Planeamento viagem

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Planeamento viagem

Mensagem por Shiseido » 27 abr 2022, 10:14

Com as ferias a aproximarem se tive que decidir o local das mesmas e depois de ponderar se tinha paciencia/coragem (NOT!!!) para Porto-Algarve no Mazda, decidi por algo mais "intermedio" e calhou na rifa, Setubal!

A minha questao é, para planear os locais de carregamento na ae durante a viagem, alem da ABRP existe outra app?
Ja agora alguem sabe se em todas as bombas existentes na ae (de 40/40km), todas elas tem pcrs pois como é uma vez por ano, so me interessa a rapidez de carregamento/acesso, a questao €€ neste caso nao é a prioritaria!

Obrigado.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Planeamento viagem

Mensagem por zeuz » 27 abr 2022, 10:35

Shiseido Escreveu:
27 abr 2022, 10:14
Com as ferias a aproximarem se tive que decidir o local das mesmas e depois de ponderar se tinha paciencia/coragem (NOT!!!) para Porto-Algarve no Mazda, decidi por algo mais "intermedio" e calhou na rifa, Setubal!

A minha questao é, para planear os locais de carregamento na ae durante a viagem, alem da ABRP existe outra app?
Ja agora alguem sabe se em todas as bombas existentes na ae (de 40/40km), todas elas tem pcrs pois como é uma vez por ano, so me interessa a rapidez de carregamento/acesso, a questao €€ neste caso nao é a prioritaria!

Obrigado.
Não sei se já fizeste a reserva, mas atenta que não podes levar o carro para as praias da Arrábida: https://echoboomer.pt/acesso-praias-da- ... mbro-2022/

Os transportes públicos disponibilizados costumam ser caóticos neste período.

Usar os PCN na Avenida Luísa Todi poderá ser complicado, por ocupação indevida.

Se ainda assim decidires vir, recomendo o restaurante "O Miguel" ... pelo menos era bom à uns 4 anos atrás... ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Planeamento viagem

Mensagem por BrunoAlves » 27 abr 2022, 10:37

Para ver os postos é usar a Miio, permite filtrar por potência.
Mas sim, na A1 todas as AS têm pelo menos 1 PCR ;)

Se chegas a Setúbal, chegas ao Algarve ehehehe. Tens de ter algum cuidado com os carregamentos em Setúbal (se não tiveres onde carregar na estadia) porque a coisa não é famosa. Na parte mais "interessante" só há 2 PCN bem lentos e numa zona de estacionamento muito difícil é normal estarem abusados (ainda este fds lá estive e opa mais um fumarolas a ter de se entender com as autoridades), há mais alguns postos mas podem exigir desvios.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Planeamento viagem

Mensagem por Brunus » 27 abr 2022, 10:38

O melhor será usar a app Miio para validar essas questões.

O grande problema dos PCRs e PCURs das AEs, além do preço, é a disponibilidade.

Normalmente há poucos por estação de serviço (excetuando os IONITY que são bastante caros), são 1 ou 2 por local e a probabilidade de ao chegar e ter o posto ocupado, ou inutilizado por avaria por exemplo, não é desprezível.

Há que contar com esse risco, e planear a utilização de um posto com folga suficiente na carga da bateria para permitir chegar ao seguinte em caso de necessidade.

Já agora, a melhor ferramenta para planeamento de viagens é o ABRP: https://abetterrouteplanner.com/
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Planeamento viagem

Mensagem por Shiseido » 27 abr 2022, 10:57

Bem, a reserva esta efectuada e pelo que vi o hotel tem carregamento para ves (B%B Hotel Sado) e na app miio surgem me pcrs em Palmela acho eu (nao é proximo??) e um em Steubal (mas surge a cinza).

Como referi, exclusivamente neste caso, a questao prioritaria nos carregamentos nao sera a financeira, neste caso...

Depois peço ajuda em restaurantes Sadinos ;)

Alem da distancia, acho que é mais "seguro" (pcrs) uma viagem Porto - Setubal do que Porto - Albufeira, ou estarei enganado (menos obviamente na distancia!)?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Planeamento viagem

Mensagem por BrunoAlves » 27 abr 2022, 11:00

É igual. Na A2 ou com pequenos desvios há vários PCR pelo caminho, é uma viagem tranquila, apenas ~2h a mais do que até Setúbal.
Mas também é uma zona muito bonita, vale a pena a visita ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Planeamento viagem

Mensagem por Shiseido » 27 abr 2022, 11:14

Ok, tinha uma ideia muito mais pessimista sobre a opçao Algarve.

Eu sei que ha uns anos que o transito esta cortado p a Serra da Arrabida mas presumi que os transportes publicos seriam mais pacificos (embora imagine que estejam sempre cheios no Verao!)

A outro hipotese era VN Milfontes mas la esta, achei menos arriscado Setubal.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Planeamento viagem

Mensagem por rimsilva » 27 abr 2022, 11:29

Shiseido Escreveu:
27 abr 2022, 10:57
Bem, a reserva esta efectuada e pelo que vi o hotel tem carregamento para ves (B%B Hotel Sado) e na app miio surgem me pcrs em Palmela acho eu (nao é proximo??) e um em Steubal (mas surge a cinza).
Tem 4 Destination chargers da Tesla, carreguei lá o ano passado no regresso das férias, IMPECÁVEL. É aproveitar para atestar e seguir viagem de forma descansada.

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Planeamento viagem

Mensagem por Shiseido » 27 abr 2022, 11:40

sim, surge me um no simulador da viagem mas o meu "deposito cheio" em ae so deve dar para uns miseros 100km... :lol: :lol:

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Planeamento viagem

Mensagem por FiwiPITO » 27 abr 2022, 11:56

Porque não vai por a Nacional, Eu quando fiz Gondomar - Santarém fui por a Nacional, Fiz Gondomar - Coimbra, e depois Coimbra - Santarém...Poupa nas Portagens.

O Meu leaf de 24kWh só tinha 18 disponíveis por isso fazia bem.

viewtopic.php?f=56&t=7234&start=130
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Responder

Voltar para “Carregamento”