Planeamento viagem

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Planeamento viagem

Mensagem por BrunoAlves » 27 abr 2022, 12:02

FiwiPITO Escreveu:
27 abr 2022, 11:56
Porque não vai por a Nacional,
Também concordo. Se a autonomia em AE é baixa isso já implica mais paragens e tempo de carregamento. Pode valer a pena substituir pelo menos alguns troços por nacional, a maioria do IC2 faz-se bem até Coimbra, de Coimbra para sul também e há já bons pontos de carga estratégicos para isso (Mealhada e Leiria - BP - por exemplo são "desvio 0").
Só recomendava AE na ligação de Aveiras à A2/IC1 porque esse sim é um bocado mais chato e demorado. O IC1 para sul também se faz muito bem, inclusivamente no verão não é incomum demorar-se o mesmo tempo a fazer a A2 que o IC1.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Planeamento viagem

Mensagem por Shiseido » 27 abr 2022, 12:03

Porque sinceramente nao tenho paciencia por ex para ir na Ae a 100kmh, deslocar me numa estrada nacional tantos km nao é comportavel (fiz +- isso porque me perdi em 2009 a ir para o Algarve e nunca mais!!).
;)

No entanto se por algum motivo decidisse experimentar um pouco a viagem na nacional, aconselhavam me a ir ate Aveiras e depois aí entrar na Ae??
Última edição por Shiseido em 27 abr 2022, 12:16, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Planeamento viagem

Mensagem por BrunoAlves » 27 abr 2022, 12:15

Se fores em AE mais rapidamente e tiveres de parar o dobro das vezes, a velocidade média é igual :mrgreen:
Mas sim, os hábitos de viagem são de cada um. São opções. Eu quando fui no Leaf a Monte Gordo e demorei 14h a chegar foi giro, agora nem pensar em semelhante aventura :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Planeamento viagem

Mensagem por FiwiPITO » 27 abr 2022, 14:06

Eu tb tenho esse problema da AE, adoro andar na AE, mas tenho tentado mudar os hábitos, até porque poupo uns trocos valentes, esta ultima viagem que fiz Gondomar - Algarve agora com o KIA, aproveitei para passear na N2 a partir de Fátima, mas sou sincero também não tenho muita paciência, mas tenho que tentar "ganhar" um bocado de paciência e olhar tb para a carteira e aproveitar para ver e mostrar o nosso lindo Portugal ao meu mais pequeno que tem 6 anos...e desde os 4 que as viagens são limitadas por causa do covid 19.

Na altura fui por a Nacional mesmo porque para ir na AE a 100km/h ou ir passear na Nacional preferi castigar menos o carro, até porque se tiver que parar de 100 em 100 kms o preço dos Carregamentos + Portagens já dá para dormir mais um dia fora de casa, ou pagar o tacho :mrgreen:

NOTA: Eu tb tinha um Leaf de 24kWh, por isso tinha que para na AE +/- de 80 em 80 kms e não me podia esticar muito, e a Mealhada na Altura não tinha Posto, agora já é mais tranquilo, todas já têm Posto, ou até Postos, no fundo é tudo uma questão de Contas e Paciência, entre passar o dia andar de carro, ou parar de hora a hora para carregar durante 30mn pelo menos :think:

Cumps,

Fiwi.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Planeamento viagem

Mensagem por Shiseido » 27 abr 2022, 14:31

FiwiPITO Escreveu:
27 abr 2022, 14:06

Na altura fui por a Nacional mesmo porque para ir na AE a 100km/h ou ir passear na Nacional preferi castigar menos o carro, até porque se tiver que parar de 100 em 100 kms o preço dos Carregamentos + Portagens já dá para dormir mais um dia fora de casa, ou pagar o tacho :mrgreen:

A questao é que no meu caso ir a 100kmh na ae nao é viavel.

Ainda este domingo fui a Alijo e a velocidade no cruise control (nao uso sempre pois acho demasiado "filtrante") é sempre 120 e passados uns km começo a "stressar" e la tenho que colocar nos 129/130/131 :D , claro que Porto-Vila real leva me 70% da bateria, mas ir a 100 nao consigo e nem quero (ir a 100 com cruise control so me falta uma musica de embalar.... :lol: )

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Planeamento viagem

Mensagem por zeuz » 27 abr 2022, 14:42

Shiseido Escreveu:
27 abr 2022, 10:57
Bem, a reserva esta efectuada e pelo que vi o hotel tem carregamento para ves (B%B Hotel Sado) e na app miio surgem me pcrs em Palmela acho eu (nao é proximo??) e um em Steubal (mas surge a cinza).
Devem ser os PCR na área de serviço de Palmela (A2)... nada prático ir de Setúbal lá de propósito para carregar... :?
Shiseido Escreveu:
27 abr 2022, 11:14
Eu sei que ha uns anos que o transito esta cortado p a Serra da Arrabida mas presumi que os transportes publicos seriam mais pacificos (embora imagine que estejam sempre cheios no Verao!)
Não sendo possível usar o carro, estão sempre cheios, principalmente aqueles autocarros que partem às horas mais convenientes para a maioria.

Eu houve um ano que saía de Lisboa e ía directo a Alberquel, chegando à praia às ~18:00h (criança de 4 anos). Era tranquilo estacionar e estender a toalha. Depois por volta das 20:00h saía e parava para jantar num dos restaurantes virados para a frente ribeirinha (ligava a fazer reserva antes de sair da praia).
Shiseido Escreveu:
27 abr 2022, 11:14
A outro hipotese era VN Milfontes mas la esta, achei menos arriscado Setubal.
Tal como o Algarve, está cheia no Verão... :hand:
Shiseido Escreveu:
27 abr 2022, 12:03
Porque sinceramente nao tenho paciencia por ex para ir na Ae a 100kmh, deslocar me numa estrada nacional tantos km nao é comportavel (fiz +- isso porque me perdi em 2009 a ir para o Algarve e nunca mais!!).
;)
O que te estamos a dizer é que para ires a 100km/h pela AE, mais vale ires a essa velocidade, ou quase, pela EN... ficas com mais alternativas para carregar (PCN e PCR)! ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Planeamento viagem

Mensagem por Shiseido » 27 abr 2022, 14:48

zeuz Escreveu:
27 abr 2022, 14:42

O que te estamos a dizer é que para ires a 100km/h pela AE, mais vale ires a essa velocidade, ou quase, pela EN... ficas com mais alternativas para carregar (PCN e PCR)! ;)
A questao é essa, nao vou a 100 na ae... ;)

Mas como referi anteriormente, no caso de experimentar um pouco de nacional, o aconselhavel sera fazer Porto-Aveiras na nacional e depois entrar na ae??

Sim, o pcr é em Palmela no entanto tenho carregamento no hotel (para Teslas e hibrido(nao sei qual o significado)) , mas Setubal/Palmela nao sao "meia duzia de km"??

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Planeamento viagem

Mensagem por rnlcarlov » 27 abr 2022, 15:10

A minha experiência em ir em nacional entre Pombal e Aveiras é que é bastante mais demorado. Há várias zonas com limitação de velocidade bem abaixo dos 90km/h, já para não falar nos camiões e zonas de traço contínuo. Desde então fui sempre com o meu C-zero pela AE a 100km/h.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Planeamento viagem

Mensagem por zeuz » 27 abr 2022, 17:11

Shiseido Escreveu:
27 abr 2022, 14:48
Mas como referi anteriormente, no caso de experimentar um pouco de nacional, o aconselhavel sera fazer Porto-Aveiras na nacional e depois entrar na ae??
rnlcarlov Escreveu:
27 abr 2022, 15:10
A minha experiência em ir em nacional entre Pombal e Aveiras é que é bastante mais demorado. Há várias zonas com limitação de velocidade bem abaixo dos 90km/h, já para não falar nos camiões e zonas de traço contínuo. Desde então fui sempre com o meu C-zero pela AE a 100km/h.
Sim, a parte entre Aveiras e Lisboa é ruim de se fazer pela EN, porque passas por várias povoações, estradas secundárias, cruzamentos, entroncamentos, semáforos, rotundas, enfim, o pacote completo! :D

Entre Pombal e Aveiras o mais chato é o que @rnlcarlov descreve, mas o percurso é "directo".

Basicamente :

A ) chegas à zona de Santarém e passas o rio Tejo pela ponte Salgueiro Maia, continuando em direcção a Alcochete, para depois dessa zona continuares em direcção a Setúbal (por AE ou por EN);

B ) chegas à zona de Vila Franca de Xira e passas o rio Tejo pela ponte Marechal Carmona, continuando em direcção a Alcochete, para depois dessa zona continuares em direcção a Setúbal (por AE ou por EN);

C ) chegas a Lisboa e passas o rio Tejo pela ponte Vasco da Gama, continuando em direcção a Setúbal (por AE ou por EN);

Pela A12 vais directo a Setúbal.

Pela EN, apartir da zona de Alcochete/Montijo tens várias alternativas para chegar a Setúbal ( exemplo : sair da A12 em Pinhal Novo e seguir por Palmela em direcção a Setúbal ).
Shiseido Escreveu:
27 abr 2022, 14:48
Sim, o pcr é em Palmela no entanto tenho carregamento no hotel (para Teslas e hibrido(nao sei qual o significado)) , mas Setubal/Palmela nao sao "meia duzia de km"??
Para ires de Setúbal a Palmela pela estrada nacional tens que sair da cidade e subir em direcção a Palmela.
A elevação não é muita, mas é a subir... se quiseres ir ao Castelo de Palmela, garantidamente vais subir! :D

Para ires de Setúbal a Palmela pela auto-estrada é saíres da cidade por onde chegaste vindo da A12 e fazeres uns 15km em direcção à ponte 25 de Abril (A2). A área de serviço, onde está o PCR, é depois da saída da AE para Palmela, pelo que depois terás que continuar caminho até à saída seguinte, Barreiro, e voltar para trás. Entre Setúbal e o Barreiro distam ~40km... :roll: ...para fazeres o percurso ao contrário, garantindo que passas pelo PCR da área de serviço, tens que entrar na A2 em Coina (Barreiro)... :roll:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Planeamento viagem

Mensagem por Shiseido » 28 abr 2022, 11:16

ok, obrigado.

No ABRP aconselha me a parar em Estarreja-Mealhada-Leiria e Azambuja, depois daqui a uns meses conto as peripecias... :D

Ps, restaurantes bb´s na zona e ja agora, ha algo de comida alentejana?? :whistle:

Responder

Voltar para “Carregamento”