Cartões CEME perdidos

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por Nonnus » 03 fev 2022, 18:06

BrunoAlves Escreveu:
03 fev 2022, 17:53
Desta vez não fui eu, mjr :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Tu és como aquele amigo que te leva a experimentar droga pela primeira vez, és uma má influência. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

A minha mãe sempre me disse para me afastar de pessoas como tu. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

PS: mais logo temos de falar.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por Erbium » 03 fev 2022, 18:07

BrunoFonseca Escreveu:
03 fev 2022, 18:03
Nonnus Escreveu:
03 fev 2022, 17:35
Como se costuma dizer, "com o mal dos outros podemos todos bem". Quando é connosco é que damos valor a simplicidade como se consegue resolver as coisas. :whistle:

Então explica-me lá á nós todos como é que o modelo não tem influência neste caso?

Modelo obriga(va) contracto com CEME, o modelo obriga(va) o uso de um cartão, o modelo tem uma EGME que gere os carregamentos que por sua vez faculta a informação ao CEME.

Se me conseguires explicar como a perca de um cartão que nos foi imposto para pudermos carregar não tem nada a ver com o modelo ficava agradecido.

Vê la não caías no erro de certas pessoas que escrevem textos com
alguém no FB Escreveu:"com 21 parágrafos, com alíneas e sub alíneas, com um diagrama a ajudar, depois diz, com aparente incredulidade: "Mas como é que vocês dizem que isto não é simples?"
Respondo com uma pergunta. O que fazes se perderes um vulgo cartão de debito ou de credito? Culpas o banco?
Cancelas por telefone, se tiveres tudo conforme o que foi cobrado pelo cartão após o furto é reposto pelo seguro.
Neste caso ficas à espera que te liguem para eventualmente cancelar o cartão e no entretanto quem roubou o cartão está a carregar e tu a pagar!
É parecido, sem dúvida! :roll:

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por BrunoFonseca » 03 fev 2022, 18:10

Erbium Escreveu:
03 fev 2022, 18:07
BrunoFonseca Escreveu:
03 fev 2022, 18:03
Nonnus Escreveu:
03 fev 2022, 17:35
Como se costuma dizer, "com o mal dos outros podemos todos bem". Quando é connosco é que damos valor a simplicidade como se consegue resolver as coisas. :whistle:

Então explica-me lá á nós todos como é que o modelo não tem influência neste caso?

Modelo obriga(va) contracto com CEME, o modelo obriga(va) o uso de um cartão, o modelo tem uma EGME que gere os carregamentos que por sua vez faculta a informação ao CEME.

Se me conseguires explicar como a perca de um cartão que nos foi imposto para pudermos carregar não tem nada a ver com o modelo ficava agradecido.

Vê la não caías no erro de certas pessoas que escrevem textos com
Respondo com uma pergunta. O que fazes se perderes um vulgo cartão de debito ou de credito? Culpas o banco?
Cancelas por telefone, se tiveres tudo conforme entra o seguro e o que foi cobrado pelo cartão após o furto é reposto por um seguro.
Neste caso ficas à espera que te liguem para eventualmente cancelar o cartão e no entretanto quem roubou o cartão está a carregar e tu a pagar!
É parecido, sem dúvida! :roll:
Caramba, por isso disse que o problema está na actuação do CEME em causa e não nas caracteristicas do modelo.
Se enviar para o CEME com a queixa que fez na policia sobre o uso indevido do cartão, o CEME não lhe poderá cobrar valores posteriores aos da data da queixa.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por Nonnus » 03 fev 2022, 18:22

BrunoFonseca Escreveu:
03 fev 2022, 18:03
Respondo com uma pergunta. O que fazes se perderes um vulgo cartão de debito ou de credito? Culpas o banco?
Não, pego no telefone e peço para anular o cartão, como já aconteceu.

O problema é que tu estas a olhar para o que aconteceu (perca do cartão) e atribuis a responsabilidade ao dono do cartão, esta correcto. Eu estou a ver como o resolver que devido ao número de entidades envolvidas torna tudo mais complicado e isto é o modelo a funcionar.

Perca do cartão facto.

Tentar anular o cartão por telefone = negado.

Pedido de informação do nº de carregamentos do mês de Janeiro (estamos em fevereiro) = negado.

A e tal o roaming facilita tudo, nota-se. Quando se quer saber onde o cartão já foi usado durante o mês de janeiro não conseguem dar essa informação.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por BrunoFonseca » 03 fev 2022, 18:31

Nonnus Escreveu:
03 fev 2022, 18:22
BrunoFonseca Escreveu:
03 fev 2022, 18:03
Respondo com uma pergunta. O que fazes se perderes um vulgo cartão de debito ou de credito? Culpas o banco?
Não, pego no telefone e peço para anular o cartão, como já aconteceu.

O problema é que tu estas a olhar para o que aconteceu (perca do cartão) e atribuis a responsabilidade ao dono do cartão, esta correcto. Eu estou a ver como o resolver que devido ao número de entidades envolvidas torna tudo mais complicado e isto é o modelo a funcionar.

Perca do cartão facto.

Tentar anular o cartão por telefone = negado.

Pedido de informação do nº de carregamentos do mês de Janeiro (estamos em fevereiro) = negado.

A e tal o roaming facilita tudo, nota-se. Quando se quer saber onde o cartão já foi usado durante o mês de janeiro não conseguem dar essa informação.
Diz-me se teria um resolução diferente se estivesse num outro qq país com outro qq cartão rfid.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por rimsilva » 03 fev 2022, 19:04

Erbium Escreveu:
03 fev 2022, 18:05
rimsilva Escreveu:
03 fev 2022, 14:50
Além disso é aconselhavel cancelar a autorização de débito direto, assim que o cartão é perdido, pode não resolver todos os males, mas ajuda.
Podes é com isso arranjar um problema com o operador e/ou banco... não?
Não vejo onde, assim que pedes o cancelamento do cartão, ficando com prova disso, o passo seguinte será cancelar o débito direto.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por pemifer » 03 fev 2022, 19:06

Desculpem lá a frase feita: "eu ainda sou do tempo..." em que os cartões tinham um PIN.
Desculpem novamente a frase: "eu ainda sou do tempo..." em que no site da ??? era possivel ver os carregamentos feitos de forma quase imediata, independentemente do cartão utilizado uma vez que estavam associados pelo NIF.
Com cartões sem PIN e num modelo em que os carregamentos estão num "limbo" até recebermos a fatura, só pode acontecer isto.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por BrunoAlves » 03 fev 2022, 20:04

@pemifer a maioria dos novos postos, daqui até à conchichina, não têm teclado. Não há como introduzir pin.
E os velhinhos efacec que tinham, era a primeira ou segunda coisa (antes ou depois do ecrã queimado) a avariar.

Não, a solução não é essa. A solução é usar operadores que tenham fatura IMEDIATA após carregamento. Porque só te "lixam" a primeira.

Eu vou dizer uma coisa, mas não digam a ninguém que fui eu que disse, ok?
O modelo permite. :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por RJSC » 04 fev 2022, 01:33

Com os preços que temos em Portugal o PIN faz muita falta.
Basta perder o cartão no chão ao pé de um PCR alguém apanhar, deixar a carregar sem ligar ao tempo e 4 ou 5 horas depois quando derem pela falta do cartão já têm despesa feita acima de 50€.
Os pagamentos com cartões bancários sem PIN só são permitidos até 50€ e depois desse primeiro pagamento obrigam a utilizar PIN independente do valor.
Com os cartões da Mobilidade Elétrica Portuguesa, se alguém apanhar um no chão só nos resta rezar para que o amigo do alheio não deixe o carro no posto o dia inteiro...

nalves
Mensagens: 192
Registado: 05 ago 2021, 10:58
Data de fabrico: 10 out 2018
Capacidade bateria: 17.6KWh e 39KWh
Localização: Deserto da margem Sul

Re: Cartões CEME perdidos

Mensagem por nalves » 04 fev 2022, 08:20

Apesar de não estar muito por dentro dos carregamentos na rua, também quero deixar a "minha posta".

Faz amanhã uma semana que fiz o meu primeiro carregamento na rua.....Acho vergonhoso ainda não saber quento me custou o mesmo! A máquina onde o efetuei ao terminar não deu indicação do preço da operação, na aplicação da EDP, proprietária do cartão, continua a dizer que ainda não fiz nenhum carregamento.....
Com tanta tecnologia que existe á nossa volta, com tantas "mentes brilhantes" a trabalhar nos sítios certos e não conseguimos fazer uma coisa tão simples como saber em tempo real o preço de uma operação???

Concordo que os cartões devem ter PIN, concordo que deveríamos ter em tempo real o preço dos carregamentos e poder escolher se queríamos um talão / fatura do mesmo, em papel ou no mail!!

Existem muitas situações que parece que ficamos no seculo passado...

ainda bem que o Faísca dificilmente carregará nos postos da rua...... :dance:

Pior de tudo, é saber que perdemos o respetivo e não o conseguimos anular!!!!!!! como diz o Mendes, "É um espetáculo"!!!!!!!!! :naughty: :naughty: :naughty: :naughty: :naughty: :naughty: :naughty:

:D
Smart ForFour e Hyundai Kauai
Dá mecha nisso! :lol:

Responder

Voltar para “Carregamento”