Carregamento em garagem

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por cfvp » 01 jul 2022, 15:50

Olá outra vez. Fui ver outro apartamento, mas este tem lugar de garagem e à frente tem um arrumo com uma tomada elétrica. Do que vi, deduzo que a tomada esteja ligada ao apartamento e que seja possível carregar a 10A. Alguém sabe se consigo confirmar isto sozinho ou se é necessário ir lá com algum eletricista?
Obrigado.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por BrunoAlves » 01 jul 2022, 16:43

Consegues. Leva um telemóvel, um carregador de telemóvel (ou outra carga qualquer) e outra pessoa, mete o telemóvel a carregar (ou a outra carga qualquer) e deixa a outra pessoa junto a ele.
Vai ao apartamento e desliga todos os disjuntores (um de cada vez) enquanto falas com a outra pessoa. Se conseguires desligar e ligar o carregamento a partir do apartamento, está ligado lá. Depois tira uma foto ao disjuntor que encontraste e mostra-nos ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por cfvp » 01 jul 2022, 17:01

BrunoAlves Escreveu:
01 jul 2022, 16:43
Consegues. Leva um telemóvel, um carregador de telemóvel (ou outra carga qualquer) e outra pessoa, mete o telemóvel a carregar (ou a outra carga qualquer) e deixa a outra pessoa junto a ele.
Vai ao apartamento e desliga todos os disjuntores (um de cada vez) enquanto falas com a outra pessoa. Se conseguires desligar e ligar o carregamento a partir do apartamento, está ligado lá. Depois tira uma foto ao disjuntor que encontraste e mostra-nos ;)

Obrigado, mas o apartamento agora está sem eletricidade. :? De qualquer forma posso tirar foto ao disjuntor. Eu suspeito que é um interruptor que diz "Reserva", mas sem certezas. Do que me lembro nos interruptores grande parte dizia C16. Além disso quando tentei ligar a luz do arrumo não deu, por isso quase de certeza que está ligado ao apartamento. A parte da potência é que não tenho tanta certeza.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por BrunoAlves » 01 jul 2022, 17:50

Se tens a certeza que não tem electricidade, também dá. Enfias 2 fios na tomada (convém que tenhas MESMO a certeza que não tem electricidade :mrgreen: ) e lá em cima levas um multimetro a fazer "piiiiii piiiiii". Se apitar entre a fase "geral" (normalmente no diferencial) e o neutro, está ligado ao quadro. Depois vais desligando disjuntores até deixar de fazer "pi pi" :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por pemifer » 01 jul 2022, 18:33

Ás vezes sinto-me velho...
Cá vai...
"No meu tempo" todos os circuitos de tomadas estavam ligados a disjuntores de 16A, era do regulamento.
Fico sempre surpreendido quando alguém diz que viu uma tomada e não sabe que proteção tem...
Essa tomada apresenta sinais que foi uma tomada montada artesanalmente?
Tem razões para suspeitar que esse prédio foi feito por aldrabões e incompetentes que andaram a ligar tomadas a disjuntores inferiores a 16A?
Lá vem a velhice outra vez...
"No meu tempo" todos os circuitos de iluminação estavam ligados a disjuntores de 10A, era do regulamento.
Por isso carreguei o meu primeiro Leaf a 10A ligado a um circuito de iluminação antes de ter a minha tomada de carregamento.
Se calhar o meu prédio é o único do país em que os regulamentos foram respeitados...
Quando falo "no meu tempo" refiro-me ao final da década de 80 (1986 a 1988) quando estudei instalações elétricas e o RSIUEE (Regulamento de Segurança de Instalações de Utilização de Energia Eléctrica; se calhar já nem está em vigor)

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por cfvp » 01 jul 2022, 20:27

BrunoAlves Escreveu:
01 jul 2022, 17:50
Se tens a certeza que não tem electricidade, também dá. Enfias 2 fios na tomada (convém que tenhas MESMO a certeza que não tem electricidade :mrgreen: ) e lá em cima levas um multimetro a fazer "piiiiii piiiiii". Se apitar entre a fase "geral" (normalmente no diferencial) e o neutro, está ligado ao quadro. Depois vais desligando disjuntores até deixar de fazer "pi pi" :mrgreen:
Obrigado, é sempre bom saber estes truques. :mrgreen: Vim agora de lá, mas só vi a tua resposta agora. Não há problema, acho que dá para confiar que está ligado ao apartamento e suporta bem os 10A.
pemifer Escreveu:
01 jul 2022, 18:33
Ás vezes sinto-me velho...
Cá vai...
"No meu tempo" todos os circuitos de tomadas estavam ligados a disjuntores de 16A, era do regulamento.
Fico sempre surpreendido quando alguém diz que viu uma tomada e não sabe que proteção tem...
Essa tomada apresenta sinais que foi uma tomada montada artesanalmente?
Tem razões para suspeitar que esse prédio foi feito por aldrabões e incompetentes que andaram a ligar tomadas a disjuntores inferiores a 16A?
Lá vem a velhice outra vez...
"No meu tempo" todos os circuitos de iluminação estavam ligados a disjuntores de 10A, era do regulamento.
Por isso carreguei o meu primeiro Leaf a 10A ligado a um circuito de iluminação antes de ter a minha tomada de carregamento.
Se calhar o meu prédio é o único do país em que os regulamentos foram respeitados...
Quando falo "no meu tempo" refiro-me ao final da década de 80 (1986 a 1988) quando estudei instalações elétricas e o RSIUEE (Regulamento de Segurança de Instalações de Utilização de Energia Eléctrica; se calhar já nem está em vigor)
Obrigado. Pois entendo, mas eu como nunca estudei estes assuntos não sei. :) A tomada tem aspeto normal e o apartamento é de 2002, por isso deve estar bem feito.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por cfvp » 01 jul 2022, 22:16

Estive a tentar perceber melhor o disjuntor e de facto é estranho não haver lá nada referente ao arrumo. Será que aquilo está mesmo ligado ao condomínio?

Deixo aqui as fotos que tirei:
Imagem
Imagem
Imagem
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

LAbreu
Mensagens: 89
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por LAbreu » 01 jul 2022, 23:07

pemifer Escreveu:
01 jul 2022, 18:33
Ás vezes sinto-me velho...
Cá vai...
"No meu tempo" todos os circuitos de tomadas estavam ligados a disjuntores de 16A, era do regulamento.
Fico sempre surpreendido quando alguém diz que viu uma tomada e não sabe que proteção tem...
Essa tomada apresenta sinais que foi uma tomada montada artesanalmente?
Tem razões para suspeitar que esse prédio foi feito por aldrabões e incompetentes que andaram a ligar tomadas a disjuntores inferiores a 16A?
Lá vem a velhice outra vez...
"No meu tempo" todos os circuitos de iluminação estavam ligados a disjuntores de 10A, era do regulamento.
Por isso carreguei o meu primeiro Leaf a 10A ligado a um circuito de iluminação antes de ter a minha tomada de carregamento.
Se calhar o meu prédio é o único do país em que os regulamentos foram respeitados...
Quando falo "no meu tempo" refiro-me ao final da década de 80 (1986 a 1988) quando estudei instalações elétricas e o RSIUEE (Regulamento de Segurança de Instalações de Utilização de Energia Eléctrica; se calhar já nem está em vigor)
Atenção: O disjuntor (10 ou 16A geralmente) são postos para proteger o fio electrico de sobreaquecimento e consequente fogo! Se o fio for sujeito a uma corrente superior à que esta projectado, o mesmo sobreaquece progressivamente e pode pegar fogo.

O grande risco não é ligar um circuito de cabo de 2,5mm2 a um disjuntor de 10 A em vez de 16A. O risco é ligar um disjuntor de 20A a um cabo de 1,5mm2 (ou usar fio de 1,5mm2 para tomadas e depois por um disjuntor de 16A, que e o mais habitual de sapateiro) e depois por uma carga continua de 16A que vai provocar um incendio (ou derreter cabo).

O que interessa é a secção do cabo que leva a electricidade. E se o sapateiro que montou foi minimamente competente sabe que a um fio de 1,5 mm2 liga um disjuntor de protecção de 10A, a um de 2,5mm um de 16A e a um de 4mm2 liga um de 20A. :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por frankesousa » 01 jul 2022, 23:31

O quadro que mostra tem logo um erro com o diferencial de 300mA para tomadas, devia ser de 30mA de sensibilidade.

Efetivamente nesse quadro não parece ter nenhuma ligação à garagem.

É "desligar tudo" e ver se continua com "power" na garagem para não haver duvidas.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por rjspedition » 01 jul 2022, 23:52

A tomada está a ser alimentada com uma "repicagem" ao interruptor duplo que está ao lado? :shifty:

Se sim, é provável que esteja "pendurado" num disjuntor de iluminação, 1,5mm2, 10A. :think:

Responder

Voltar para “Carregamento”