Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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alexmol
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Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge

Mensagem por alexmol » 27 jan 2022, 20:42

https://www.switch-ev.com/news-and-even ... o15118-pnc

Muito interessante este artigo, e mais interessante ainda que alguns Operadores já estejam a implementar o Autocharge.

Resta saber se cá em Portugal, caso algum conjunto OPC+CEME o queira implementar, não irá esbarrar com a Mobi.E enquanto intermerdiário ou com o próprio modelo.

Ao ligar o carro ao carregador como é que o sistema enquanto um todo saberá qual o CEME que queremos usar? Parece-me lógico que só um CEME poderá estar associado a um carro.

Que a data deste post sirva como referência para ver se e quando esta tecnologia chegará à mobilidade eléctrica pública em Portugal.

Enquanto países como a Tailândia que realmente estão no início da mobilidade eléctricaestão a testar o Autocharge nós por cá ainda nem roaming internacional temos.
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Re: Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge

Mensagem por Nonnus » 27 jan 2022, 23:09

Grande coisa! Temos o cartão único e eles não. Também não podes querer tudo de repente, deixa lá que quando sairmos da fase 1 (da aprendizagem) vais ver o que é inovar com carregamentos por indução.
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Re: Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge

Mensagem por mjr » 27 jan 2022, 23:46

Infelizmente a grande maioria dos carros não suporta o ISO 15118, assim de cor só me lembro do Porsche Taycan e Mercedes EQS, pelo que não existe muito incentivo para os operadores (nacionais e estrangeiros) adaptarem os seus postos a este standard. Não é a Ionity que já suporta este protocolo em toda a sua rede?

Em Portugal uma possibilidade é o OPC negociar com um CEME este meio de pagamento, tal como pode colocar um QR Code ou um TPA em parceria com um CEME.
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Re: Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge

Mensagem por Brunus » 28 jan 2022, 12:38

Ainda no outro dia vi este vídeo sobre isso:

https://www.youtube.com/watch?v=o8MB_rs46q4

Pensei logo, nunca vai acontecer em PT com o "mais melhor grande" modelo do universo e quiçá da Europa. :lol:

Para uma coisa destas funcionar em PT, 3 entidades distintas têm que o suportar: CEMEs, OPCs e MOBI-E. Por isso esqueçam.

No resto do mundo, cada operador depende apenas de si para suportar, e pode-se registar a viatura nos operadores que se pretender.

Por cá ficaríamos com a viatura "agarrada" a um único CEME provavelmente.
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Re: Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge

Mensagem por BrunoAlves » 28 jan 2022, 12:51

Brunus Escreveu:
28 jan 2022, 12:38
Por cá ficaríamos com a viatura "agarrada" a um único CEME provavelmente.
Nem é essa a pior limitação.

Nesse tipo de sistema, é o posto que autentica o carro (logo, o utilizador). Poderia ser possível o posto "chamar" o CEME pré-acordado e de alguma forma a coisa acontecer. Com toda a certeza que a EGME conseguirá criar uma solução para um problema que não existe em mais lado nenhum :mrgreen:

Na minha opinião o ponto fulcral é o que diz o RME:
5 - A comunicação dos dados de carregamento dos pontos de carregamento integrados na rede de mobilidade elétrica, para efeitos de faturação, não pode conter dados que sejam suscetíveis de identificar de forma direta a pessoa singular
Ora eu entendo que o OPC não pode saber quem é o cliente que lá está ligado.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge

Mensagem por alexmol » 28 jan 2022, 14:45

BrunoAlves Escreveu:
28 jan 2022, 12:51
Na minha opinião o ponto fulcral é o que diz o RME:
5 - A comunicação dos dados de carregamento dos pontos de carregamento integrados na rede de mobilidade elétrica, para efeitos de faturação, não pode conter dados que sejam suscetíveis de identificar de forma direta a pessoa singular
Ora eu entendo que o OPC não pode saber quem é o cliente que lá está ligado.
Parece que de acordo com o RME o Autocharge fica definitivamente fora de jogo!

O ISO 15118 Plug & Charge poderá ser usado de forma a encriptar tudo, respeitando essa regra, mas nesse caso, no nosso modelo, como é que o sistema sabe qual o CEME que cada utilizador pretende sem "bisbilhotar" os dados que identificam a pessoa ?

Agora se o RME for levado mesmo à letra (e não houver pareceres de entidades a dizer o contrário) eu poderia argumentar que o dados do Autocharge na realidade identificam apenas um veículo de forma indirecta (pelo MAC address é possível saber a matrícula ou proprietário, que pode nem ser o cliente ?), os dados do Autocharge não identificam uma pessoa singular de forma directa.

Para ti esse pode parecer o ponto fulcral, para mim o ponto fulcral são as entidades extra que temos por cá.
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Re: Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge

Mensagem por BrunoAlves » 28 jan 2022, 15:27

alexmol Escreveu:
28 jan 2022, 14:45
para mim o ponto fulcral são as entidades extra que temos por cá.
Queres mesmo dizer isso a mim? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge

Mensagem por rimsilva » 28 jan 2022, 18:25

Bem, nao posso dizer que fossem todos, mas seguramente que muitos membros deste forum (ainda antes do inicio da fase comercial) já tinham percebido que o OPC serviria para investir em postos de carregamento e pouco mais, por isso o resultado está à vista.

Em Espanha que os "gurus" da ME em tanto se gabam ao dizer que estão mais atrasados do que nós, já a Easycharger também permite em alguns postos o plug&charge.

Sem tirar mérito a todo o trabalho que a miio faz, o que vemos é o alcançar de feitos, que à partida nunca deveriam se deberiam ter colocado, como é o caso dos QR codes para carregamentos ad-hoc, algo que existe há alguns anos lá por fora.

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Re: Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge

Mensagem por Nonnus » 31 jan 2022, 12:48

rimsilva Escreveu:
28 jan 2022, 18:25
Sem tirar mérito a todo o trabalho que a miio faz, o que vemos é o alcançar de feitos, que à partida nunca deveriam se deberiam ter colocado, como é o caso dos QR codes para carregamentos ad-hoc, algo que existe há alguns anos lá por fora.
Quando se andou dois anos a promover o cartão único o resultado esta a vista. Agora afinal o cartão único vale tanto como nada.

O cartão único era de tão grande simplicidade que neste momento só se pensa é como arranjar alternativas. Como disseste e simplificando a questão "algo que existe há alguns anos lá por fora".

Queríamos ser diferentes e inovadores e acabamos por criar um sistema cheio de complexidade e limitações. Mais uma vez volto a dizer, por esta altura e depois de identificados tantos problemas e limitações continuar a insistir no que temos, deve ser mesmo uma questão de orgulho.
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Re: Autocharge vs ISO 15118 Plug & Charge

Mensagem por LFN » 01 fev 2022, 10:00

Tirando alguns foruns escondidos, com alguma visibilidade alguém se queixa? Não vejo nada na imprensa ou TV.

Quem manda não carrega EVs, nem sabe o que se passa.

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