Shell na Noruega começa a fazer a transição

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Shell na Noruega começa a fazer a transição

Mensagem por Nonnus » 13 set 2021, 12:26



Um dia lá chegaremos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Shell na Noruega começa a fazer a transição

Mensagem por frankesousa » 13 set 2021, 14:01

O mais "estranho" é que continuo a ver bombas a serem feitas de raiz, passo por 4 no meu dia a dia, e não estão assim, nem tão pouco têm um carregador seja na cobertura ou fora dela.

É impressionante como se gastam uns milhares de € (nem sei se milhares chegam) numa bomba nova e não se instalam PCR, ou pelo menos PCN (que não tem muita lógica numa bomba)!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Shell na Noruega começa a fazer a transição

Mensagem por BrunoAlves » 13 set 2021, 14:04

Apesar de a quota mensal ser algo relevante (no ultimo mês atingiram-se 10% entre BEV e PHEV), no parque automóvel total o número de VEs ainda não é muito significativo.

Na Noruega é diferente, têm há MUITO tempo quotas mensais acima de 50%, pelo que o peso dos VE no parque automóvel total é muito significativo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Shell na Noruega começa a fazer a transição

Mensagem por mafgod » 13 set 2021, 14:11

Atualmente, abrir uma nova bomba de combustível é praticamente seguro, mesmo com o preço dos combustíveis altos, logo após a abertura tem clientes que lá vão.... e vão regularmente.
Colocar um PCR ou um PCN, numa bomba de combustível ou noutr lado, com os preços praticados atualmente, é praticamente seguro que não terá imediatamente clientes... e nem serão assim tão regulares.

Felizmente, com um VE podemos abastecer em casa, no trabalho, em todo o lado ;-)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Shell na Noruega começa a fazer a transição

Mensagem por Nonnus » 13 set 2021, 15:49

BrunoAlves Escreveu:
13 set 2021, 14:04
Na Noruega é diferente, têm há MUITO tempo quotas mensais acima de 50%, pelo que o peso dos VE no parque automóvel total é muito significativo.
E a prova disso é que abdicaram de uma das bombas para por dois PCRS. De certeza que notaram o decréscimo de afluência dos fosseis.

Lembro-me de ver algum tempo uma noticia que mostrava no Japão algumas bombas de combustíveis fechadas porque já não havia procura que justifica-se manterem-se abertas.

Espero que ainda ca estejamos todos para ver isso acontecer em Portugal. Era sinal que fazíamos a transição mais rápido do que o previsto. Com metas a pensar em 2050 ainda vamos ter muitos fosseis.
mafgod Escreveu:
13 set 2021, 14:11
Felizmente, com um VE podemos abastecer em casa, no trabalho, em todo o lado ;-)
Melhor que isso é ouvir a rádio Comercial (em casa, no carro, em todo o lado) num VE ;)
Última edição por Nonnus em 13 set 2021, 15:52, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Shell na Noruega começa a fazer a transição

Mensagem por frankesousa » 13 set 2021, 15:51

mafgod Escreveu:
13 set 2021, 14:11
Atualmente, abrir uma nova bomba de combustível é praticamente seguro, mesmo com o preço dos combustíveis altos, logo após a abertura tem clientes que lá vão.... e vão regularmente.
Colocar um PCR ou um PCN, numa bomba de combustível ou noutr lado, com os preços praticados atualmente, é praticamente seguro que não terá imediatamente clientes... e nem serão assim tão regulares.

Felizmente, com um VE podemos abastecer em casa, no trabalho, em todo o lado ;-)
Isso é verdade, mas continuo a achar que seria uma % quase insignificante no orçamento total de uma bomba, muitas já com PT dedicado e abastecidas em media tensão. Uma simples visão de futuro seria suficiente. Mas a verdade é que FELIZMENTE (e é esta a beleza da ME) os clientes não são garantidos!

Aqui está o maior problema do nosso modelo "MobiE", ganham todos os bocadinho e sobra pouco para o dono do posto, portanto parece economicamente inviável instalar postos basicamente!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Shell na Noruega começa a fazer a transição

Mensagem por rnlcarlov » 13 set 2021, 17:28

Basta ver aqui em Espanha que~há vários PCRs dos donos das areas de serviço, bem como até alguns supermercados (esclat, por exemplo). Em Portugal, os postos que ficam nos supermercados nunca são explorados por eles, apenas por OPCs como KLC ou afins.

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Shell na Noruega começa a fazer a transição

Mensagem por Nerusonu » 22 set 2021, 01:12

Nonnus Escreveu:
13 set 2021, 15:49
BrunoAlves Escreveu:
13 set 2021, 14:04
Na Noruega é diferente, têm há MUITO tempo quotas mensais acima de 50%, pelo que o peso dos VE no parque automóvel total é muito significativo.
E a prova disso é que abdicaram de uma das bombas para por dois PCRS. De certeza que notaram o decréscimo de afluência dos fosseis.

Lembro-me de ver algum tempo uma noticia que mostrava no Japão algumas bombas de combustíveis fechadas porque já não havia procura que justifica-se manterem-se abertas.

Espero que ainda ca estejamos todos para ver isso acontecer em Portugal. Era sinal que fazíamos a transição mais rápido do que o previsto. Com metas a pensar em 2050 ainda vamos ter muitos fosseis.
mafgod Escreveu:
13 set 2021, 14:11
Felizmente, com um VE podemos abastecer em casa, no trabalho, em todo o lado ;-)
Melhor que isso é ouvir a rádio Comercial (em casa, no carro, em todo o lado) num VE ;)
Bem na calçada de Carriche as duas bombas da Galp já tem PCR numa das "ilhas" onde estava a de combustível há um ano ou dois... Pena que sejam caso único que eu conheça

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Shell na Noruega começa a fazer a transição

Mensagem por rjspedition » 22 set 2021, 07:25

Há mais.

Repsol da 2a circular e da Rotunda do Relógio, só para indicar aí ao lado, são exemplos disso.

Responder

Voltar para “Carregamento”