Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por Nonnus » 27 mai 2021, 19:02

BrunoAlves Escreveu:
27 mai 2021, 18:19
...era o acesso descomplicado e universal. E esse existe no formato de redes mundiais de pagamento bancário.
Já o gajo do fullycharge dizia: "its so simple".
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por rimsilva » 28 mai 2021, 10:36

BrunoAlves Escreveu:
27 mai 2021, 18:19
rimsilva Escreveu:
27 mai 2021, 17:41
Acredito também que o desejo da maioria dos utilizadores não seja usar um cartão, mas sim uma aplicação ou simplesmente ligar o cabo e carregar como nos SuCs Tesla.
Sim, mas isso é uma coisa diferente. Mesmo que venha a ser possível fazê-lo nunca será universal. A rede Tesla é uma coisa muito específica. É cómodo claro, mas vai sempre excluir uma grande fatia da população.
Se puder acontecer, óptimo. Mas a solução mais inclusiva de todas é o dinheiro. Aquilo que permite a qualquer pessoa ir de carro daqui à China, sem ter de pensar como é que pode abastecer, é o dinheiro (obviamente no formato dos cartões bancários).

O que esta nova realidade permite é eventualmente oferecer aos clientes formas mais apelativas de usar o serviço. E aí sim, contratos, apps, liga e esquece, tudo e mais alguma coisa, haja imaginação que as plataformas tecnológicas o permitirão. Mas o que devia ser a base de qualquer rede de carregamento era o acesso descomplicado e universal. E esse existe no formato de redes mundiais de pagamento bancário.
Acho que se está a exagerar um pouco, estão a querer um investimento/implementação de uma solução que está a caminhar para o desuso (numa altura em que o caminho é outro), para servir uma infima parte de utilizadores, que assim já podem incluir Portugal nas "viagens até à china", ou ficar-se apenas pelas viagens em Portugal.

Longe de mim querer defender a actual situação (sobretudo porque se anda a remendar o que já deveria estar mais do que testado e a funcionar antes de novembro de 2018), mas vejo com alguma regularidade carros estrangeiros a carregar na rede publica, por isso, não é assim tão "fechada" a utilização da rede, mas sem duvida que esse acesso poderia e deveria estar mais facilitado (lá me vem outra vez à cabeça o "modelo" e os CEMEs :evil:)

Olhando à realidade das portagens e das SCUTs, acho que ninguém quer usar um MB (eu pelo menos não), mas a diferença é que as coisas funcionam, apesar de não se ter livrado de problemas e confusões iniciais.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por BrunoAlves » 28 mai 2021, 11:11

rimsilva Escreveu:
28 mai 2021, 10:36
Olhando à realidade das portagens e das SCUTs, acho que ninguém quer usar um MB (eu pelo menos não),
A via verde trabalha exactamente pendurada num cartão de débito :mrgreen:
rimsilva Escreveu:
28 mai 2021, 10:36
mas vejo com alguma regularidade carros estrangeiros a carregar na rede publica
Agora começa a ser mais fácil. Há meio ano continuavam a ser comuns os relatos de passar a fronteira e ficar a pé.
E é o tipo de solução que faz sentido existir. Todas são soluções válidas. Mas a mais universal na minha opinião é o dinheiro.

Isto claro que foi um pau que nasceu torto. No início os fabricantes acharam que redes separadas e rfid era a melhor solução (lá está, provavelmente para evitar custos adicionais) e foi crescendo por aí.
No nosso caso, é bom relembrar que a MobiE é mais cara que os custos de operação do multibanco.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por rimsilva » 29 mai 2021, 17:16

BrunoAlves Escreveu:
28 mai 2021, 11:11
rimsilva Escreveu:
28 mai 2021, 10:36
Olhando à realidade das portagens e das SCUTs, acho que ninguém quer usar um MB (eu pelo menos não),
A via verde trabalha exactamente pendurada num cartão de débito :mrgreen:
No final, tudo acaba por ter um cartão de débito, NIB/IBAN, no caso cartão do OPC é um NIB.

Acho que o ponto fundamental será a simplicidade e rapidez na utilização do serviço. O problema na ME em Portugal não está no cartão do OPC, mas sim a montante (CEME+Contrato) e a depois a pouca fiabilidade do sistema de comunicação dos postos.

O facto de existir um terminal de MB, não iria fazer com que os problemas de carregamento deixassem de existir.
rimsilva Escreveu:
28 mai 2021, 10:36
mas vejo com alguma regularidade carros estrangeiros a carregar na rede publica
BrunoAlves Escreveu:
28 mai 2021, 11:11
Agora começa a ser mais fácil. Há meio ano continuavam a ser comuns os relatos de passar a fronteira e ficar a pé.
E é o tipo de solução que faz sentido existir. Todas são soluções válidas. Mas a mais universal na minha opinião é o dinheiro.

Isto claro que foi um pau que nasceu torto. No início os fabricantes acharam que redes separadas e rfid era a melhor solução (lá está, provavelmente para evitar custos adicionais) e foi crescendo por aí.
No nosso caso, é bom relembrar que a MobiE é mais cara que os custos de operação do multibanco.
Agora é mais fácil, porque as pessoas já estão natualmente mais alertadas para a nossa realidade.

O facto de existirem mais VEs a circular nacionais e naturalmente estrangeiros, dá essa ideia de ser mais fácil, no entanto não é de agora que vejo estrangeiros por cá (Porto).

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por BrunoAlves » 11 nov 2021, 22:54

Apareceu por estas horas no FB
IMG_20211111_172914.jpg
Até fiz zoom para se ver melhor.
IMG_20211111_214851.jpg
IMG_20211111_214851.jpg (10.54 KiB) Visto 4524 vezes
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por cfvp » 11 nov 2021, 23:00

Agora olhando para essa imagem, de facto fico a pensar para que é toda esta história dos cartões, quando temos já um cartão débito/crédito... Agora até funcionam por contactless, o que na prática seria como os cartões que temos agora.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por RJSC » 12 nov 2021, 00:29

Alguns pontos para refletir sobre o assunto:
Os postos da rede piloto tinham um teclado semelhante para introduzir pin que muitas vezes encontrei avariado.
Dispensar o teclado que tantas avarias teve é única razão válida que encontro para os postos apenas com leitor RFID, além das elevadas comissões por transação do sistema bancário que se praticavam antes da covid.
Já não se lembram dos inúmeros comerciantes que não aceitavam pagamentos por multibanco abaixo de 5€ ou 10€ por causa das comissões?
Quem sabe se os bancos / sibs não voltam a cobrar as comissões pelas transações com cartão num futuro próximo...
Pensando nas comissões, mesmo neste modelo, introduziram uma coisa semelhante com a taxa da EGME a cada carregamento, portanto, já o argumento utilizado em várias defesas públicas por parte da direção da Mobi-e falando nas comissões por transação ficou com pouco fundamento.
No entanto, com os preços que são praticados nos postos públicos neste país, começa a fazer sentido voltar a ter postos com PIN, pois é muito fácil um cartão perdido ser utilizado num carregamento apenas e o proprietário levar com uma conta superior a 50€.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por BrunoAlves » 12 nov 2021, 01:00

Em relação às comissões do MB, no início deste tópico encontrei isto.
BrunoAlves Escreveu:
14 mai 2021, 19:05
Fazendo fé nesta publicação (já antiga, não encontrei nenhuma mais recente com uma explicação tão fácil)
https://www.comparaja.pt/blog/limites-p ... multibanco

Além dos custos mensais, o custo por transacção é irrisório. 0,9% com um mínimo de 6cts.
A EGME cobra QUARENTA CÊNTIMOS. Independentemente do volume da transação.

Não vejo qualquer motivo para que isto não seja a norma. Roaming mundial :dance:
Portanto não vejo que seja por aí.

Em relação aos teclados, são postos com mais de 10 anos de diferença, estou em crer que a robustez seja diferente.
Mas mesmo em relação a isso (e noutro tema relacionado) é incrível como em praticamente todos os locais os postos continuam a não ter direito a uma singela cobertura.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por cfvp » 12 nov 2021, 10:11

Nem seria necessário teclado físico, podia ser teclado virtual, digo eu.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por mjr » 12 nov 2021, 10:51

Colocar um meio de introduzir o PIN acarreta custos e complexidade (leia-se menor fiabilidade) ao sistema. Para mim o contactless seria suficiente, até porque os limites são bastante razoáveis para o caso de se perder o cartão. O mesmo já acontece nas portagens, onde não é verificado o PIN, por exemplo... Eu até já quase nem uso o cartão físico, vai tudo por Apple Pay. Mais rápido e seguro.

Continuo é a insistir que este tipo de sistemas só fazem sentido em postos acima de 50kW. Menos que isso é um custo extra no posto e na transação que não se justifica em carregamentos de oportunidade, como geralmente são os de baixa potência.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”