Wallbox vs Carregador Portátil (com Shelly 1PM)

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
AiOGajo
Mensagens: 7
Registado: 08 jul 2022, 13:41
Data de fabrico: 01 jan 1984
Capacidade bateria: 22 Ah

Wallbox vs Carregador Portátil (com Shelly 1PM)

Mensagem por AiOGajo » 01 ago 2022, 14:07

Estou neste momento com um dilema a ver se alguém me pode ajudar:

Ando a pedir cotações para a instalação de uma wallbox na minha garagem, pelo que tenho solicitado cotações para wallbox com wifi e com monitorização de carga para evitar que o quadro eletrifico dispare nas alturas em que existe mais utilização.

Os preços não diferem muito uns dos outros com a wallbox simples de 7.4kW a ser a solução mais barata, embora pretenda uma solução com wifi e proteção de consumos com um acréscimo de cerca de 30%.

No entanto estive a ver carregadores portáteis e lembrei-me de utilizar um em conjunto com um shelly 1PM (16A) + Shelly EM para controlo e monitorização da carga do veículo. Assim nas horas que fosse registado maior consumo o shelly 1PM desligaria a tomada voltado à normalidade nas horas mais livres.

É viável um sistema destes uma vez que os carregadores portáteis, monofásicos são precisamente a 16A também?

Ou então reduzir a potência do carregador para 12A mas fico na dúvida se esta solução será a mais eficiente.


Obrigado.

Obs: Apesar de só carregar no máximo a 3.7kW com a instalação que tenho atualmente (6.9kVa, monofásico) pretendia adquirir um equipamento superior caso no futuro necessite de aumentar a potência contratada e não voltar a ter que comprar novo equipamento.

Responder

Voltar para “Carregamento”