Cartões CEME perdidos

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Cartões CEME perdidos

Mensagem por BrunoAlves » 03 fev 2022, 14:40

Surgiu hoje num grupo do FB (privado) uma situação que já deve ter surgido na mente da maioria:
O colega fez um carregamento algures em Dezembro com um cartão CEME "x". Não voltou a precisar dele, não se apercebeu que o tinha perdido provavelmente nesse dia.
Entretanto recebe a fatura de Dezembro (algures em Janeiro, não precisou) e apercebe-se que tem muitos carregamentos que não fez.
O CEME "x" não consegue cancelar o cartão imediatamente e por telefone, tem um departamento próprio que irá contactar mais tarde (???)
Não sabem dizer quais os valores em dívida de Janeiro porque a fatura ainda não foi lançada.

Fica o meu conselho: fugir dos CEME que não têm apps com monitorização do carregamento e que não enviam a fatura imediatamente após o final de cada carregamento. Ou usar uma redes "ilegais" que por aí andam, nesses casos essas facilidades já estão garantidas à partida :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por rimsilva » 03 fev 2022, 14:50

Além disso é aconselhavel cancelar a autorização de débito direto, assim que o cartão é perdido, pode não resolver todos os males, mas ajuda.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por Nonnus » 03 fev 2022, 15:10

A culpa de isso acontecer é do utilizador. Sempre disseram que era cartão único (um, apenas um). O zé tuga é que gosta sempre de inventar e ter dois ou três cartões. Isso das facturas aparecerem passado um mês o modelo permite. :doh:
BrunoAlves Escreveu:
03 fev 2022, 14:40
O CEME "x" não consegue cancelar o cartão imediatamente e por telefone, tem um departamento próprio que irá contactar mais tarde (???)
Não sabem dizer quais os valores em dívida de Janeiro porque a fatura ainda não foi lançada.
Se não é por telefone é como? Presencialmente acompanhado pelo avô? Estão sempre a comparar o Cartão único a rede multibanco (sibs) no entanto conseguimos cancelar um cartão de credito ou debito por telefone. :think:

Estamos na fase 1 e a fase 1 ainda não permite a EGME no final de cada mês facultar esses dados ao CEME. Talvez na fase 2...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por BrunoFonseca » 03 fev 2022, 17:00

Confundir o modelo com o modo de actuação dos players...
E ainda a (des)responsabilização do utilizador.
Pessoalmente, se eu estivesse na situação referida, enviaria um mail para para o CEME a solicitar a anulação do cartão.
Depois há duas hipoteses, ou o cartão está ou não está a ser usado por terceiros, e se estiver passa a ser caso de policia, pelo que deverá ser efectuada uma queixa às entidades competentes.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por Nonnus » 03 fev 2022, 17:35

Como se costuma dizer, "com o mal dos outros podemos todos bem". Quando é connosco é que damos valor a simplicidade como se consegue resolver as coisas. :whistle:

Então explica-me lá á nós todos como é que o modelo não tem influência neste caso?

Modelo obriga(va) contracto com CEME, o modelo obriga(va) o uso de um cartão, o modelo tem uma EGME que gere os carregamentos que por sua vez faculta a informação ao CEME.

Se me conseguires explicar como a perca de um cartão que nos foi imposto para pudermos carregar não tem nada a ver com o modelo ficava agradecido.

Vê la não caías no erro de certas pessoas que escrevem textos com
alguém no FB Escreveu:"com 21 parágrafos, com alíneas e sub alíneas, com um diagrama a ajudar, depois diz, com aparente incredulidade: "Mas como é que vocês dizem que isto não é simples?"
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por rimsilva » 03 fev 2022, 17:48

BrunoFonseca Escreveu:
03 fev 2022, 17:00
Confundir o modelo com o modo de actuação dos players...
E ainda a (des)responsabilização do utilizador.
Pessoalmente, se eu estivesse na situação referida, enviaria um mail para para o CEME a solicitar a anulação do cartão.
Depois há duas hipoteses, ou o cartão está ou não está a ser usado por terceiros, e se estiver passa a ser caso de policia, pelo que deverá ser efectuada uma queixa às entidades competentes.
Naturalmente que foi uma brincadeira, assim como que quase apetece perguntar: modelo? Qual modelo?

Eu até me atreveria a dizer que não existe é modelo nenhum, tal é m***** de ME que temos em Portugal... A unica condicionante e que dá origem ao tal "modelo" é o facto de ter existir CEME + OPC para que um posto esteja funcional em Portugal, tudo o resto são básicamente procedimentos para operacionalizar uma rede que liga todos os postos de forma centralizada.

Se ainda não estivessemos numa fase em que não existe uma verdadeiro mercado concorrêncial (uma vez que a rede é deficitária e desequilibrada), diria que este "modelo" influênciou a súbida abrupta dos preços dos carregamentos.
Os CEMEs atualização os preços de forma a não terem prejuizo, tornando os carregamentos bem mais caros, ao passo que, se o preço fosse apenas da responsabilidade do OPC (e se tivesse a pressão da concorrência), se calhar, o OPC iria compensar parte do aumento do custo da energia com a sua margem nos carregamentos, mas assim...
Última edição por rimsilva em 03 fev 2022, 18:04, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por BrunoAlves » 03 fev 2022, 17:53

Desta vez não fui eu, mjr :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

A minha mensagem é só uma:
BrunoAlves Escreveu:
03 fev 2022, 14:40
Fica o meu conselho: fugir dos CEME que não têm apps com monitorização do carregamento e que não enviam a fatura imediatamente após o final de cada carregamento. Ou usar uma redes "ilegais" que por aí andam
O atraso tecnológico é inaceitável. Eu cancelei os meus contratos todos com quem não tem app. Abomino o modelo, mas é o que temos e todos temos de o gramar. Quem se mexe nele tem de o fazer nas melhores condições. Claro que eu carrego pontualmente e posso dar-me a este "luxo", mas fiz.
Um dos que cancelei foi este "X".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por BrunoFonseca » 03 fev 2022, 18:03

Nonnus Escreveu:
03 fev 2022, 17:35
Como se costuma dizer, "com o mal dos outros podemos todos bem". Quando é connosco é que damos valor a simplicidade como se consegue resolver as coisas. :whistle:

Então explica-me lá á nós todos como é que o modelo não tem influência neste caso?

Modelo obriga(va) contracto com CEME, o modelo obriga(va) o uso de um cartão, o modelo tem uma EGME que gere os carregamentos que por sua vez faculta a informação ao CEME.

Se me conseguires explicar como a perca de um cartão que nos foi imposto para pudermos carregar não tem nada a ver com o modelo ficava agradecido.

Vê la não caías no erro de certas pessoas que escrevem textos com
alguém no FB Escreveu:"com 21 parágrafos, com alíneas e sub alíneas, com um diagrama a ajudar, depois diz, com aparente incredulidade: "Mas como é que vocês dizem que isto não é simples?"
Respondo com uma pergunta. O que fazes se perderes um vulgo cartão de debito ou de credito? Culpas o banco?

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por Erbium » 03 fev 2022, 18:05

rimsilva Escreveu:
03 fev 2022, 14:50
Além disso é aconselhavel cancelar a autorização de débito direto, assim que o cartão é perdido, pode não resolver todos os males, mas ajuda.
Podes é com isso arranjar um problema com o operador e/ou banco... não?

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por BrunoFonseca » 03 fev 2022, 18:06

Cartoes rfid para activar postos existem por essa Europa fora. Tambem eles devem estar associados a um metodo de pagamento, certo? Mesmo sem modelo.

Responder

Voltar para “Carregamento”