Interrupção no carregamento doméstico

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
ahmg
Mensagens: 9
Registado: 22 out 2021, 19:01
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Interrupção no carregamento doméstico

Mensagem por ahmg » 25 out 2021, 14:19

Boa tarde,
Gostaria que me ajudassem a esclarecer uma dúvida: se tiver a viatura à carga em casa numa tomada green up e a ficha for desligada da tomada, será que a ficha que liga ao carro se mantém bloqueada à viatura, ou desbloqueia automaticamente?
Estou a pensar colocar uma tomada no exterior (mas fica na via publica) com chave, mas tenho receio que alguém desligue o cabo da ficha e me possa roubar o cabo de carregamento. Obrigado

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Interrupção no carregamento doméstico

Mensagem por BrunoAlves » 25 out 2021, 17:46

Depende do carro. Se for como os Leaf de primeira geração com type1 podes escolher uma tranca no carro, que não é muito robusta mas quem não souber melhor também não a irá forçar. Seja como for em type1 é sempre recomendado o cadeado.

se for type2 depende do comportamento do carro e esse pode ser diferente. Regra geral, se o carro estiver trancado, o carro não destranca a tomada de carregamento. Mas é um teste que podes e deves fazer.

Alternativamente, a solução mesmo segura é um cadeado por exemplo à volta da jante, a malta das fichas type1 sem tranca no carro (por exemplo os Ampera) fazia muito isso
https://www.evcableshop.co.uk/how-to-pr ... rom-theft/
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

ahmg
Mensagens: 9
Registado: 22 out 2021, 19:01
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Interrupção no carregamento doméstico

Mensagem por ahmg » 25 out 2021, 23:30

Obrigado pela dica. Trata-se de um Citroen C4-E. Estou à espera da entrega. Depois vou testar para ver se o carro consegue bloquear o cabo.

Responder

Voltar para “Carregamento”