Acerto de contas com condomínio - Contador tri-horário

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Fran
Mensagens: 4
Registado: 30 jul 2022, 14:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Odivelas

Acerto de contas com condomínio - Contador tri-horário

Mensagem por Fran » 15 set 2022, 18:47

Boa tarde a todos.

Procurei no fórum, mas não encontrei um tópico que seja totalmente direccionado à dúvida que tenho. Peço desculpa desde já se o tema já tiver sido esclarecido em algum post.

Vivo num prédio e os lugares de estacionamento são sem box. Vou fazer uma ligação ao quadro dos serviços comuns, tendo já feito a comunicação ao condomínio e recebido a devida autorização.

A minha dúvida prende-se posteriormente com o acerto de contas. O condomínio tem uma tarifa tri-horária. O contador que as empresas instaladoras me têm sugerido apenas permite tarifa simples. Sabem se existem no mercado contadores de energia que permitam leitura multi-tarifa (tri-horária neste caso)?

Caso instale um contador simples, terei de acordar com o condomínio um custo médio para o Kw/h. Contudo, queria evitar essa situação porque deverei carregar maioritariamente no período de vazio e o custo da energia entre os períodos vazio, cheia e ponta é significativamente diferente.

Obrigado!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Acerto de contas com condomínio - Contador tri-horário

Mensagem por mjr » 15 set 2022, 22:01

Não seria mais simples o condomínio mudar para outra tarifa? Ou devido à potência elevada é a única opção para o condomínio? Não vejo qualquer vantagem em ter tri-horário, bem pelo contrário (a tarifa de ponta costuma ser estupidamente elevada).

Se tiver de ser, penso que o mais correto será mesmo ter um contador tri-horário para fazer os acertos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Acerto de contas com condomínio - Contador tri-horário

Mensagem por BrunoAlves » 15 set 2022, 22:53

Se, como o mjr disse, não houver forma de não ter tarifa simples, terá de ser um contador com capacidade de vários horários.
De longe a melhor hipótese seria usar o EVSE do nosso Apr que já faz essas separações todas, mas como isso não tem um display para fora sugeria uma solução destas
https://www.elettronew.com/en/home-auto ... -9189.html
Ou seja um medidor de energia com 3 intervalos horários
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Acerto de contas com condomínio - Contador tri-horário

Mensagem por mafgod » 16 set 2022, 08:12

E não há mesmo possibilidade de passar um cabo da sua fração até ao lugar de estacionamento?

Ao usar a eletricidade do condomínio, sem que a potência contratada do mesmo seja aumentada, pode correr o risco de alguém ficar preso no elevador de madrugada enquanto carrega o carro...
Qual o tipo e potência contratada pelo condomínio e vai carregar como e a quanto?

Fran
Mensagens: 4
Registado: 30 jul 2022, 14:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Odivelas

Re: Acerto de contas com condomínio - Contador tri-horário

Mensagem por Fran » 16 set 2022, 08:57

Só temos acesso a tarifa tri-horária por causa da potência contratada. No contexto de pedidos de orçamento para a instalação pedi uma fatura ao condomínio. A potência contratada é de 41,41KW (BTE), a tarifa até é tetra-horária e os preços são elevadíssimos (ponta: 0,3335; cheias: 0,352; vazio normal: 0,3374; super vazio: 0,3219). A administraçao está a ver se muda de comercializador e eu sugeri que se baixasse a potência para 41,40KW, de maneira a podermos estar enquadrados em BTN e podermos ter acesso à tarifa regulada (tri-horário), que, mesmo para esta potência, tem custos substancialmente mais baixos.

Relativamente à ligação ao apartamento, seria muito difícil, segundo o técnico. Teria de passar cabos por zonas comuns, para além de que, segundo ele, não iria ser seguro. O prédio tem gerador, por isso a questão de alguém ficar preso no elevador não se deve colocar. De qualquer maneira, sendo a instalação do prédio tri-fásica, vou fazer uma ligação tri-fásica ao meu lugar de estacionamento. O meu carro carrega a 11KW trifásico, mas duvido que alguma vez o vá fazer. Acredito que a grande maioria das vezes vá carregar a 6A trifásico, pelo que não deve sobrecarregar muito.
BrunoAlves Escreveu:
15 set 2022, 22:53
De longe a melhor hipótese seria usar o EVSE do nosso Apr que já faz essas separações todas, mas como isso não tem um display para fora sugeria uma solução destas
https://www.elettronew.com/en/home-auto ... -9189.html
Ou seja um medidor de energia com 3 intervalos horários
Pois, para evitar chatices com os restantes condóminos, queria que a contagem fosse o mais transparente possível. Esse medidor parece-me interessante, mas pelo que pude perceber, já vem com o horário definido e não dá para alterar. Tenho tido dificuldade em encontrar contadores que permitam multi-tarifa.

Caso não consiga arranjar um contador destes, acho que só me resta a hipótese de meter um relógio no quadro e só ter energia disponível numa faixa horária. Mas isso ia condicionar-me muito e inviabilizar que me pudesse desenrascar numa situação não antecipada :(

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Acerto de contas com condomínio - Contador tri-horário

Mensagem por Arad79 » 16 set 2022, 11:11

mafgod Escreveu:
16 set 2022, 08:12
pode correr o risco de alguém ficar preso no elevador de madrugada enquanto carrega o carro...
Os elevadores atualmente têm um sistema de baterias que evita isso.

prlm86
Mensagens: 14
Registado: 29 jul 2021, 15:02
Data de fabrico: 01 set 2021
Capacidade bateria: 45 kWh

Re: Acerto de contas com condomínio - Contador tri-horário

Mensagem por prlm86 » 16 set 2022, 21:09

Com esses preços de energia, mais vale instalar um carregador ligado à MOBI.E, que ainda por cima conta com apoio do estado. Nessa modalidade paga apenas a energia ao CEME (ou seja, não paga a componente do OPC), que não me parece que seja muito mais cara que a que tem agora.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Acerto de contas com condomínio - Contador tri-horário

Mensagem por rnlcarlov » 16 set 2022, 21:58

Fran Escreveu:
16 set 2022, 08:57
Só temos acesso a tarifa tri-horária por causa da potência contratada. No contexto de pedidos de orçamento para a instalação pedi uma fatura ao condomínio. A potência contratada é de 41,41KW (BTE), a tarifa até é tetra-horária e os preços são elevadíssimos (ponta: 0,3335; cheias: 0,352; vazio normal: 0,3374; super vazio: 0,3219). A administraçao está a ver se muda de comercializador e eu sugeri que se baixasse a potência para 41,40KW, de maneira a podermos estar enquadrados em BTN e podermos ter acesso à tarifa regulada (tri-horário), que, mesmo para esta potência, tem custos substancialmente mais baixos.
Ui, isso infelizmente não é assim fácil. BTE e BTN são fundamentalmente diferentes a nível de ligação, e creio ser necessária toda uma nova ligação elétrica à rede.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Acerto de contas com condomínio - Contador tri-horário

Mensagem por mjr » 18 set 2022, 11:58

prlm86 Escreveu:
16 set 2022, 21:09
Com esses preços de energia, mais vale instalar um carregador ligado à MOBI.E, que ainda por cima conta com apoio do estado. Nessa modalidade paga apenas a energia ao CEME (ou seja, não paga a componente do OPC), que não me parece que seja muito mais cara que a que tem agora.
Bem visto! Parece ser a solução ideal neste caso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Acerto de contas com condomínio - Contador tri-horário

Mensagem por rnlcarlov » 18 set 2022, 14:40

Não creio que seja a solução ideal. Poderá ser talvez a melhor solução de curto prazo, agora no longo prazo tenho muitas dúvidas.
A única razão porque o tarifário do condomínio fica mais caro é porque estamos a atravessar uma crise energética, e como tal, em muitos dos segmentos de mercado onde não há proteção da tarifa regulada, os preços aumentaram muito. No entanto, convém lembrar que isto também se aplica à ME, logo quanto mais tempo o cenário de altos preços se mantiver, maiores subidas terão as tarifas CEME, sem grande possibilidade de escapar.
Isto é algo que já se tem vindo a observar, e só não se sentiu mais devido às sucessivas reduções das TAR, mas que creio não terem margem para descer mais.

Em condições de mercados menos voláteis, carregar em BTE é garantidamente mais económico do que usar tarifas ME ou mesmo tarifas residenciais em BTN. Quanto maior o nível de tensão menor a TAR suportada, já para não falar da existência de horários de vazio e super vazio.

Responder

Voltar para “Carregamento”