Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Lasering
Mensagens: 22
Registado: 01 abr 2023, 21:46
Data de fabrico: 01 jun 2020
Capacidade bateria: 62,0 Ah

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Lasering » 12 abr 2023, 15:41

EVOKhan Escreveu:
11 abr 2023, 10:45
Estou a achá-la extremamente bem feita e útil.
Muito obrigado!
EVOKhan Escreveu:
11 abr 2023, 10:45
Claro está, não posso aquilatar da sua precisão relativamente aos preços esperados de carregamento vs. preços reais mas, para mim, se não derivarem de forma absurda, serão sempre um bom indicador.
Tenho uma explicação detalhada da precisão dos preços aqui https://carrocarregado.pt/faq#precisao- ... rregamento.
Quando tiver as curvas de carregamento vou ter um preço mais preciso.
EVOKhan Escreveu:
11 abr 2023, 10:45
Aquela coroa colorida no preço de carregamento, representa a divisão da estrutura de preço entre o custo eletricidade carregada e o custo do OPC, certo? O que são as fatias laranja que aparecem ali, por vezes?
A fatia amarela corresponde aos impostos. Às vezes não a vês porque a TAR está negativa de momento o que faz com que a fatia dos impostos seja negativa (e por isso não a mostro). No entanto podes sempre ver os valores dos impostos carregamento em "Mostrar factura detalhada".
EVOKhan Escreveu:
11 abr 2023, 10:45
Pergunta acessória: Andava a investigar que carregadores da Ionity existem em Portugal e, fazendo uma simulação de 20 minutos de carga no posto de Estremoz, e, mesmo com o CEME mais barato possível, obtive um valor de 81 EUR.
Não tenho as curvas de carregamento por isso assumo que durante os 20 minutos estiveste a carregar a 350kW, e por isso carregaste 116 kWh de energia (dai o preço ser tão alto). Mas na prática nenhum carro tem uma curva de carregamento que suporte isso. Por exemplo o Porche Taycan que tem uma arquitectura de 800V e a curva de carregamento dele é: Imagem

Só entre os 5% a 50% de bateria é que aguenta cerca de 215 kW de potencia. O Taycan tem 71 kWh de capacidade de bateria, logo 45% seria ≃ 32 kWh, a carregar a 215 kW demoras cerca de 9 minutos. Se fizeres a simulação para 10 minutos ele diz ≃ 51€ mas também diz que carregaste ≃ 56 kWh.

EVOKhan
Mensagens: 34
Registado: 26 jan 2023, 18:05
Data de fabrico: 12 out 2023
Capacidade bateria: 82 kWh

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por EVOKhan » 16 abr 2023, 12:41

Obrigado pelos esclarecimentos.

Obviamente, o seu calculador utilizou a carga máxima x tempo, o que faz sentido. Nem poderia ser de outra maneira. "my bad"...

Refazendo os meus cálculos tenho, então, que sendo a arquitectura do meu PS2 de 400V e, pelo que tenho visto em vídeos sobre carregamentos neste carro, neste carregador específico da Ionity, iria obter uma velocidade de carregamento média de 75 a 115 kW (...também não tenho a curva de carregamento do PS2 e, de qualquer maneira, não sei se seria útil para o MY24 porque é provável que tenha alterações, nesta área...).

Iria pagar, nos tais 20 minutos de carregamento, entre 27 e 30 EUR, para cerca de 100km carregados no carro, mesmo com o CEME mais barato.

Continua a ser um absurdo, face ao valor de gasolina ou gasóleo.

Nota mental: Evitar carregadores da Ionity. :?

1. De uma maneira geral, feitas as comparações, parece-me que os carregadores ultra-rápidos serão de evitar (...porque tenho uma dupla penalização: (A) Com arquitectura de 400V do meu carro só posso contar com metade da potência de carregamento do posto e (B) duvido que o OBC do PS2MY24, embora especificado para 205 kW, permita potências de carregamento médias acima dos 115 kW...).

2. Nos carregadores de média tensão, quanto mais carregar (i.e 1h ou 45 minutos, contra 30 ou 20 minutos) mais barato me sai o consumo aos 100kms, quando comparado com gasolina ou gasóleo. :D


EVK

Lasering
Mensagens: 22
Registado: 01 abr 2023, 21:46
Data de fabrico: 01 jun 2020
Capacidade bateria: 62,0 Ah

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Lasering » 16 abr 2023, 18:43

EVOKhan Escreveu:
16 abr 2023, 12:41
Nota mental: Evitar carregadores da Ionity. :?
Os carregadores da Ionity não valem a pena, são caros e quase nenhum carro consegue tirar partido deles. São também dos únicos postos onde ter €/min até seria melhor do que €/kWh.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Erbium » 17 abr 2023, 09:54

Lasering Escreveu:
16 abr 2023, 18:43
Os carregadores da Ionity não valem a pena, são caros e quase nenhum carro consegue tirar partido deles. São também dos únicos postos onde ter €/min até seria melhor do que €/kWh.
Se não consegues tirar partido como é que cobrar ao minuto é melhor!?
EVOKhan Escreveu:
16 abr 2023, 12:41
Nota mental: Evitar carregadores da Ionity. :?
Com o modelo português...

Lasering
Mensagens: 22
Registado: 01 abr 2023, 21:46
Data de fabrico: 01 jun 2020
Capacidade bateria: 62,0 Ah

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Lasering » 17 abr 2023, 14:45

Erbium Escreveu:
17 abr 2023, 09:54
Se não consegues tirar partido como é que cobrar ao minuto é melhor!?
Tens razão estava a pensar mal.
Erbium Escreveu:
17 abr 2023, 09:54
Com o modelo português...
O modelo Português aqui não faz muita diferença, a não ser que a Ionity tenha feito o tarifário a considerar que tem que pagar pela energia, quando na realidade só precisa de cobrir o preço do posto.

O modelo Português é bastante parecido aos modelos noutros países, isto é, ambos vão usar OCPI (que até está bem feito). As maiores diferenças são que lá fora o preço que vês no posto é logo o preço total (isto é uma assumpção minha), em Portugal é apenas a componente do posto (e exclui impostos). Logo tens que pagar a componente da energia à um comercializador de energia. Esta abordagem tem uma vantagem enorme: com apenas um cartão de um comercializador podes carregar em qualquer posto da rede inteira (lá fora isto é mais difícil de acontecer). A contra partida é ter as seguintes desvantagens:
  • É mais difícil ter um pagamento adhoc directamente no posto. Como por exemplo pagar logo na altura com um cartão de crédito/débito. Isto é difícil porque o posto ou a Mobie teriam que escolher um comercializador a quem a energia estaria a ser cobrada, e como é que fazes isso de forma justa?
  • Fica mais complicado de o posto te dizer quanto é que vais pagar logo na altura. A complexidade extra vem de o factor do posto ter que saber (e implementar) os tarifários de todos os comercializadores. O próprio comercializador consegue saber isso, mas infelizmente muitos comercializadores Portugueses não fazem isso.
Relativamente ao último ponto, isto é uma coisa que gostava de resolver no futuro, até porque querendo simular o preço usando qualquer um dos comercializadores já é uma coisa que tenho que implementar. Ou seja, só preciso de ter um dono de postos (mais possivelmente um fabricante) que esteja disposto a 1) enviar-me os detalhes da sessão de carregamento 2) perguntar ao utilizador o comercializador/tarifário que ele está a usar 3) depois mostrar o resultado no posto.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Erbium » 17 abr 2023, 16:58

Ionity lá fora tem cartões/pacotes/packs sei lá com preço fixo por kWh, simples e barato.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Nonnus » 17 abr 2023, 17:58

Lasering Escreveu:
17 abr 2023, 14:45
O modelo Português é bastante parecido aos modelos noutros países, isto é, ambos vão usar OCPI (que até está bem feito). As maiores diferenças são que lá fora o preço que vês no posto é logo o preço total (isto é uma assumpção minha), em Portugal é apenas a componente do posto (e exclui impostos). Logo tens que pagar a componente da energia à um comercializador de energia. Esta abordagem tem uma vantagem enorme: com apenas um cartão de um comercializador podes carregar em qualquer posto da rede inteira (lá fora isto é mais difícil de acontecer). A contra partida é ter as seguintes desvantagens:
  • É mais difícil ter um pagamento adhoc directamente no posto. Como por exemplo pagar logo na altura com um cartão de crédito/débito. Isto é difícil porque o posto ou a Mobie teriam que escolher um comercializador a quem a energia estaria a ser cobrada, e como é que fazes isso de forma justa?
  • Fica mais complicado de o posto te dizer quanto é que vais pagar logo na altura. A complexidade extra vem de o factor do posto ter que saber (e implementar) os tarifários de todos os comercializadores. O próprio comercializador consegue saber isso, mas infelizmente muitos comercializadores Portugueses não fazem isso.
Não sei se acompanhas o fórum a muito tempo mas estamos fartos de debater esse assunto. Um dos pontos que referes como positivo, o cartão único, não tem nada de positivo, até pode ser muito prejudicial como já demostramos aqui várias vezes.

Vamos imaginar que alguns meses atrás, tu como muitos outros, apenas tinham a miio como CEME. A miio quando se deu a escalada de preços da energia mudou o preço da energia para indexado, conclusão era um dos CEMES mais caros do mercado (conheces a estória do senhor da revista turbo?). Por sorte muitos de nós tínhamos mais 3 ou 4 cartões únicos com preço fixo e nessa altura ficava a menos de metade um carregamento com esses cartões. Neste momento dá-se o inverso. Vamos imaginar que tu só tens o CEME Galp o carregamento fica mais caro do que usar o CEME miio. Mais uma grande vantagem do cartão único é com apenas um cartão e tens acesso a todos os postos. Pois tens! Mas à duas semanas a minha mulher vai para usar o cartão EDP e não funcionou por "sorte" tenho mais 3 cartões únicos no carro. O cartão único ser uma vantagem é uma falácia e só quem não conhece todos os problemas que isso trás é que pode dizer que é uma vantagem.

O nosso modelo é tão mau que por exemplo, enquanto nos outros países se instalam centrais solares para carregar os VE´s em Portugal não, porque quem vende energia é o CEME e o dono do posto é o OPC, portanto este nunca vai fazer um investimento de milhares de euros para depois eu chegar ao posto e usar um cartão de um CEME qualquer. E só por acaso somos o pais da Europa com maior exposição solar. :think:

Podia dar aqui muitos mais exemplos de quanto o nosso modelo é mau, mas se tiveres realmente interesse sobre o assunto é abrires os vários (muitos) tópicos onde já abordamos o tema. Já o abordamos tantas vezes que já estamos fartos de lutar contra a maré.

A uns meses fiz uma piada sobre a complexidade para obter um preço certo de um carregamento em Portugal. Sabes porque é que a Tesla não adere ao nosso modelo? Porque os engenheiros de software da Tesla conseguem mandar naves para o espaço, mas não conseguem calcular o preço final de um carregamento em Portugal.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Lasering
Mensagens: 22
Registado: 01 abr 2023, 21:46
Data de fabrico: 01 jun 2020
Capacidade bateria: 62,0 Ah

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Lasering » 17 abr 2023, 20:18

Acho que estás a por no mesmo cesto coisas que são diferentes. O facto do mesmo cartão funcionar em todos os postos da rede, não implica que deves ter um só cartão (quem quer que venda isso faz dinheiro com o assunto). Noutros países podes ter um posto muito bom para usares (seja mais barato, ou mais perto de ti, etc) mas se esse posto não é de nenhum dos "cartões" que tens ficas impossibilitado de o usares. Ou seja, acabas por ser obrigado a ter muitos, no limite todos, os cartões. Em Portugal basta teres um, e claro se quiseres optimizar o preço que vais pagar, ter vários.

Quanto à produção de energia usando painéis solares não consigo perceber porque é que a nossa abordagem é má. O dono dos painéis vende a energia directamente à rede. Não precisa de se preocupar com o utilizador final (apoio ao cliente, etc). Alem de que pode vender energia mesmo que não existam carros eléctricos no hipotético posto dele. Isto tem uma desvantagem: vendendo à rede e depois o posto comprar à rede implica pagar pelo uso da rede (normalmente pelo utilizador final em forma da TAR).

Um carregamento na via pública assumo que tenha que ser feito via Mobie. Mas isso não impede de um particular ter a sua "própria rede", como é evidenciado pela rede Tesla, e rede Continente. Logo nada impede um produtor de energia com painéis solares de instalar um posto de carregamento, vai é ter que o fazer em via privada, e para ter clientes essa via irá ter que ser de acesso publico. Mas será que o melhor sitio para ter painéis coincide com o melhor sitio para ter um posto?

Quanto à Tesla não aderir ao nosso modelo por não conseguir calcular o preço final em Portugal acho extremamente improvável. Quanto muito pode não querer fazer o investimento necessário, mas claramente consegue implementar. Mas deixa um link para um artigo/post da Tesla e depois posso dar uma opinião melhor.

Existe ainda outro factor que acho bom no nosso modelo: cá um operador de posto compete unicamente com outros postos, sem precisar de ter em consideração o preço da energia. Noutros modelos o operador tem que competir não só no posto como na energia, o que é mais difícil. O que não consigo perceber é as escolhas de alguns operadores, o que é que os leva a instalar um posto num dado sitio, e com uma dada potência ou número de conectores. Ou por outras palavras, não consigo perceber porque é que não existem mais concorrência entre os vários postos/operadores.

Existem duas coisas difíceis para calcular o preço final em Portugal:
  • Lidar com as tarifas do posto usando o modelo OCPI. Isto vai ser preciso tanto no modelo Português como noutros modelos.
  • Lidar com os períodos horários (ponta, cheias, vazio) e lidar com o ciclo diário e ciclo semanal. Isto a meu ver é a única coisa considerável em relação a outros modelos. Dito isto a noção de períodos horários existe em muitos países.
Existe também a parte dos preços indexados (no caso da Miio e a da Luzigas), mas também existe preços indexados em Espanha. Se um operador Espanhol quiser optimizar o dinheiro que faz também vai incluir isso no tarifário. Assumindo que ele compra energia a um comercializador com tarifa indexada à OMIE.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Nonnus » 17 abr 2023, 21:27

Não me vou alongar mais sobre este assunto. Como escrevi é só procurar por "modelo" no fórum e vais encontrar N tópicos onde já tudo foi discutido até exaustão.

Mas deixo no ar que redes como a Tesla e o Continente (este já não) foram consideradas ilegais porque para vender energia são obrigados a ser CEME.

Ainda estamos para perceber o sistema híbrido do Continente porque ao que sei ainda não podemos usar qualquer cartão.

Porque é que achas que a rede Tesla estagnou em Portugal mas nos outros países continua evoluir? Somos nós que estamos bem e os outros todos mal?

Isto são perguntas retóricas. Como escrevi não me vou alongar mais.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Lasering
Mensagens: 22
Registado: 01 abr 2023, 21:46
Data de fabrico: 01 jun 2020
Capacidade bateria: 62,0 Ah

Re: Feedback sobre o site que tenho estado a desenvolver

Mensagem por Lasering » 18 abr 2023, 00:30

Vou ver os outros topicos então.

Parece-me uma assumpção que a rede Tesla não evoluiu em Portugal por causa do nosso modelo. Estava a pedir uma fonte para confirmar isso. Porque se tivesse que arriscar é mais relacionado com a quantidade e lentidão da nossa burocracia.

Responder

Voltar para “Carregamento”