Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por RJSC » 14 mai 2021, 23:46

Está aqui um ponto válido: praticamente nenhuma máquina de vending emite fatura, portanto os postos também poderiam não emitir.
A lei diz que estão isentas de fatura:
Transmissões de bens efetuadas através de aparelhos de distribuição automática que não permitam a emissão de fatura."
Decreto-Lei n.º 102/2008

Mas se podemos considerar a eletricidade como "bem" já não tenho a certeza.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por BrunoAlves » 15 mai 2021, 00:32

Acho um pouco mais complexo, até porque há interesse (sobretudo das empresas) em ter esse custo devidamente registado.
Ou seja, caso essa possibilidade legal existisse, seria do interesse de boa parte dos utilizadores? Acho que não.

Agora, introduzir o NIF no ecrã do posto? Mais uma vez, McDonald's? Num equipamento que tem acesso à Internet permanente, pode perfeitamente ter um ecrã táctil e por aí fora, acho a questão do papel totalmente secundária.

E há outra questão: ter cartão bancário de forma nenhuma invalida que se usem apps e rfid, contratos com descontos e afins. Naquele vídeo do Fully Charged em Inglaterra existem, além dos 3 tipos de cartão, uns "pay" virtuais.
A tecnologia existe e está aí. É querer caminhar no sentido dela.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por mjr » 15 mai 2021, 09:26

Sem dúvida que a fatura pode ser enviado por e-mail (e se eu não quiser dar o meu e-mail, por exemplo?) e fazer essas coisas todas que fazem no Mac, e em bombas de combustível automáticas, que BTW imprimem diretamente as faturas no local. Para enviar apenas por mail/telefone/whatever não sei se a CNPD aprovaria uma coisa dessas.

Mas tudo isto tem um custo elevado de desenvolvimento e em hardware à medida, o que é uma forte barreira à entrada e um custo a amortizar.

Ora bolas, nem a Ionity que cobra uma obscenidade por cada carregamento tem TPAs (em toda a Europa). Precisa do apoio dos consultores cá da casa, pois aparentemente é muito simples de implementar.

Com a maturação do mercado a minha visão é que nos PCURs se torne economicamente racional introduzir esses tipos de pagamento, embora eu preferisse algo mais simples tipo os pagamentos contactless, sem ter de introduzir PIN.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por BrunoAlves » 15 mai 2021, 10:05

mjr Escreveu:
15 mai 2021, 09:26
Precisa do apoio dos consultores cá da casa, pois aparentemente é muito simples de implementar.
E cobramos barato como toda a gente sabe :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

A ionity tem zero interesse em ter TPA nos seus postos. É uma rede orientada aos seus clientes, com mecanismos próprios de acesso e cobrança. Têm um backoffice Europeu onde centram as operações (à la Tesla), é assim que funciona idealmente para eles. TPA, MobiE e afins são camadas adicionais de complexidade que lhes interessam bola. Irão implementá-lo onde e quando forem obrigados.
Só redes que nasçam já a pensar em ser universais (mais uma vez o vídeo do Fully Charged) é que vão apostar desde logo nesta possibilidade. Ou onde sejam obrigados a fazê-lo.

Até agora era o custo da operação do multibanco que limitativo à sua utilização. Já vimos que o custo da EGME é muitas ordens de grandeza superior ao custo do multibanco.
(ah, e não esquecer os MILHÕES que custa ao erário público)
mjr Escreveu:
15 mai 2021, 09:26
Para enviar apenas por mail/telefone/whatever não sei se a CNPD aprovaria uma coisa dessas.
Querendo, arranjamos sempre mais um problema. Como é eu faço agora para ter uma factura de um carregamento do meu VE sem dar um email, um número de telefone e uma morada? (vá, a morada podemos dispensar em alguns casos).
mjr Escreveu:
15 mai 2021, 09:26
Mas tudo isto tem um custo elevado de desenvolvimento e em hardware à medida, o que é uma forte barreira à entrada e um custo a amortizar.
Mais uma vez, milhões numa MobiE que... Deusmalivre :roll: Tanto investimento que se poderia ter feito...
Em relação ao hardware, parece-me que aqueles postos do vídeo do Fully Charged eram Veefil, também há cá.
Há coisa de um ano vi uma foto de um PCR Efacec que tinha pagamentos desde Visa a PayPal. Sim, a nossa Efacec.
Estou em crer que as limitações são muito mais de ordem legal (indirectamente, como o nosso excelso modelo) do que de desenvolvimento e tecnologia.
mjr Escreveu:
15 mai 2021, 09:26
embora eu preferisse algo mais simples tipo os pagamentos contactless, sem ter de introduzir PIN
Uma coisa não tem de invalidar a outra. Têm é de invalidar uma EGME e afins. Obviamente que para quem usa frequentemente carregadores públicos o operador poderá continuar a ter à disposição a tecnologia actual, cartões próprios, contratos com melhores condições, etc.
Também concordo que o rfid sem pin é muito mais confortável.
Mas entre isso e poder usar o meu cartão bancário, introduzir um NIF e um email, a diferença é pouca. E objectivamente custa 34 cêntimos por operação menos do que pagar à MobiE. E novamente, não creio que uma coisa exclua a outra.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por Nonnus » 15 mai 2021, 10:35

mjr Escreveu:
15 mai 2021, 09:26
Sem dúvida que a fatura pode ser enviado por e-mail (e se eu não quiser dar o meu e-mail, por exemplo?) e fazer essas coisas todas que fazem no Mac, e em bombas de combustível automáticas, que BTW imprimem diretamente as faturas no local. Para enviar apenas por mail/telefone/whatever não sei se a CNPD aprovaria uma coisa dessas.
Voltamos ao mesmo. Se não queres dar os teus dados, então tens de usar uma app, ou fazer um contracto com uso de um cartão (que é o que nós temos). Se achas que nada disto serve, bom, então o problema esta em ti, e não no sistema/modelo. ;)

Se na Alemanha estão a estudar o caso é porque já houve reclamações de alguns utilizadores por terem de usar apps, e querem a coisa mais simples. :idea:

Em relação as taxas dos terminais de pagamento. Na empresa onde trabalhava anteriormente quando se fechava o terminal aparecia os € que o banco cobrava. Na empresa onde trabalho actualmente quando se fecha o terminal não há cobrança por parte do banco. Não sei, mas talvez seja uma questão de negociação com os bancos. Os bancos tem mais interesse em ter os terminais que os proprietários das empresas.

Nos PCN´s isolados acho que não faz qualquer sentido a adopção deste sistema por tudo aquilo que já foi dito. Em hubs de PCN´s acho que já justificaria. Não é preciso ter um terminal em cada PCN, bastava ter um terminal e a imagem do que acontece nalgumas bombas de gasolina escolhias o PCN numero x ou y. :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por pedroribeiro » 15 mai 2021, 11:16

BrunoAlves Escreveu:
14 mai 2021, 23:11

Claro que ninguém espera que os velhinhos PCN da EFACEC possam ter esta interacção. Será um processo gradual consoante se forem introduzindo postos tecnologicamente capazes.
Oi Bruno,
o posto de pagamento pode estar facilmente ao lado do posto de carregamento e a comunicação que agora é feita com o CEME seria feita com este dispositivo.

algo assim https://www.bloomberg.com/news/articles ... o-take-off

Visto que agora em Portugal tens integração da Via Verde para pagamentos de abastecimentos de combustivel, de estacionamente e sabe-se lá que mais, eu, se fossa da VV olharia com atenção para este modelo de negocio.....
Nonnus Escreveu:
15 mai 2021, 10:35

Nos PCN´s isolados acho que não faz qualquer sentido a adopção deste sistema por tudo aquilo que já foi dito. Em hubs de PCN´s acho que já justificaria. Não é preciso ter um terminal em cada PCN, bastava ter um terminal e a imagem do que acontece nalgumas bombas de gasolina escolhias o PCN numero x ou y. :idea:
Exatamente!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por mjr » 15 mai 2021, 12:45

Como todos sabem, não é só a Ionity que não permite pagar com cartão bancário, foi só um de muitos exemplos que podia dar. (Fastned, Iberdrola, EasyCharger, Chargepoint, etc). Uma enorme maioria dos OPCs da UE não têm disponível o pagamento no local com cartão bancário, os exemplos que dão são uma pequena amostra dos postos que existem. Sim, a Efacec e outros fabricantes têm soluções completas de pagamento no local, que depois têm de ser coordenadas com a industria bancária e de billing de cada país. Não são obviamente isentas de custo para o OPC!

Como já disse, pessoalmente acho completamente desnecessário a existência de pagamento por cartão bancário no local. Hoje em dia já nem ando com cartões bancários, levanto dinheiro com MB Way e pago as compras com contacless do telemóvel. Nem entro no carro sem o smartphone, ele serve de chave! Para mim o que tem mesmo de acontecer é poder pagar no local sem ter um cartão físico e um contrato. Basta um QR Code com um link para uma App ou página Web onde possa realizar o pagamento nessa situação pontual de não ter outra maneira de pagar.

A Via Verde não se enquadra neste tipo de "alternativa" ao contrato/cartão RFID, pois ela própria implica um contrato e um hardware específico. Mais uma vez são custos para o OPC. Mas seria uma solução que me agradaria bastante, como cliente Via Verde, poder carregar só tocando num botão (usar Via Verde). Gosto ainda mais de uma solução tipo Tesla, basta encaixar a ficha no carro e já está.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por Gameiro101 » 24 mai 2021, 14:47

mjr Escreveu:
15 mai 2021, 12:45
Como todos sabem, não é só a Ionity que não permite pagar com cartão bancário, foi só um de muitos exemplos que podia dar. (Fastned, Iberdrola, EasyCharger, Chargepoint, etc). Uma enorme maioria dos OPCs da UE não têm disponível o pagamento no local com cartão bancário, os exemplos que dão são uma pequena amostra dos postos que existem. Sim, a Efacec e outros fabricantes têm soluções completas de pagamento no local, que depois têm de ser coordenadas com a industria bancária e de billing de cada país. Não são obviamente isentas de custo para o OPC!

Como já disse, pessoalmente acho completamente desnecessário a existência de pagamento por cartão bancário no local. Hoje em dia já nem ando com cartões bancários, levanto dinheiro com MB Way e pago as compras com contacless do telemóvel. Nem entro no carro sem o smartphone, ele serve de chave! Para mim o que tem mesmo de acontecer é poder pagar no local sem ter um cartão físico e um contrato. Basta um QR Code com um link para uma App ou página Web onde possa realizar o pagamento nessa situação pontual de não ter outra maneira de pagar.

A Via Verde não se enquadra neste tipo de "alternativa" ao contrato/cartão RFID, pois ela própria implica um contrato e um hardware específico. Mais uma vez são custos para o OPC. Mas seria uma solução que me agradaria bastante, como cliente Via Verde, poder carregar só tocando num botão (usar Via Verde). Gosto ainda mais de uma solução tipo Tesla, basta encaixar a ficha no carro e já está.
Este é o problema, para ti não faz falta, mas existe muita gente que não se safa assim tão bem, tenho tios que até para pagar o IMI pelo multibanco têm dificuldades, essas pessoas ficam impossibilitadas de carregar um VE sem ser em casa?

Eu safo-me bem, mas tenho um cartão da MIO à cerca de um ano, que utilizei até hoje 1 vez, e não faço ideia de quando será a proxima vez que vou utilizar, achas que faz sentido? Existem muitas situações em que o simples pagamento com MB é o mais cómodo, basta ver as dificuldades que os estrangeiros tinham em carregar em Portugal, ou quando alguem sai do pais que tem de andar a instalar apps e companhia para carregar em cada pais, não seria mais facil chegar passar o MB e está feito?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por mjr » 24 mai 2021, 22:18

Concordo que para muitas pessoas numa primeira abordagem seria mais fácil pagar com MB ou dinheiro. É algo que pode fazer sentido nos PCRs e especialmente PCUR, embora tenha necessariamente um aumento de preço associado. Ainda a semana passada discuti o assunto com um fabricante, onde se confirmou a ideia que tinha. O hardware custa aproximadamente 1000€, e depois é necessário um contrato com uma empresa que forneça o serviço, tipo a SIBS/Ingenico/etc. Valores por alto à volta de 20-30€ por mês mais a comissão por transação.

Num PCR com boa rotação acaba por ser um custo marginal e a seu tempo deverá ser obrigatório (a proposta na Alemanha é para 2023 e só para os novos postos). Já num PCN o custo do hardware é significativo, bem como a comissão mensal, o que teria um impacto no custo do serviço. Além de que normalmente estes serviços funcionam por pré-pagamento, o que pode ser complicado garantir que vamos de facto colocar a energia que pagamos no carro. Já numa área de serviço poderia ser pago no final da sessão, estilo posto de combustível.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por cfvp » 24 mai 2021, 23:49

Fora de uma área de serviço não daria para pagar depois também? Qual é a diferença?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Carregamento”