Miio vs outros CEMEs

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Miio vs outros CEMEs

Mensagem por Nonnus » 19 mai 2022, 18:22

Esclarecimento da Daniela as reacções ao comunicado.
Daniela Simões
Olá a todos, deixo aqui mais alguns esclarecimentos adicionais: o produto que evitaria abertura de atividade não foi possível executar, legalmente.
Consultámos vários escritórios de advogados e posso assegurar-vos, com várias ideias, várias abordagens e todas todas todas elas bateram na trave. O mercado de energia é regulado de forma muito estrita.
A escolha de direcionar o produto para as empresas é porque são, precisamente, clientes que não têm qualquer problema em emitir faturas.
Talvez (e só talvez) o produto possa abranger o cliente particular, num futuro -- mas temos de colocar no contexto: o objetivo foi sempre conseguir diminuir o preço da energia não só para para o cliente que vende excedente, mas também para toda a comunidade. Uma vez que Portugal e Espanha conseguiram aprovar junto da UE a definição de um teto máximo do preço do gás, que afetará diretamente o preço da energia, pelos próximos 12 meses, o preço estará fixado e mais acessível.
Para mais acrescento que, obviamente, os clientes que vendem excedente querem vendê-lo a um preço indexado, sobrando pouca margem para que seja possível baixar o preço para toda a comunidade. Com a fixação do preço máximo do gás, o preço da venda de excedentes também não alcança mais de 0,15€/kWh como já aconteceu no passado.
Relembro que a miio não é uma empresa de energia, somos uma empresa de software que, para providenciar um serviço ao cliente final, em Portugal, temos de vender energia.
Também não é o modelo português que impõe isto? Afinal é uma maravilha, mas depois quer-se fazer algo diferente e o modelo limita. :doh:

Depois quando eu escrevo que existe hipocrisia quase que me batem, saem todos em defesa da Menina.

Já sei que alguns vão responder que mais uma vez tudo é culpa do modelo e que todas discussões vão parar ao mesmo.

Porque será?

Afinal um CEME que é CEME mas só queria ser uma empresa de software. Deixa-me pensar, o CEME existe no modelo português.

Isto também mostra que o nosso modelo facilita a entrada de qualquer empresa na ME, como alguns dizem. Vejam bem, uma empresa de software que se teve que tornar CEME e que segundo alguns colaboradores deste CEME, já o disseram em público, a maior despesa na ME está em ser CEME.

Tanta facilidade, tanta maravilha, tanta cobiça do resto do mundo quando são convidados a falar sobre o modelo nas palestras e na realidade é isto. Deixem-se andar com discursos deste tipo com tudo e com todos que está a dar bastantes frutos. :violin:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1298
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Miio vs outros CEMEs

Mensagem por frankesousa » 20 mai 2022, 08:29

Nonnus Escreveu:
19 mai 2022, 18:22
Também não é o modelo português que impõe isto? Afinal é uma maravilha, mas depois quer-se fazer algo diferente e o modelo limita. :doh:

Depois quando eu escrevo que existe hipocrisia quase que me batem, saem todos em defesa da Menina.

Já sei que alguns vão responder que mais uma vez tudo é culpa do modelo e que todas discussões vão parar ao mesmo.

Porque será?

Afinal um CEME que é CEME mas só queria ser uma empresa de software. Deixa-me pensar, o CEME existe no modelo português.

Isto também mostra que o nosso modelo facilita a entrada de qualquer empresa na ME, como alguns dizem. Vejam bem, uma empresa de software que se teve que tornar CEME e que segundo alguns colaboradores deste CEME, já o disseram em público, a maior despesa na ME está em ser CEME.

Tanta facilidade, tanta maravilha, tanta cobiça do resto do mundo quando são convidados a falar sobre o modelo nas palestras e na realidade é isto. Deixem-se andar com discursos deste tipo com tudo e com todos que está a dar bastantes frutos. :violin:
Só não percebi o porquê de estares a falar do Modelo da ME em Portugal e a tentar atacar o mesmo quando aqui só se fala do mercado energético (elétrico).

Este ultimo tem obviamente os seus defeitos também que condiciona e muito a ME, mas não vale a pena confundir os assuntos.

A limitação que se fala é no mercado elétrico, a mesma que eu tenho em conseguir vender os excedentes em casa, só sendo um "empresário" o posso fazer, parece que nem "saldo de energia" posso ter junto do meu comercializador.

Estarei errado? Não estás erradamente a apontar o dedo a ME quando esta nada tem relacionado com o assunto?
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Miio vs outros CEMEs

Mensagem por Nonnus » 20 mai 2022, 08:40

Penso que não estejas a ver o problema no seu todo.

Neste caso em concreto a miio queria fazer algo diferenciado na ME mas devido as regras da venda de energia como disseste, para ME (CEME tem de cumprir com as mesmas do mercado residencial) invalida que se possa fazer. Portanto o modelo esta a castrar (prefiro usar esta expressão em vez de estrita) a ME. O CEME existe no modelo e, o CEME é o responsável pela venda de energia.

A venda de energia para a ME devia ter regras diferenciadoras para evitar este tipo de problemas e permitir como já aqui foi falado mais que uma vez ser o OPC dono e senhor do seu negócio.

O CEME (comercializador de energia para mobilidade electrica) existe porquê? A miio queria ser só uma empresa de software da ME e teve que se tornar CEME. O CEME + OPC + EGME é o modelo da ME em Portugal.

Como vês esta tudo ligado.

A ideia da miio era uma boa ideia, mas mais uma vez como foi dito pela Daniela bateu na trave.

Se estas lembrado foi dito e reconhecido que a venda de energia para a ME esta demasiado agarrada a venda de energia para o mercado residencial. Mais uma vez a venda de energia para a ME faz parte do nosso modelo. O modelo não é só o cartão único e a mobi.e.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Giugiaro
Mensagens: 28
Registado: 14 out 2021, 18:04
Data de fabrico: 01 jan 2015
Capacidade bateria: 22kWh, SOH 98%
Localização: Valongo

Re: Miio vs outros CEMEs

Mensagem por Giugiaro » 20 mai 2022, 09:21

frankesousa Escreveu:
20 mai 2022, 08:29
A limitação que se fala é no mercado elétrico, a mesma que eu tenho em conseguir vender os excedentes em casa, só sendo um "empresário" o posso fazer, parece que nem "saldo de energia" posso ter junto do meu comercializador.
Aqui está uma coisa que me tem dado imensas dores de cabeça considerando a conjuntura de guerra.
Se há coisa que deviamos repensar completamente em Portugal é o incentivo e a forma como indivíduos podem fazer autoconsumo. Neste momento, produzir energia a mais é prejudicial para quem tem autoconsumo, em vez de ser incentivado.
Até para colmatar aqueles que, por vários motivos, não podem ter um sistema de autoconsumo, mas querem tirar partido do consumo de energias de fontes renováveis.
Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Miio vs outros CEMEs

Mensagem por rimsilva » 20 mai 2022, 14:44

Nonnus Escreveu:
20 mai 2022, 08:40

A venda de energia para a ME devia ter regras diferenciadoras para evitar este tipo de problemas e permitir como já aqui foi falado mais que uma vez ser o OPC dono e senhor do seu negócio.
Essa mudança até deveia começar logo pelo principio da "venda de energia", quem explora postos de carregamento não quer vender energia, aquilo que quer é prestar um serviço de carregamento e para isso precisa de comprar energia e não de a vender.
Nonnus Escreveu:
20 mai 2022, 08:40
O CEME (comercializador de energia para mobilidade electrica) existe porquê? A miio queria ser só uma empresa de software da ME e teve que se tornar CEME. O CEME + OPC + EGME é o modelo da ME em Portugal.
Já referi isto num outro tópico.
Mesmo com este "modelo", nenhuma empresa de software tem de se tornar CEME para operar, pode optar por isso, mas é uma decisão interna de gestão, foi a (melhor) forma que encontraram para financiar a sua atividade, tão simples quanto isso.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Miio vs outros CEMEs

Mensagem por Nonnus » 20 mai 2022, 15:36

rimsilva Escreveu:
20 mai 2022, 14:44
Já referi isto num outro tópico.
Mesmo com este "modelo", nenhuma empresa de software tem de se tornar CEME para operar, pode optar por isso, mas é uma decisão interna de gestão, foi a (melhor) forma que encontraram para financiar a sua atividade, tão simples quanto isso.
Relembro que a miio não é uma empresa de energia, somos uma empresa de software que, para providenciar um serviço ao cliente final, em Portugal, temos de vender energia.
Pois não sei, teria que ser o Rafael ou a Daniela a responder a isso.

Será que a miio podia existir como a conhecemos sem serem CEME? A mobi.e liberta a API (alguém que possa esclarecer) para qualquer "pessoa", ou será que apenas disponibiliza aos CEME´s?

A verdade é que existem muitas empresas que conseguem viver apenas com apps...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Miio vs outros CEMEs

Mensagem por rimsilva » 22 mai 2022, 16:45

Aquilo que a miio fez ou deixou de fazer, só a eles diz respeito, não preciso de ouvir as razões da miio, para saber que qualquer empresa tecnológica pode desenvolver uma atividade na ME sem ser CEME, em todo o mundo é assim.

Com a evolução que a ME está a seguir será cada vez mais fácil o surgimento de empresas deste tipo destinadas a prestar um serviço de eMSP.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Miio vs outros CEMEs

Mensagem por BrunoAlves » 01 ago 2022, 14:07

A Miio está em França!
miio.jpg
miio.jpg (74.59 KiB) Visto 1394 vezes
De um dia para o outro, acesso a mais 50.000 postos, foi mais rápido e em (muito!) maior número que em Espanha. Não só isso, ao contrário dos CPO gulosos em Espanha, em França encontram-se facilmente postos a preços BESTIAIS, mesmo operados em roaming. PCRs nos 30-40cts/kWh são muito comuns, alguns PCN abaixo dos 20cts/kWh e até gratuitos.

Com esta expansão rápida e com a qualidade da app, a Miio tem tudo para se tornar um EMSP de referência na Europa.
:clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Miio vs outros CEMEs

Mensagem por rimsilva » 01 ago 2022, 17:43

Lá está a miio a dar razão ao meu comentário anterior, de maio deste ano.

A miio a "operar" na europa numa função de eMSP, sem que para isso haja a necessidade de CEME's e afins, tudo mais claro e transparente.

Como em tudo, é importante que o negócio se massifique de forma a que isto se torne o mais comum possivel, com uma livre concorrência a proporcionar preços mais competitivos para todos.

Não será fácil crescer lá fora, porque é uma realidade já com alguns anos e varios players com experiência, neste âmbito do eMSP.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Miio vs outros CEMEs

Mensagem por alexmol » 01 ago 2022, 20:12

BrunoAlves Escreveu:
01 ago 2022, 14:07
a Miio tem tudo para se tornar um EMSP de referência na Europa.
Que mais EMSP's permitem carregar na Europa e em Portugal ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”