Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
pmeireles
Mensagens: 31
Registado: 13 out 2021, 13:07
Data de fabrico: 01 jan 2011

Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por pmeireles » 14 out 2021, 09:13

Bom dia,

Sou novo por estas bandas e também nesta coisa dos carros eléctricos. Estou a pensar em comprar o meu primeiro carro eléctrico e, tal como muita gente, deparo-me agora com o problema de como o carregar em casa, visto que vivo num prédio antigo. Uma vez que vivo no 3º andar e o meu lugar de garagem é no piso -2, penso que está fora de questão fazer uma ligação ao quadro de minha casa, pelo que a solução suponho que seja fazer uma ligação ao quadro comum do prédio e depois acertar contas com o condomínio. Já sei que terei que me sujeitar à tarifa de eletricidade do condomínio, que não será tão vantajosa como a minha tarifa bi-horária, mas ainda assim deverá ficar mais barato do que carregar o carro nos postos públicos (para além de mais prático e confortável).

Neste momento já existe um condómino que carrega um híbrido plug-in na garagem e tem esta instalação:

Imagem

Sendo que a tomada que vêm na imagem anterior está por sua vez ligada a outra tomada que já existia na garagem, como se vê aqui (o cabo preto é o que vem da tomada da imagem anterior):

Imagem

Tenho várias questões, mas não vos quero estar a maçar com todas elas, pelo que pergunto apenas o seguinte:

1 - será que uma instalação como esta é segura?
2 - uma tomada simples como esta é suficiente para carregar um Nissan Leaf 30kwh durante a noite, sendo que o percurso diário médio são 30km?
3 - vale a pena investir numa wallbox?

Agradeço desde já a vossa colaboração!

Pedro

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por BrunoAlves » 14 out 2021, 23:04

1 - nim :mrgreen: Não é um bom princípio sem dúvida, mas se o cabo for de boa secção (2,5mm2) e a derivação na tomada estiver robusta, não tem risco de maior. No entanto não sei se as fotos evidenciam essa qualidade...

2 - mais que suficiente

3- numa primeira fase não. É experimentar a vida com o EVSE de origem e só se fizer mesmo muita falta é que podes pensar em alternativas. Não te esqueças que para uma wallbox fazer sentido tem de ter disponibilidade de potência na origem e uma instalação eléctrica adequada. Tudo isso pode ser difícil vindo do quadro dos serviços comuns.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por rjspedition » 14 out 2021, 23:12

Olá,

Para carregar um Leaf com o EVSE de origem "qualquer" tomada Schucko será suficiente, desde que cumpra os mínimos obviamente. ;)
Faço com um de 30kW cerca de 70 a 80 km diários, e o carregamento "normal" durante a noite na tomada da garagem chega e sobra para repor o gasto e adicionar mais qualquer coisa, isto apenas durante o período de "vazio".

Antes de pensar em Wallbox (para carregar mais depressa, suponho), convém analisar como se vai fazer a ligação ao quadro dos serviços comuns. Linha nova? Linha existente? Se sim, com que secção? 2,5mm2, o habitual? Não conseguirá mais do que 16Amp no limite.

1 - será que uma instalação como esta é segura?
Falta a proteção por via de disjuntor. :think:

O diferencial cumpre com os "mínimos", é recomendado que seja tipo A/HI.
Importante verificar a secção a que está feita a linha do quadro até essa tomada. Idealmente seria linha direta apenas para a tomada de carregamento e não repicagem de outras tomadas existentes.

pmeireles
Mensagens: 31
Registado: 13 out 2021, 13:07
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por pmeireles » 15 out 2021, 11:23

Obrigado pelas respostas. Já fiquei mais esclarecido!

Os entendidos que andam por aqui recomendam alguma tomada Schuko que possa ser fechada com uma chave para não ser utilizada por outros condóminos, e também algum contador que permita depois acertar as contas com o condomínio? Ou, em alternativa, algum electricista/instalador de confiança na zona do Porto (se é que é permitido fazer esse tipo de publicidade aqui no fórum), que esteja habituado a fazer este tipo de instalações?

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por pemifer » 15 out 2021, 18:25

pmeireles Escreveu:
14 out 2021, 09:13
1 - será que uma instalação como esta é segura?
Sim!
A tomada original está preparada e protegida para 16A, é só uma questão de extender a tomada.
No caso das tomadas das fotos elas nunca devem ser utilizadas em simultaneo.
Vai desligar o disjuntor.
pmeireles Escreveu:
14 out 2021, 09:13
2 - uma tomada simples como esta é suficiente para carregar um Nissan Leaf 30kwh durante a noite, sendo que o percurso diário médio são 30km?
Sim, uma tomada simples é suficiente.
O EVSE da Nissan apenas puxa 10A, o que é seguríssimo para uma tomada normal.
Atenção que se você e o seu vizinho estiverem a carregar simultaneamente em cada uma dessas tomadas das fotos, vão desligar o disjuntor.
A sua tomada não pode ficar no mesmo circuito da tomada da foto, porque a proteção normal para tomadas é 16A.
pmeireles Escreveu:
14 out 2021, 09:13
3 - vale a pena investir numa wallbox?
Não! Nunca!
Com o dinheiro que custaria a wallbox mais barata compra um EVSE portátil e configurável com muito mais funcionalidades e ainda lhe vai sobrar dinheiro.
Uma Wallbox e um EVSE portátil fazem exatamente a mesma coisa, só que a wallbox fica agarrada à parede. O EVSE portátil pode levá-lo consigo e utilizá-lo noutro sitio.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por rnlcarlov » 15 out 2021, 19:19

pmeireles Escreveu:
14 out 2021, 09:13
Uma vez que vivo no 3º andar e o meu lugar de garagem é no piso -2, penso que está fora de questão fazer uma ligação ao quadro de minha casa, pelo que a solução suponho que seja fazer uma ligação ao quadro comum do prédio e depois acertar contas com o condomínio. Já sei que terei que me sujeitar à tarifa de eletricidade do condomínio, que não será tão vantajosa como a minha tarifa bi-horária, mas ainda assim deverá ficar mais barato do que carregar o carro nos postos públicos (para além de mais prático e confortável).
Não diria que está fora de questão. Já vi relatos de instalações feitas dessas distâncias. Depende do prédio e de quem fazer a obra. Penso que o Pedro Monteiro da EVWallbox já fez umas tantas assim, pelo que me recordo de ter visto publicado. É uma questão de analisar fiabilidade e custos vs retorno.

pmeireles
Mensagens: 31
Registado: 13 out 2021, 13:07
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por pmeireles » 21 out 2021, 17:05

Com o Leaf já comprado, tal como reportado noutro post (viewtopic.php?f=8&t=8407), vem agora a fase das dúvidas!

Foi-me referido neste tópico que para fazer uma média de 30km por dia seria suficiente carregar o carro durante a noite numa tomada normal, instalada com as devidas proteções. Em termos de carga não tenho dúvida que será de facto suficiente. A questão é que no manual do Leaf diz que não é recomendável utilizar o "trickle charge" com regularidade, devendo antes optar pelo que eles chamam "normal charge", que na interpretação que eu faço do que lá está escrito envolve a utilização do cabo para carregamento nos postos públicos ligado a uma wallbox (referido no manual como home charging dock):

Imagem

Esta recomendação tem algum fundamento?

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por rnlcarlov » 21 out 2021, 17:33

Não. A única coisa que posso dizer é que não convém deixar a bateria dias a fio a 100%. Esse de não usar o EVSE para uso regular parece-me um bocado de doidos. É como a larga maioria das pessoas o usa :D

Ftomas
Mensagens: 79
Registado: 05 ago 2021, 01:03
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por Ftomas » 22 out 2021, 18:05

Repara que no manual que tens (USA) o trickle charge é a 110/120 volts, nós cá é a 230V ou seja, cá só fazes carga normal. O carregador só faz 10A ou seja 230V X 10A, dá mais ou menos os 2300kwh de carga e não os 3.3kw.

3 horas chegam para carregar para os tais 30km.... mas como é o de 30 e penso que não tem timer para 80%.

Se fosse eu... carregava até 100% no primeiro dia (carga a acabar pero da hora de saída) e depois andava vários dias até chegar perto dos 20% e carregava novamente. No meu caso como é o de 24kwh e faço 75km/dia tenho o timer das 2h até as 8h e acaba normalmente entre 6h30~7h

pmeireles
Mensagens: 31
Registado: 13 out 2021, 13:07
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por pmeireles » 22 out 2021, 22:33

Ftomas Escreveu:
22 out 2021, 18:05
3 horas chegam para carregar para os tais 30km.... mas como é o de 30 e penso que não tem timer para 80%.
O que é que queres dizer com isso do 30 não ter timer para 80%? :?:

Responder

Voltar para “Carregamento”