Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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rnlcarlov
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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por rnlcarlov » 22 jan 2022, 20:01

zeuz Escreveu:
22 jan 2022, 12:52
Pergunto porque gostava de perceber até que ponto um carro que carrega a 6,6kW / 7,4kW , que devem representar a maioria do nosso parque automóvel, consegue encontrar um PCN onde não fique mais caro que usar um PCR.
No meu Ioniq, PCNs de 3.7kW da Galp (0,006€/min) ficam ligeiramente mais caros que PCRs com 0,08€/min. Com a EDP e Power Dot parece que fica um pouquito mais barato. A avaliar pela tabela do Alexmol, tudo o resto é mais caro.

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zeuz
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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por zeuz » 23 jan 2022, 16:15

zeuz Escreveu:
22 jan 2022, 12:52
Não é um dos pressupostos do modelo evitar cartéis e potenciar o aparecimento de pequenos players?
BrunoAlves Escreveu:
22 jan 2022, 14:23
Comentei essa situação ontem exactamente numa conversa no FB. O mercado vai funcionar como tiver de funcionar, quando os grandes quiserem tomar conta disto tomam.
Está a ser difícil de acompanhar essa conversa, porque só as novas respostas à questão inicial aparecem destacadas. As respostas a respostas obrigam a reler os comentários desde o início, à procura de novas respostas, o que não é fácil no meio de +150 respostas.
BrunoAlves Escreveu:
22 jan 2022, 14:23
Esta divisão se entidades só vai (continuar a) ser prejudicial para o utilizador.
Comentei isso numa dessas conversas no FB. Várias entidades envolvidas só podem potenciar preços maiores e não o contrário como, à força toda, se tenta demonstrar.
BrunoAlves Escreveu:
22 jan 2022, 14:23
Em relação ao tema, as diferenças abismais devem fazer refletir sobre o caminho que se pretende para os PCN... Se não quisermos transformar o carregamento de VE no abastecimento dos fósseis com toda a gente que não tem alternativa a ter de ir a PCR, isto tem de ser repensado.
Para mim uma das maiores vantagens de um VE é ligar à ficha e ir à nossa Vida.

Deixar a carregar durante a noite será sempre complicado por causa do vandalismo, mas chegar ao restaurante, centro comercial ou loja e deixar a carregar enquanto nos ocupamos com outros assuntos é uma grande mais valia!

Infelizmente a maioria das pessoas quer continuar com o mesmo hábito que é abastecer gasolina/gasóleo/GPL: planear o dia-a-dia para passar num ponto específico de abastecimento/carregamento, esperar uns minutos, pagar e seguir caminho.

Com PCN's tão ou mais caros que os PCR, inevitavelmente condenamos os carregamentos AC a morrer!
alexmol Escreveu:
22 jan 2022, 19:43
zeuz Escreveu:
22 jan 2022, 12:52
Pergunto porque gostava de perceber até que ponto um carro que carrega a 6,6kW / 7,4kW , que devem representar a maioria do nosso parque automóvel, consegue encontrar um PCN onde não fique mais caro que usar um PCR.
Essa é uma questão interessante que merece uma tabela inteira só para si :!:
Relembra-me de volta a essa questão mais tarde, nos próximos dias vou-me dedicar à tabela dos PCR's.
Vou tentar não me esquecer, embora seja mais uma situação de ventilarmos, porque certamente que não vai dar em nada... É a Mobilidade Eléctrica! :roll:
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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por rimsilva » 24 jan 2022, 10:46

Infelizmente a mancha vermelha está a aumentar, no actual contexto do mercado energético era de esperar, para aqueles que não querem ver a influência negativa por termos de andar a contribuir para os lucros de 2 entidades privadas (CEME+OPC), vão sempre justificar os preços mais elevados com o custo da energia, o resto será desvalorizado.

A questão do VEs mais antigos sairem mais penalizados e de "mais vale carregar em PCR", apesar de no meu ponto de vista ser discutivel, sofreu uma enorme machadada, mais uma vez, pelas péssimas decisões dos Gurus da ME em Portugal, com as taxas fixas da EGME nos carregamentos, já era pouco evidente o beneficio económico de se priviligiar os PCNs (agora ainda pior).
Um VE que utilizava um posto de 3,7 ou 7,4 e pagava 0,3€/kWh, passou a pagar mais de 0,35€/kWh visto que a pouca capacidade da sua bateria, não permitiu diluir a taxa da EGME.

Uma nota em relação ao que foi dito dos CEMEs mais competitivos, pelo menos nos ultimos tempos a Iberdrola (ou a Prio) ainda conseguia superar a EDP e Galp, também não deixa de ser um grande players, no entanto mais perigoso do que ser um grande player ou não, é ser um mercado dominado por 1 ou 2, se a concorrência estiver dividada entre mais players, o consumidor vai acabar por beneficiar muito mais.

Agora algo muito importante, sobretudo nesta fase de arranque da ME (além do "nosso modelo", a sua possivel evolução, dos players do tipo continente), será o papel de alguns construtores automóveis com os seus próprio planos de carregamento!

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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por alexmol » 25 jan 2022, 18:57

Aqui fica a tabela de PCR's seguida da tabela de PCN's

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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por cfvp » 25 jan 2022, 22:21

Obrigado alexmol.
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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por alexmol » 26 jan 2022, 19:53

BrunoAlves Escreveu:
22 jan 2022, 14:23
Em relação ao tema, as diferenças abismais devem fazer refletir sobre o caminho que se pretende para os PCN... Se não quisermos transformar o carregamento de VE no abastecimento dos fósseis com toda a gente que não tem alternativa a ter de ir a PCR, isto tem de ser repensado.
Face às tabelas de preços PCN e PCR eu diria que exceptuando os casos em que por sorte o PCN perto de casa ou do trabalho seja dos concessionados a lógica será a de ir abastecer ao PCR como se vai à bomba de gasolina.
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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por cfvp » 28 abr 2022, 14:33

Devo ter encontrado o PCN mais caro de Portugal: PBL-00008. Tem activação €0,70, mais €0,04/kWh, mais €0,04/min. Dass... :shock: :lol:
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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por BrunoAlves » 28 abr 2022, 15:21

No outro dia falou-se num PCUR que também é engraçado: VNG00065 e 67
10cts/kWh + 15cts/min

E o mais estranho: parece ir tendo utilização.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por rimsilva » 29 abr 2022, 18:12

BrunoAlves Escreveu:
28 abr 2022, 15:21
No outro dia falou-se num PCUR que também é engraçado: VNG00065 e 67
10cts/kWh + 15cts/min

E o mais estranho: parece ir tendo utilização.
Ui, é aqui pelas minhas bandas :D

Já vi que são os PCUR da Repsol na A1, são os postos 66 e 67, o 65 é um PCR lá proximo.

Isto dos PCURs upa upa, é o modelo a funcionar, não tarda nada aparecem os "talões" de desconto, mas só das 00h até às 00h15min e para quem tiver um Taycan, os outros não precisam :lol:

Lasering
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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por Lasering » 04 abr 2023, 18:55

Usando este site: https://carrocarregado.pt/simular no filtro de tarifa do posto podem ligar o €/kWh normalizado e depois filtrar estações cujo €/kWh normalizado esteja entre X e Y.

Disclaimer sou o criador desse site.

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