Cartões CEME perdidos

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por pemifer » 04 fev 2022, 11:02

BrunoAlves Escreveu:
03 fev 2022, 20:04
@pemifer a maioria dos novos postos, daqui até à conchichina, não têm teclado. Não há como introduzir pin.
E os velhinhos efacec que tinham, era a primeira ou segunda coisa (antes ou depois do ecrã queimado) a avariar.

Não, a solução não é essa. A solução é usar operadores que tenham fatura IMEDIATA após carregamento. Porque só te "lixam" a primeira.

Eu vou dizer uma coisa, mas não digam a ninguém que fui eu que disse, ok?
O modelo permite. :mrgreen:
Claro que permite, eles tinham informação quase online dos carregamentos no site, testei isso várias vezes, mas tiraram isso, é que estava lá um desgraçado a retirar as leituras de um computador, a escreve-las em post-its e depois a escrevê-las no computador do site... já viste a canseira? E a despesa que era em post-its?
E isso de mostrar o valor do carregamento quando se termina o mesmo... muita canseira... muito trabalho... muito desgaste...
Como é que eles depois iriam mostrar o post-it dos cálculos ao cliente? Só se fosse por video chamada... que trabalheira mais cansativa...

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por rnlcarlov » 04 fev 2022, 16:45

Por acaso nesta história de perder um cartão, hoje recebi uma mensagem da Prio a dizer que excedi o plafond mensal que defini para o meu cartão, pelo que está no estado inativo.
Neste caso até há alguma proteção. Esse caso relatado mostra mesmo mau trabalho do CEME.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por cfvp » 04 fev 2022, 18:26

rnlcarlov Escreveu:
04 fev 2022, 16:45
Por acaso nesta história de perder um cartão, hoje recebi uma mensagem da Prio a dizer que excedi o plafond mensal que defini para o meu cartão, pelo que está no estado inativo.
Isso dá para fazer com qualquer CEME?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por BrunoAlves » 04 fev 2022, 19:04

Julgo que não. Aliás há uns bons meses (mais de um ano) havia malta a não conseguir carregar com cartão Prio e conseguir com outros, exactamente porque o Prio tinha atingido o máximo e esse era muito, muito baixo.
O problema na altura é que a Prio não dizia nada a ninguém, o cliente não sabia de nada e só via o erro no posto. Mau cenário.
Se agora avisam, impecável
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por FullElectric » 04 fev 2022, 22:27

nalves Escreveu:
04 fev 2022, 08:20
Com tanta tecnologia que existe á nossa volta, com tantas "mentes brilhantes" a trabalhar nos sítios certos e não conseguimos fazer uma coisa tão simples como saber em tempo real o preço de uma operação???
:D
NAH... isso de mostrar preços em tempo real é coisa de redes ilegais... Redes onde podemos saber a qualquer momento (antes, durante e final da carga) e com fatura imediatamente após o carregamento estão a ser consideradas ilegais pela Mobi.e.

Onde está a autoridade da concorrência??? onde está a ASAE?? não haverá nenhuma entidade com competência para mandar encerrar a rede que verdadeiramente está ilegal neste aspeto (a Mobi.e)?

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por BrunoFonseca » 04 fev 2022, 22:45

FullElectric Escreveu:
04 fev 2022, 22:27
nalves Escreveu:
04 fev 2022, 08:20
Com tanta tecnologia que existe á nossa volta, com tantas "mentes brilhantes" a trabalhar nos sítios certos e não conseguimos fazer uma coisa tão simples como saber em tempo real o preço de uma operação???
:D
NAH... isso de mostrar preços em tempo real é coisa de redes ilegais... Redes onde podemos saber a qualquer momento (antes, durante e final da carga) e com fatura imediatamente após o carregamento estão a ser consideradas ilegais pela Mobi.e.

Onde está a autoridade da concorrência??? onde está a ASAE?? não haverá nenhuma entidade com competência para mandar encerrar a rede que verdadeiramente está ilegal neste aspeto (a Mobi.e)?
Acha que há pouca concorrencia? Vou nomear alguns CEME e outros tantos OPC: EDP, Galp, Prio, Evaz, Miio, Charge2Go; PowerDot, EDP, Galp...

Por outro lado, também não é a Mobi.e que diz se estão ou não ilegais, mas sim os reguladores (ERSE e ENSE dependendo do caso)

É engraçado que "chama" pela a ASAE e autoridade da concorrencia, quando existem entidades que não cumprem as regras.

Faça o seguinte exercício: imagine que tem um empresa, e que para estar nesse negócio tem de obdecer a determinadas regras, que você cumpre. Agora, imagine que entra em jogo um concorrente ao seu negócio que não cumpre a lei em vigor, tirando dessa forma vantagens, mesmo que até possa entregar um melhor serviço ao consumidor.
Qual seria a sua posição?

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por FullElectric » 04 fev 2022, 23:23

Sim, existem entidades que não cumprem as leis, uma delas é a Mobi.e.
Onde estão afixados nos postos os preços que vamos pagar?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por mjr » 04 fev 2022, 23:38

Gostava que alguém indicasse onde é que no modelo (DL 90/2014) indica a obrigatoriedade de se usar um cartão RFID. Esta conclusão de que tudo o que se faz na ME para o bem ou para o mal tem a ver com o modelo já (me) cansa.

Quem não se sentir seguro com um cartão CEME porque o pode perder tem a opção de usar CEMEs que usam Apps para iniciar os carregamentos, por exemplo. Simples.

Se quiserem continuar a usar cartões mas têm medo das consequências, usem CEMEs com plafonds máximos de gastos mensais. Ou que com um simples telefonema desativam um cartão perdido. É uma questão apenas e só do CEME, e não falta concorrência neste capítulo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por BrunoFonseca » 04 fev 2022, 23:43

FullElectric Escreveu:
04 fev 2022, 23:23
Sim, existem entidades que não cumprem as leis, uma delas é a Mobi.e.
Onde estão afixados nos postos os preços que vamos pagar?
A mobie.e não é opc, logo nao tem que afixar preços, quem tem essa incumbencia sao os opc.
Começo a pensar que a implicancia com o modelo está mais relacionado com o que ouvem os outros dizer e desconhecimento do que outra coisa qualquer.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por Nonnus » 05 fev 2022, 00:39

mjr Escreveu:
04 fev 2022, 23:38
Gostava que alguém indicasse onde é que no modelo (DL 90/2014) indica a obrigatoriedade de se usar um cartão RFID. Esta conclusão de que tudo o que se faz na ME para o bem ou para o mal tem a ver com o modelo já (me) cansa.
Isto vindo de ti até me deixa assim :shock:

Parece que não te lembras que desde 2011 até a bem pouco tempo única maneira de activares um posto era por cartão. Essa coisa das apps permitirem é muito recente. Será que também estas esquecido que foi uma bandeira deste modelo o cartão único?

As apps só apareceram assim como os QR codes porque se viu que o cartão único (bandeira deste modelo) é complicar o que é simples. Será que já te esqueceste que para poderes carregar o teu VE a quando do inicio dos carregamentos foste obrigado a ter um contracto com um CEME para receberes um cartão em casa que te permitia carregar o carro?

Lá esta, o modelo permite tudo e até nem obriga a nada, não é? :violin:

Da mesma maneira que te cansa este tipo de conversa, também cansa haver certas pessoas que fazem como avestruz e não querem ver o que esta a vista da maioria, arranjado esquemas para explicar que é tudo muito simples.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Carregamento”