Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Lasering
Mensagens: 22
Registado: 01 abr 2023, 21:46
Data de fabrico: 01 jun 2020
Capacidade bateria: 62,0 Ah

Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Lasering » 03 abr 2023, 13:45

Olá,

Tenho estado a desenvolver um site para ajudar as pessoas a escolher os melhores CEMEs e as melhores estações para carregar:

https://carrocarregado.pt/simular

Até agora tenho desenvolvido o site pensando em mim como o utilizador numero 1, e agora estou à procura de opiniões de outras pessoas:
  • O que é que fiz de forma estranha que possa ser melhorado.
  • O que é que podia acrescentar para ser mais útil.
  • Outras sugestões que tenham.
Ainda não suporto curvas de carregamento (estou a trabalhar nisso de momento), mas mesmo assim vai demorar, ter acesso a esses dados é bastante caro. Gostava também de mostrar a curva de carregamento e até deixar editá-la, mas dado o carácter comercial dos dados suspeito que tal seja impossível, o que torna o problema mais complicado.

De momento não suporto CEMEs com tarifários indexados à OMIE, nomeadamente a Miio e a Luzigas, mas é uma coisa que quero suportar no futuro. Também não suporto a ChargePoint pois a estrutura do tarifário deles é diferente de tudo o resto, mas claro também é uma coisa que queria suportar no futuro.

Até agora acho que a killer feature é a quantidade de filtros que suporto nomeadamente:
  • Filtrar pelo conector, potência, e disponibilidade
  • Filtrar pela tarifa do posto. Por exemplo: €/kWh entre 0.2 € e 0.35€. Ou até pelo €/kWh normalizado que tem em consideração a potência do posto, e normaliza o tarifário do mesmo para €/kWh.
  • Filtrar pelo operador do posto
  • Filtrar por postos em baixa vs média tensão. Pelo tipo de corrente: AC 1 fase, AC 3 fases, ou DC. E pela voltagem e/ou amperagem.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Nonnus » 04 abr 2023, 12:25

Bem vindo.

Uma sugestão, ponha o site a ler a nossa localização e abrir onde nos encontramos. Assim como esta parece-me que vai abrindo aleatoriamente.

A curva de carregamento não será nada fácil de implementar até porque existem N factores que a influenciam como por exemplo a temperatura do pack a SOC baixos e depois a SOC altos, a resistência da bateria em receber carga em carros já com alguma degradação etc.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Lasering
Mensagens: 22
Registado: 01 abr 2023, 21:46
Data de fabrico: 01 jun 2020
Capacidade bateria: 62,0 Ah

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Lasering » 04 abr 2023, 18:53

Nonnus Escreveu:
04 abr 2023, 12:25
Uma sugestão, ponha o site a ler a nossa localização e abrir onde nos encontramos. Assim como esta parece-me que vai abrindo aleatoriamente.
Obrigado pela sugestão, acabei de implementar. Se não deres permissões de localização ele roda aleatoriamente pelas capitais de distrito (o que estava a acontecer). Além disso sempre foi possível pedir para ele centrar o mapa na tua localização basta usares o botão no canto inferior direito.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Nonnus » 04 abr 2023, 19:40

:handgestures-thumbupright:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

prlm86
Mensagens: 14
Registado: 29 jul 2021, 15:02
Data de fabrico: 01 set 2021
Capacidade bateria: 45 kWh

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por prlm86 » 08 abr 2023, 00:30

Lasering Escreveu:
03 abr 2023, 13:45
Ainda não suporto curvas de carregamento (estou a trabalhar nisso de momento), mas mesmo assim vai demorar, ter acesso a esses dados é bastante caro. Gostava também de mostrar a curva de carregamento e até deixar editá-la, mas dado o carácter comercial dos dados suspeito que tal seja impossível, o que torna o problema mais complicado.
Não sei se já conheces, mas vê se isto ajuda: https://github.com/KilowattApp/open-ev-data

Lasering
Mensagens: 22
Registado: 01 abr 2023, 21:46
Data de fabrico: 01 jun 2020
Capacidade bateria: 62,0 Ah

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Lasering » 10 abr 2023, 14:14

prlm86 Escreveu:
08 abr 2023, 00:30
Não sei se já conheces, mas vê se isto ajuda: https://github.com/KilowattApp/open-ev-data
Muito obrigado! Conhecia o repositório pai desse. Mas esse está a ser actualizado e o pai não.

Em termos de especificações do carro vai dar imenso jeito, em termos de curvas de carregamento é um pouco fraquinho porque a curva só tem informação sobre a percentagem da bateria e a potência (ou seja, falta informação sobre o tempo), e só tem uma curva de carregamento por carro. O ideal era ter várias curvas de carregamento a potências diferentes, por exemplo: 2.3 kW, 3.7 kW, 7.4 kW, 11 kW, 22 KW, 50 kW, 150 kW, 350 kW.

prlm86
Mensagens: 14
Registado: 29 jul 2021, 15:02
Data de fabrico: 01 set 2021
Capacidade bateria: 45 kWh

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por prlm86 » 10 abr 2023, 22:11

O tempo penso que terá que ser calculado, com base na potência e na % de bateria. Quanto às curvas, o que importa é a potência máxima admitida pelo carro em cada % de bateria, o vale o mínimo entre carro e carregador.

EVOKhan
Mensagens: 34
Registado: 26 jan 2023, 18:05
Data de fabrico: 12 out 2023
Capacidade bateria: 82 kWh

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por EVOKhan » 11 abr 2023, 10:45

Andando a preparar-me para o meu primeiro EV (...com entrega a 6 meses :? ...) instalei a aplicação, há dias, de acordo com a sua recomendação.

Estou a achá-la extremamente bem feita e útil.

Claro está, não posso aquilatar da sua precisão relativamente aos preços esperados de carregamento vs. preços reais mas, para mim, se não derivarem de forma absurda, serão sempre um bom indicador.

Aquela coroa colorida no preço de carregamento, representa a divisão da estrutura de preço entre o custo eletricidade carregada e o custo do OPC, certo? O que são as fatias laranja que aparecem ali, por vezes?

Pergunta acessória: Andava a investigar que carregadores da Ionity existem em Portugal e, fazendo uma simulação de 20 minutos de carga no posto de Estremoz, e, mesmo com o CEME mais barato possível, obtive um valor de 81 EUR.

Acreditando que o posto só dá 350 kW a 800V e a arquitetura do meu carro é de 400V, presumo que o posto me disponibilizará cerca de 175 kW.

Embora o OBC do carro, por especificação, aceite até 205 kW, pelo que tenho lido, não espero mais do que 100/125 kW reais a carregar (com sorte).

Assim sendo, tenho que para o meu futuro carro, carreguei cerca de 175 Km por 81 EUR, o que é um absurdo.

...Estou a ver alguma coisa mal?

Obrigado.

EVK

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por rimsilva » 11 abr 2023, 14:15

EVOKhan Escreveu:
11 abr 2023, 10:45
Andando a preparar-me para o meu primeiro EV (...com entrega a 6 meses :? ...) instalei a aplicação, há dias, de acordo com a sua recomendação.

Estou a achá-la extremamente bem feita e útil.

Claro está, não posso aquilatar da sua precisão relativamente aos preços esperados de carregamento vs. preços reais mas, para mim, se não derivarem de forma absurda, serão sempre um bom indicador.

Aquela coroa colorida no preço de carregamento, representa a divisão da estrutura de preço entre o custo eletricidade carregada e o custo do OPC, certo? O que são as fatias laranja que aparecem ali, por vezes?

Pergunta acessória: Andava a investigar que carregadores da Ionity existem em Portugal e, fazendo uma simulação de 20 minutos de carga no posto de Estremoz, e, mesmo com o CEME mais barato possível, obtive um valor de 81 EUR.

Acreditando que o posto só dá 350 kW a 800V e a arquitetura do meu carro é de 400V, presumo que o posto me disponibilizará cerca de 175 kW.

Embora o OBC do carro, por especificação, aceite até 205 kW, pelo que tenho lido, não espero mais do que 100/125 kW reais a carregar (com sorte).

Assim sendo, tenho que para o meu futuro carro, carreguei cerca de 175 Km por 81 EUR, o que é um absurdo.

...Estou a ver alguma coisa mal?

Obrigado.

EVK
Grosso modo a utilização de um posto Ionity não tem qualquer importância as potências e especificações do VE, uma vez que o posto é cobrado ao kWh. (como em todas as regras há uma excepeção, essa excepção é o CEME Prio que tem o preço da energia em função da potência de carregamento).

Esse raciocinio faz todo o sentido para postos cobrados ao minuto, já que menos potência de carregamento, vai implicar mais tempo ligado ao posto e no final o custo será maior.

Os postos da Ionity surgiram com um propósito especifico, servir sobretudo os VEs das marcas do consórcio IONITY, que mesmo assim precisam de ter um tarifário pago, que dá acesso a tarifas na ordem dos 0,3€/kWh, sem "cumprir" estes 2 requisitos, carregar na ionity só em SOS, uma vez que a tarifa "standard" é muito elevada.

EVOKhan
Mensagens: 34
Registado: 26 jan 2023, 18:05
Data de fabrico: 12 out 2023
Capacidade bateria: 82 kWh

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por EVOKhan » 11 abr 2023, 20:30

Obrigado, Rimsilva. :handgestures-thumbupleft:

Responder

Voltar para “Carregamento”