Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por BrunoAlves » 02 mar 2022, 15:31

Há operadores europeus a fazê-lo. Por exemplo a Fastned, que é um dos "grandes", anunciou-o recentemente. Mesmo que não exista obrigatoriedade creio que os operadores (os que operam os seus postos verticalmente, não na rede pública em Portugal como é óbvio) acabarão por fazê-lo, se isso representar um motivo de preferência dos utilizadores.

Com o acelerar do crescimento quer do número de VEs na estrada quer das redes de carregamento, acho que há coisas que não vai ser preciso legislar/regular, o mercado acabará por se nivelar. Esta tenho a certeza que será uma delas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por BrunoAlves » 12 jul 2022, 12:31

Brunus Escreveu:
02 mar 2022, 15:04
Mais uma vez digo, se máquinas de vending têm leitores de cartões e aceitam diversas formas de pagamento como VISA, Mastercard, Google/Apple Pay, etc, para valores tão baixos como 0,20€ (preço de um café aqui no escritório onde estão essas mesmas máquinas), não percebo como poderá ser tão difícil/caro colocar leitores em carregadores onde um carregamento pode facilmente andar em valores de 2 dígitos.
Ontem tive pela primeira vez contacto com isto. Fui a um cliente, a meio da manhã fomos tomar café e apercebi-me que não tinha trazido o porta-moedas. As máquinas de vending suportam MBWay. Paguei um café de 0,2€ com MBWay.
Claro que, no tema desta discussão, o MBWay não é uma solução muito universal porque nem toda a gente tem e os estrangeiros menos ainda. E há questões relativas à faturação/NIF, as máquinas de vending são isentas de recibo e por isso seria necessário criar a realidade legislativa e as soluções tecnológicas, como no exemplo da Finlândia que coloquei antes.

Agora a questão dos sobrecustos por causa do pagamento bancário, cada vez me convence menos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por RJSC » 12 jul 2022, 12:42

BrunoAlves Escreveu:
12 jul 2022, 12:31
Agora a questão dos sobrecustos por causa do pagamento bancário, cada vez me convence menos.
Desde que apareceu a taxa EGME cobrada em duplicado (uma no OPC outra no CEME) a cada sessão de carregamento que esse sobrecusto deixou de ser tema.

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por Nerusonu » 13 jul 2022, 10:58

BrunoAlves Escreveu:
12 jul 2022, 12:31
Brunus Escreveu:
02 mar 2022, 15:04
Mais uma vez digo, se máquinas de vending têm leitores de cartões e aceitam diversas formas de pagamento como VISA, Mastercard, Google/Apple Pay, etc, para valores tão baixos como 0,20€ (preço de um café aqui no escritório onde estão essas mesmas máquinas), não percebo como poderá ser tão difícil/caro colocar leitores em carregadores onde um carregamento pode facilmente andar em valores de 2 dígitos.
Ontem tive pela primeira vez contacto com isto. Fui a um cliente, a meio da manhã fomos tomar café e apercebi-me que não tinha trazido o porta-moedas. As máquinas de vending suportam MBWay. Paguei um café de 0,2€ com MBWay.
Claro que, no tema desta discussão, o MBWay não é uma solução muito universal porque nem toda a gente tem e os estrangeiros menos ainda. E há questões relativas à faturação/NIF, as máquinas de vending são isentas de recibo e por isso seria necessário criar a realidade legislativa e as soluções tecnológicas, como no exemplo da Finlândia que coloquei antes.

Agora a questão dos sobrecustos por causa do pagamento bancário, cada vez me convence menos.
As máquinas onde trabalho usam o MyPos(julgo que é este o nome) concorrente da sibs e como tal apesar de não suportar mbway suporta apple pay e Google Pay, já resolvia o problema dos estrangeiros.
Além de ter APP própria para carregar com saldo(e aí suporta mbway ou CC) e escolher produto e pagar por lá.

hdcr
Mensagens: 72
Registado: 25 mar 2021, 13:36
Data de fabrico: 29 set 2015
Capacidade bateria: 54.79 Ah - 11 barras
Localização: Espinho

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por hdcr » 29 jul 2022, 20:06

BrunoAlves Escreveu:
02 mar 2022, 15:31
Há operadores europeus a fazê-lo. Por exemplo a Fastned, que é um dos "grandes", anunciou-o recentemente. Mesmo que não exista obrigatoriedade creio que os operadores (os que operam os seus postos verticalmente, não na rede pública em Portugal como é óbvio) acabarão por fazê-lo, se isso representar um motivo de preferência dos utilizadores.

Com o acelerar do crescimento quer do número de VEs na estrada quer das redes de carregamento, acho que há coisas que não vai ser preciso legislar/regular, o mercado acabará por se nivelar. Esta tenho a certeza que será uma delas.
Aqui nos nossos vizinhos a zunder (ex-easycharger) também já está a implementar carregadores com terminal multibanco.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por mjr » 29 jul 2022, 23:23

São ótimas noticias! Como em tudo, o uso generalizado faz baixar o custo pelo mero fator de escala.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por BrunoAlves » 18 ago 2022, 12:09

Da saga "os terminais bancários são muito caros e não-sei-quê"
IMG_20220818_120743_632.jpg
IMG_20220818_120739_972.jpg
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por BrunoAlves » 16 out 2022, 19:59

Se ao menos, em países com economias sólidas, o pagamento simplificado em terminais MB fosse uma realidade.
Ah espera...
IMG-20221016-WA0022.jpg
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por BrunoAlves » 07 mar 2024, 09:44

Ontem fui a um cliente, mas tinha deixado a carteira no carro. Sem problema, um café para mim e outro para o meu colega, 2 transações MBWay (que podia ter sido cartão bancário, está lá)
mbway_cafe.jpg
mbway_cafe.jpg (73.25 KiB) Visto 207 vezes
Paguei menos pelo café (que inclui obviamente o custo da sessão) do que a EGME custa por operação de carregamento :lol:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por cfvp » 07 mar 2024, 12:27

BrunoAlves Escreveu:
07 mar 2024, 09:44
Ontem fui a um cliente, mas tinha deixado a carteira no carro. Sem problema, um café para mim e outro para o meu colega, 2 transações MBWay (que podia ter sido cartão bancário, está lá)
mbway_cafe.jpg

Paguei menos pelo café (que inclui obviamente o custo da sessão) do que a EGME custa por operação de carregamento :lol:
A quanto é que está a tarifa EGME agora?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Carregamento”