Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por Apr » 20 mai 2021, 09:51

npires00 Escreveu:
18 mai 2021, 10:21
Assim fica a questão de que forma querem promover a utilização de veiculos eletricos?
Será um questão interessante a colocar à BMW, que raio de carros andam eles a colocar no mercado!

Como ja foi explicado ao detalhe, a viabilidade de um VE não se esgota nos preços dos carregamentos dos postos publicos mais caros. Há muitos cenários que o VE arrasa completamente qualquer alternativa. Esse BMW tem specs que eu pessoalmente não admitiria num carro chines de 1a geração.

LAbreu
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por LAbreu » 20 mai 2021, 15:42

Este titulo já parece é um jornal sensacionalista. :whistle:

Para já convem não confundir conceitos: "um PHEV não é um carro 100% electrico, e "andar a electrico" pode querer dizer muitas coisas

Quanto à pergunta: compensa andar em modo electrico num PHEV,
- a resposta é: se carregar na garagem, obvio que sim. Mas se carregar fora de casa tem de fazer contras.

Quanto à pergunta: será que continua a compensar carregar um PHEV fora de casa
- A resposta é: provavelmente não, porque o preço do Kwh equivalente vai para valores astronomicos (2, 3 e 5 vezes o que se paga em casa, que é ja de si um valor inflacionado)

Se a pergunta for: compensa comprar um 100% electico para pagar menos, mesmo que se carregue na rua
- A menos que sejam percursos exclusivos de AE (pelo maior consumo do VE), provavelmente compensa, porque mesmo um VE100% gasta uns 150-180 w/km (os mais gastadores... ha quem faça 120 w/km facilmente em nacional), que mesmo carregado a uns exurbitantes 0,4€/kwh dá 6 a 7,2€ /100km

Agora, VE 100% carregado em casa, com tarifa bi-horaria, isso é o mais proximo de andar de borla! (2-3 € /100 km a correr mal.) Até andar à boleia fica mais caro... :lol:


Isto só se coloca como questão porque até ha uns meses era a mama dos PHEV ineficientes a carregar à borla, e agora estão a ver que tem de refazer contas 8-)

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rimsilva
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por rimsilva » 20 mai 2021, 17:04

Apr Escreveu:
20 mai 2021, 09:51
npires00 Escreveu:
18 mai 2021, 10:21
Assim fica a questão de que forma querem promover a utilização de veiculos eletricos?
Será um questão interessante a colocar à BMW, que raio de carros andam eles a colocar no mercado!

Como ja foi explicado ao detalhe, a viabilidade de um VE não se esgota nos preços dos carregamentos dos postos publicos mais caros. Há muitos cenários que o VE arrasa completamente qualquer alternativa. Esse BMW tem specs que eu pessoalmente não admitiria num carro chines de 1a geração.
Em que sentido? O panorama que é apresentado por este 330e é o mesmo na maioria dos PHEV no mercado.

A unica coisa que melhorou nos ultimos tempos foi o aumento de autonomia dos BMW e Mercedes (60/70km), que são os PHEV mais vendidos no mercado, mas carregam todos a 16A (32A e CCS é extra).

Talvez as excepções possam ser os Ioniq e Prius, com baterias mais pequenas e eficientes (+-50km), mas também (julgo que) não carregam a mais de 16A.

OCasal
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por OCasal » 20 mai 2021, 19:34

LAbreu Escreveu:
20 mai 2021, 15:42
Se a pergunta for: compensa comprar um 100% electico para pagar menos, mesmo que se carregue na rua
- A menos que sejam percursos exclusivos de AE (pelo maior consumo do VE), provavelmente compensa, porque mesmo um VE100% gasta uns 150-180 w/km (os mais gastadores... ha quem faça 120 w/km facilmente em nacional), que mesmo carregado a uns exurbitantes 0,4€/kwh dá 6 a 7,2€ /100km
Os VE'S que gastam menos de 20kwh/100km são é os mais poupados, a menos que se circule com médias de 90km/h...

LAbreu
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por LAbreu » 20 mai 2021, 19:57

OCasal Escreveu:
20 mai 2021, 19:34
LAbreu Escreveu:
20 mai 2021, 15:42
Se a pergunta for: compensa comprar um 100% electico para pagar menos, mesmo que se carregue na rua
- A menos que sejam percursos exclusivos de AE (pelo maior consumo do VE), provavelmente compensa, porque mesmo um VE100% gasta uns 150-180 w/km (os mais gastadores... ha quem faça 120 w/km facilmente em nacional), que mesmo carregado a uns exurbitantes 0,4€/kwh dá 6 a 7,2€ /100km
Os VE'S que gastam menos de 20kwh/100km são é os mais poupados, a menos que se circule com médias de 90km/h...
O comum dos mortais anda a 40 km/h em media... A minha anda nos 75kmh (75% AE). Como é sempre a subir e descer, no inverno anda nos 200w/km, veráo 180 w/km.
Mais que 100 km/h e estas a andar em AE. Como referei: "a menos que sejam precursos exclusivos de AE".

Mesmo um E-tron a 90 kmh gasta 234 w/km (dados Bjorn) https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... =735351678

Agora: Exclusivo AE e SEM carregador em casa (ou Tesla + SuC proximo): gasoleo ainda é rei.

FullElectric
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por FullElectric » 20 mai 2021, 23:32

rimsilva Escreveu:
20 mai 2021, 17:04
Apr Escreveu:
20 mai 2021, 09:51
npires00 Escreveu:
18 mai 2021, 10:21
Assim fica a questão de que forma querem promover a utilização de veiculos eletricos?
Será um questão interessante a colocar à BMW, que raio de carros andam eles a colocar no mercado!

Como ja foi explicado ao detalhe, a viabilidade de um VE não se esgota nos preços dos carregamentos dos postos publicos mais caros. Há muitos cenários que o VE arrasa completamente qualquer alternativa. Esse BMW tem specs que eu pessoalmente não admitiria num carro chines de 1a geração.
Em que sentido? O panorama que é apresentado por este 330e é o mesmo na maioria dos PHEV no mercado.

A unica coisa que melhorou nos ultimos tempos foi o aumento de autonomia dos BMW e Mercedes (60/70km), que são os PHEV mais vendidos no mercado, mas carregam todos a 16A (32A e CCS é extra).

Talvez as excepções possam ser os Ioniq e Prius, com baterias mais pequenas e eficientes (+-50km), mas também (julgo que) não carregam a mais de 16A.
Olha que não... por exemplo os Mercedes PHEV, que são os maiores concorrentes desses BMW, num posto trifásico conseguem carregar a 7,4kW

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rimsilva
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por rimsilva » 21 mai 2021, 09:44

FullElectric Escreveu:
20 mai 2021, 23:32
rimsilva Escreveu:
20 mai 2021, 17:04

Em que sentido? O panorama que é apresentado por este 330e é o mesmo na maioria dos PHEV no mercado.

A unica coisa que melhorou nos ultimos tempos foi o aumento de autonomia dos BMW e Mercedes (60/70km), que são os PHEV mais vendidos no mercado, mas carregam todos a 16A (32A e CCS é extra).

Talvez as excepções possam ser os Ioniq e Prius, com baterias mais pequenas e eficientes (+-50km), mas também (julgo que) não carregam a mais de 16A.
Olha que não... por exemplo os Mercedes PHEV, que são os maiores concorrentes desses BMW, num posto trifásico conseguem carregar a 7,4kW
Eu falei nos mais vendidos e esses são na BMW o 330e (julgo) e na Mercedes os classe A, infelizmente tenho 1 em casa :lol: e o carregamento a 7,4 kW (400€) e CCS (650€) são um extra que não veio.

Mercedes PHEV a 7,4 kW de série, estamos a falar do classe C e E?

NOTA: já confirmei que o classe E vem com carregador de 7,4 kW de origem, o C penso que será igual (o novo C ainda não aparece no configurador na versão plugin).

Por isso, só mesmo o classe A é que vem de origem com o carregador a 3,7 kW.

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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por Apr » 23 mai 2021, 22:45

rimsilva Escreveu:
20 mai 2021, 17:04
Apr Escreveu:
20 mai 2021, 09:51
npires00 Escreveu:
18 mai 2021, 10:21
Assim fica a questão de que forma querem promover a utilização de veiculos eletricos?
Será um questão interessante a colocar à BMW, que raio de carros andam eles a colocar no mercado!

Como ja foi explicado ao detalhe, a viabilidade de um VE não se esgota nos preços dos carregamentos dos postos publicos mais caros. Há muitos cenários que o VE arrasa completamente qualquer alternativa. Esse BMW tem specs que eu pessoalmente não admitiria num carro chines de 1a geração.
Em que sentido? O panorama que é apresentado por este 330e é o mesmo na maioria dos PHEV no mercado.

A unica coisa que melhorou nos ultimos tempos foi o aumento de autonomia dos BMW e Mercedes (60/70km), que são os PHEV mais vendidos no mercado, mas carregam todos a 16A (32A e CCS é extra).

Talvez as excepções possam ser os Ioniq e Prius, com baterias mais pequenas e eficientes (+-50km), mas também (julgo que) não carregam a mais de 16A.
Olá rimsilva, não é por todos serem assim que é desculpa para este também ser. 12kWh brutos com 3,6kW de carregamento é pior que o ampera de ha 10 anos.
Não sei muito sobre PHEVS sinceramente é um tipo de carro de transição que na minha opinião deixou de fazer sentido ha muito tempo atrás. Não creio que representa a "mobilidade eletrica" nos dias que correm, e foi por isso que comentei.

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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por Nonnus » 24 mai 2021, 09:14

O autor do tópico já cá andou no fórum e não comentou as nossas respostas! Provavelmente não gostou do que dissemos. Era interessante ter o feedback de proprietários de carros como estes para percebermos o que os levou a comprar este tipo de carro.

Na minha opinião falta de conhecimento do que são e como funcionam a quando da compra. Iludidos por markting e vendedores que o único interesse é pôr carros na rua.

Espero que tenhamos contribuído para o despertar de um problema, e tenhamos conseguido pelo menos mostrar, que sim, continua a compensar andar em modo elétrico. Desde que com o carro certo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
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rimsilva
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por rimsilva » 24 mai 2021, 11:05

Apr Escreveu:
23 mai 2021, 22:45
rimsilva Escreveu:
20 mai 2021, 17:04
Apr Escreveu:
20 mai 2021, 09:51


Será um questão interessante a colocar à BMW, que raio de carros andam eles a colocar no mercado!

Como ja foi explicado ao detalhe, a viabilidade de um VE não se esgota nos preços dos carregamentos dos postos publicos mais caros. Há muitos cenários que o VE arrasa completamente qualquer alternativa. Esse BMW tem specs que eu pessoalmente não admitiria num carro chines de 1a geração.
Em que sentido? O panorama que é apresentado por este 330e é o mesmo na maioria dos PHEV no mercado.

A unica coisa que melhorou nos ultimos tempos foi o aumento de autonomia dos BMW e Mercedes (60/70km), que são os PHEV mais vendidos no mercado, mas carregam todos a 16A (32A e CCS é extra).

Talvez as excepções possam ser os Ioniq e Prius, com baterias mais pequenas e eficientes (+-50km), mas também (julgo que) não carregam a mais de 16A.
Olá rimsilva, não é por todos serem assim que é desculpa para este também ser. 12kWh brutos com 3,6kW de carregamento é pior que o ampera de ha 10 anos.
Não sei muito sobre PHEVS sinceramente é um tipo de carro de transição que na minha opinião deixou de fazer sentido ha muito tempo atrás. Não creio que representa a "mobilidade eletrica" nos dias que correm, e foi por isso que comentei.
Claro que não, eu também não tenho duvidas da pouca evolução e margem de manobra dos PHEV, os REX já são uma realidade bem distinta, mas mesmo assim hoje em dia, só em casos pontuais podem ser melhor solução do que um BEV.

Os PHEV hoje em dia são uma grande ameaça (atraso) na evolução da ME, apesar da iniciativa do PAN ter sido positiva, os efeitos praticos são quase nulos, os construtores estão a usar os incentivos para continuar a vendar o mais possivel de motores a combustão.

Não percebo como se olha para as vendas em Portugal sem perceber esta realidade... mas pronto estou totalmente off-Topic :D

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