Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Ftomas
Mensagens: 79
Registado: 05 ago 2021, 01:03
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por Ftomas » 08 nov 2021, 17:05

pois.. isso não sei... nem aprofundei.... apenas vi esta, que não parece ser mau negócio (não havendo nada escondido!), tendo em conta o orçamento que ele tem:

LIGHT CHARGER EDP

3,7 7,4 11 22 (kW)
Indicado para moradias ou edifícios com estacionamentos em box privada.
Desde
22,00€/mês
36x s/juros. Inclui instalação.

Ver características
Equipamento:
Carregador simples, versátil e elegante, para uma utilização plug&charge em que só terá de ligar o cabo ao equipamento para iniciar o carregamento do veículo elétrico. Está disponível no modelo com tomada ou cabo T2.

Equipamento individual com uma saída. Sistema de carregamento AC até 32A trifásico (22kW).
5 metros de comprimento de cabo.
Dimensões
27x13,5x45 cm (LxPxA)
Última edição por Ftomas em 08 nov 2021, 17:06, editado 1 vez no total.

pmeireles
Mensagens: 31
Registado: 13 out 2021, 13:07
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por pmeireles » 08 nov 2021, 17:06

Um colega de trabalho partilhou comigo a instalação que fez na garagem dele e que lhe ficou por 250€, feita pelo electricista do condomínio:

Imagem

Acho que fica uma solução engraçada, já que o disjuntor, contador e tomada ficam todos dentro da caixa com chave.

Ftomas
Mensagens: 79
Registado: 05 ago 2021, 01:03
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por Ftomas » 08 nov 2021, 17:09

pmeireles Escreveu:
08 nov 2021, 17:06
Um colega de trabalho partilhou comigo a instalação que fez na garagem dele e que lhe ficou por 250€, feita pelo electricista do condomínio:

Acho que fica uma solução engraçada, já que o disjuntor, contador e tomada ficam todos dentro da caixa com chave.
Assim já é um trabalho mais simpático (€€€) :D e ficou com bom aspeto

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por rjspedition » 08 nov 2021, 18:15

pmeireles Escreveu:
08 nov 2021, 17:06
Um colega de trabalho partilhou comigo a instalação que fez na garagem dele e que lhe ficou por 250€, feita pelo electricista do condomínio:

Acho que fica uma solução engraçada, já que o disjuntor, contador e tomada ficam todos dentro da caixa com chave.
Só falta um disjuntor, que acaba por ser a parte mais barata de todo o conjunto, embora vá necessitar de um quadro ligeiramente maior.

Está em linha com a que instalei com a diferença nas tomadas, aqui a ficar no exterior e o contador em módulo dentro do quadro não visivel:
PSX_20211108_165130.jpg
A última pessoa que escreveu isso neste fórum foi o rjspedition. Pergunte-lhe quantos KM já fez o carro a combustão desde que comprou o Leaf. ;) Acontece a todos e, você não vai ser excepção. De segundo carro rapidamente vai passar a ser a primeira opção
:mrgreen: :mrgreen:

É um facto, que em termos de utilização passa rapidamente a primeiro carro.
O ICE fica para os raros casos onde levar o Leaf não é prático, ou para quando batem as saudades. :mrgreen:

pmeireles
Mensagens: 31
Registado: 13 out 2021, 13:07
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por pmeireles » 08 nov 2021, 18:33

Eh pá, desculpem a minha ignorância mas eu realmente percebo pouco de electricidade. Para mim o disjuntor era isto:

Imagem

Então se isto não é o disjuntor é o quê? Os disjuntores são estas coisas?

Imagem

Ftomas
Mensagens: 79
Registado: 05 ago 2021, 01:03
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por Ftomas » 08 nov 2021, 20:11

pmeireles Escreveu:
08 nov 2021, 18:33
Eh pá, desculpem a minha ignorância mas eu realmente percebo pouco de electricidade. Para mim o disjuntor era isto:

Imagem
São todos disjuntores... o primeiro é um disjuntor diferencial e normalmente as pessoas referem-se a ele apenas como diferencial.

da net:
Este dispositivo compara a intensidade que entra no circuito com a intensidade que sai. Se tudo estiver correto, eles devem ser os mesmos e o interruptor deve permanecer fechado, permitindo a passagem de eletricidade. Se, por exemplo, entrássemos em contato com qualquer parte da instalação e sofrêssemos uma descarga, a intensidade de saída seria menor, ativando o interruptor que cortaria a corrente.

Deve-se notar que os diferenciais incorporam um botão de teste para verificar se eles estão funcionando corretamente. Dada sua importância na proteção da vida das pessoas, é muito importante que verifiquemos se ainda estão em perfeitas condições (apertando este botão) de vez em quando.
daí chamar-se diferencial

Os outros protegem contra correntes excessivas... por exemplo na tua tomada de 16A colocares um aparelho a consumir 20a

há muitos anos nem sequer montavam diferenciais, só disjuntores daqueles e antes só fusíveis (faz um efeito idêntico)

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por rjspedition » 08 nov 2021, 20:25

Pequena correcção: a primeira posição em ambos os quadros são Interruptores Diferenciais, apenas protegem contra correntes de fuga e não contra a carga excessiva no circuito. Daí um não fazer a vez do outro. :hand:

Existem efetivamente "Disjuntores Diferenciais" mas são bastante mais raros e caros. Equipam normalmente algumas wall box de origem dado que necessitam de menos espaço, agrupando a função. ;)

Ftomas
Mensagens: 79
Registado: 05 ago 2021, 01:03
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por Ftomas » 08 nov 2021, 20:34

Eu bem disse que não era eletricista :oops: :D

pmeireles
Mensagens: 31
Registado: 13 out 2021, 13:07
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por pmeireles » 09 nov 2021, 10:02

Então, resumindo e baralhando, para fazer a coisa em condições, para carregar apenas a 10A, necessitaria de:

- Diferencial para o quadro do condomínio
- Diferencial para o quadro parcial
- Disjuntor para o quadro parcial
- Contador de consumo
- Tomada Schuko "normal"
- Armário com porta transparente e chave
- Cabo 2,5mm2 para ligação entre quadros

Se quisesse preparar a instalação para no futuro poder carregar a 16A (admitindo que o quadro do condomínio suporta) necessitaria de:

- Tomada CEE? Ou existem tomadas Schuko que suportam 16A?
- Cabo com maior secção (3,5mm2? 4mm2?)
- Diferenciais e disjuntor diferentes?

É mais ou menos isto?

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por zeuz » 09 nov 2021, 10:42

pmeireles Escreveu:
09 nov 2021, 10:02
Então, resumindo e baralhando, para fazer a coisa em condições, para carregar apenas a 10A, necessitaria de:

- Diferencial para o quadro do condomínio
- Diferencial para o quadro parcial
- Disjuntor para o quadro parcial
- Contador de consumo
- Tomada Schuko "normal"
- Armário com porta transparente e chave
- Cabo 2,5mm2 para ligação entre quadros

Se quisesse preparar a instalação para no futuro poder carregar a 16A (admitindo que o quadro do condomínio suporta) necessitaria de:

- Tomada CEE? Ou existem tomadas Schuko que suportam 16A?
- Cabo com maior secção (3,5mm2? 4mm2?)
- Diferenciais e disjuntor diferentes?

É mais ou menos isto?
Mete já cabo de 4mm2 e uma tomada CEE de 16A. ;)

Aliás, mesmo para carregar a 10A acho preferível usar uma tomada CEE 16A.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Carregamento”