a rapariga depressa se canse. :?

EVK

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por t3lmo » 28 jun 2023, 16:11

FIG-00018
FIG-00019
Aguardam desde nov-2022 que o ramal de alimenção de 200kVA (E-Redes) chegue a ambas as áreas da Galp da Brenha.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por mafgod » 28 jun 2023, 17:01

@EVOKhan, se a esposa é fã da Formula 1, ela que veja se também gosta da Formula-e :-)

Sobre as viagens pelo Portugal de BEV...
Tenho apenas BEVs em casa desde 2018 e tenho andado por Portugal sem grandes problemas.

Sou da zona de Mafra, o que também facilita a deslocação a Norte e Sul.... mas tenho também um Leaf40 que não é o melhor para grandes viagens :-)
Contudo, tenho ido para Monte Gordo/Gerês/Elvas/Figueira Castelo Rodrigo como ia antes de fumarolas.
Não sou de pegar no carro e parar no destino, nem eu nem a restante familia aprecia.
O que faço para trajetos acima de 250km, paro a meio caminho para um almoço/lanche ou apenas para dar uma vistas de olhos a um shopping por exemplo.... e em 30mins ou menos, tenho carga para chegar ao destino.
Normalmente escolho destinos que me permitem carregar enquanto estou a pernoitar, cada vez são mais... e basta uma tomada.

Sobre o receio de chegar a um sitio e não der para carregar, já apanhei é certo... mas para isso tenho sempre um plano de backup.... tipo, se não der neste, tenho outro ou outros perto.
A MIIO é uma grande valia para ver o estado real dos postos públicos... também uso o eletromaps para confirmar a localização e ver de postos privados (hoteis por exemplo) e a plug&charge co continente.
O feedback nas APPs é de extrema utilidade... se não houver feedback nem ultimos carregamentos à pouco tempo, é sempre de desconfiar :-)

Mas não fique intimidado, depois de fazer umas quantas viagens vai ver que é tranquilo.
Para mais, de dia para dia, cada vez há mais postos de carga!

EVOKhan
Mensagens: 34
Registado: 26 jan 2023, 18:05
Data de fabrico: 12 out 2023
Capacidade bateria: 82 kWh

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por EVOKhan » 28 jun 2023, 17:59

t3lmo Escreveu:
28 jun 2023, 16:11
FIG-00018
FIG-00019
Aguardam desde nov-2022 que o ramal de alimenção de 200kVA (E-Redes) chegue a ambas as áreas da Galp da Brenha.
Obrigado. :handgestures-thumbupleft:

EVOKhan
Mensagens: 34
Registado: 26 jan 2023, 18:05
Data de fabrico: 12 out 2023
Capacidade bateria: 82 kWh

Re: Postos públicos vs. privados.

Mensagem por EVOKhan » 28 jun 2023, 18:04

mafgod Escreveu:
28 jun 2023, 17:01
@EVOKhan, se a esposa é fã da Formula 1, ela que veja se também gosta da Formula-e :-)

Sobre as viagens pelo Portugal de BEV...
Tenho apenas BEVs em casa desde 2018 e tenho andado por Portugal sem grandes problemas.

Sou da zona de Mafra, o que também facilita a deslocação a Norte e Sul.... mas tenho também um Leaf40 que não é o melhor para grandes viagens :-)
Contudo, tenho ido para Monte Gordo/Gerês/Elvas/Figueira Castelo Rodrigo como ia antes de fumarolas.
Não sou de pegar no carro e parar no destino, nem eu nem a restante familia aprecia.
O que faço para trajetos acima de 250km, paro a meio caminho para um almoço/lanche ou apenas para dar uma vistas de olhos a um shopping por exemplo.... e em 30mins ou menos, tenho carga para chegar ao destino.
Normalmente escolho destinos que me permitem carregar enquanto estou a pernoitar, cada vez são mais... e basta uma tomada.

Sobre o receio de chegar a um sitio e não der para carregar, já apanhei é certo... mas para isso tenho sempre um plano de backup.... tipo, se não der neste, tenho outro ou outros perto.
A MIIO é uma grande valia para ver o estado real dos postos públicos... também uso o eletromaps para confirmar a localização e ver de postos privados (hoteis por exemplo) e a plug&charge co continente.
O feedback nas APPs é de extrema utilidade... se não houver feedback nem ultimos carregamentos à pouco tempo, é sempre de desconfiar :-)

Mas não fique intimidado, depois de fazer umas quantas viagens vai ver que é tranquilo.
Para mais, de dia para dia, cada vez há mais postos de carga!
Excelente "input" :handgestures-thumbupleft:

Se a coisa se faz sem "stress" com 250km de autonomia, também se poderá fazer com 400Km, então.

Ajudou a controlar os meus receisos e, quanto à fórmula-e, suponho que a cara-metade se interessará, quando perceber em pleno onde vamos ficar "embarcados". :D

Um abraço!

EVK

Responder

Voltar para “Carregamento”