Custos de carregamento em PCR Espanha

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por rimsilva » 07 mai 2021, 15:16

rnlcarlov Escreveu:
06 mai 2021, 18:42
A Easycharger não foi um exemplo bem escolhido, mas olhemos antes para a Iberdrola. É complicado ver ao certo quando postos aparecem na app deles, pois os cada tipo de tomada conta como 1, mesmo que seja um ponto triplo. Mas assim por alto parece-me que tem 180 postos ativos.
mjr Escreveu:
06 mai 2021, 17:01
rimsilva, ou contei mal ou então a Easy Charger em Espanha tem 23 PCRs (Postos ou seja locais de carga) operacionais, num país que é só mais de 4 vezes maior que Portugal. Terei visto mal? É que em Portugal tens OPCs "pequenos" com mais postos, esquecendo o facto de que Portugal tem uma população que é menos de 1/4 da de Espanha!

Claro que é importante ponderar e infelizmente não sabemos o número de postos por OPC em Espanha. Em Portugal isso é fácil, fruto do odiado modelo. Está tudo no site da UVE:

https://www.uve.pt/page/postos-carregam ... -portugal/

Os postos da rede piloto são de facto neste momento (felizmente!) uma pequena minoria dos PCRs em Portugal. Mas apesar de tudo estamos a falar de algumas poucas dezenas de postos. Multiplica isso para a escala de Espanha, e já não parece tão pouco. Quase todos eles ficam a menos de 0,30€/kW.h.

Ficamos também a saber que a EDP cobra um preço em Espanha superior ao de Portugal pelo carregamento nos seus postos. Tal como a Repsol. Certamente existirá uma razão para isso.
Vou voltar a colocar aqui aquilo que escrevi sobre a Easycharger:
No entanto, em Espanha é facil perceber que OPC's como a Easycharger, além de terem preços que não se vê em Portugal, estão em grande expansão e praticamente todas as semanas inauguram um HUB (pequeno) de carregamento, não é um posto aqui e outro acolá.
Não referi que tinham muitos ou poucos postos (sempre preferi a qualidade à quantidade :D ), apenas me centrei no facto de estarem em grande expansão (inaugurações todas as semanas, foi o que eu disse) e da composição das suas estações de carregamento (sempre com vários postos).

Disse também "OPCs como a Easycharger", ou seja, há mais OPC equivalentes em preços (pelo menos), mas gosto de referir a Easycharger pelas ultimas estações de carregarmento com PCN, PCR e PCUR e mais recentemente com coberturas com paineis solares.

Quanto ao modelo odiado, mesmo sendo esta informação algo acessório, é sempre possivel ser obtida em Espanha (ou criada), através de algumas fontes (por exemplo Electromaps).

Da minha parte, era perfeitamente possivel ter a informação dos postos existentes na rede publica e ter um modelo "amado", bastava acabar com o CEME, com a distinção entre locais publicos e privados (para evitar que, na mesma actividade, um OPC na via publica tivesse que cumprir uma "lei" diferente de outro que tem um posto de carregamento num vão de escadas :lol:)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por mjr » 07 mai 2021, 18:12

Percebo, mas PCR a abrir todas as semanas em Portugal normalmente não chega uma mão para os contar :-)

E recordo mais uma vez a nossa dimensão, todos os números de Espanha devem ser escalados para o nosso país, ou seja dividir por 4...

A EasyCharger tem ums oferta interessante, com uma clara estratégia de penetração no mercado, mas não deixa de ser um (muito) pequeno operador à escala de Espanha. A minha questão neste tópico é mesmo comparar os preços entre Portugal e Espanha, e eles não são assim tão diferentes quanto isso. O único outlier nos PCRs (além dos preços "não carreguem aqui" da Ionity) é mesmo o Continente, que tem um preço em PCR muito melhor que qualquer outro fornecedor na península ibérica.

E recordo a EDP e a Repsol, que aparentemente, e a confiar na tabela da AUVE, têm preços mais altos em Espanha que em Portugal.

@BrunoAlves eu sei que há muitos sites que agrupam a informação (podendo mostrar só o que lhes interessa...) para fornecer o seu serviço, mas consegues obter os dados em bruto como em Portugal? A questão original não era fazer trajetos mas saber o número de postos por operador para poder ponderar os preços e fazer uma média.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por rimsilva » 07 mai 2021, 19:23

Mas então estamos a falar de preços ou dimensão de paises? Todos sabemos que Espanha é muito maior do que Portugal e que estiveram ainda mais atrasados do que Portugal (de acordo com o Electromaps em portugal existem 2500 pontos carregamento e em Espanha perto de 8.000, por isso não deve faltar muito para terem mais do que as 4x acima de Portugal).

Volto a dizer que referi a Easycharger foi um exemplo (com uma estratégia que em Portugal é uma miragem), mas há mais a instalar postos, como é natural.

Centrando no preço, a situação é idêntica, há MAIS operadores a praticar preços ao kWh, como é o caso da Iberdrola e desta Wenea que eu desconhecia, "We generate 100% renewable solar energy in our parks and take it to your vehicle and wherever you need it."

São pelo menos 3 operadores (e certamente muitos e muitos postos) a cobrar 0,3€ por kWh e não por tempo! Por isso, não há o risco de esses 0,3€ se transformarem em muito mais.

Relativamente ao continente, como já referi noutro tópico, não estão no âmbito desta discussão, porque não são operadores de postos de carregamento, vendem estacionamento de luxo!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por BrunoAlves » 07 mai 2021, 21:26

rimsilva Escreveu:
07 mai 2021, 19:23
Todos sabemos que Espanha é muito maior do que Portugal
Não só isso. O facto de Espanha ser muito maior pode não querer dizer nada. O ano passado a Tesla vendia mais em Portugal (valores absolutos) que em Espanha
Não há grandes dúvidas que o nosso mercado está mais dinâmico que em Espanha.
Só falta dizer que isso é mérito do modelo. Da MobiE! :lol:

No que toca a preços, começaram mal com a ibil. Neste momento as notícias parecem querer apontar para regrar por baixo. Se a EDP cobra mais, provavelmente será porque não tem concorrência à volta? Quando tiver, terá de rever. Algo que o nosso modelo não potencia.
A EDP CEME cobra 20cts/kWh. A concorrência é regra geral mais baixo. Já baixaram? Não me lembro de ver.
mjr Escreveu:
07 mai 2021, 18:12
@BrunoAlves eu sei que há muitos sites que agrupam a informação (podendo mostrar só o que lhes interessa...) para fornecer o seu serviço, mas consegues obter os dados em bruto como em Portugal?
Estou em crer que a MobiE já se cobra pelos seus serviços, não? :mrgreen:
Acabei de dizer que a informação centralizada tem algumas vantagens, como é óbvio.
Queria era dizer que é perfeitamente possível obter essa informação e mostrá-la. Se a ABRP tem aqueles postos todos, mostrá-los agrupados por país e operador deve ser "trocos".
Mais fácil, mais difícil? Não sei. As primeiras versões do mobiechecker liam o site da mobie, não tinha API nenhuma. Há "n" mapas de vários operadores e provedores, seria extraordinariamente difícil de obter essa informação? Não. É mais fácil cá? Sim, claro. É uma vantagem.
rimsilva Escreveu:
07 mai 2021, 19:23
São pelo menos 3 operadores (e certamente muitos e muitos postos) a cobrar 0,3€ por kWh e não por tempo
E postos "locais" gratuitos. Ou shopping, etc. Tanta liberdade.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 07 mai 2021, 21:32

Não creio que fazer uma média ponderada seja assim tão relevante, já que se pode andar por uma grande parte do território de Espanha (com um carro de 30kWh) usando PCRs a 0,30€/kWh, ou até gratuitos. As outras redes mais caras existem sim, mas servem apenas como backup caso haja alguma falhar nalguma das outras redes. Aqui conseguir carregar a 0.36€/kWh é complicado até quando se tem um carro com uma boa curva de carga. A Helexia neste ponto parece ser o único OPC onde podemos contar consistentemente com 0,37€/kWh, já que é ao kWh. Ao contrário das redes espanholas, temos horário de vazio, o que é interessante, mas só em vazio é que conseguimos alguma paridade com os preços em Espanha, mas tendo sempre em atenção as curvas de carga (e temperaturas de carregamento). Qualquer carregamento menos ótimo em termos de SOC faz logo subir o preço.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por mjr » 09 mai 2021, 10:32

Claro que é importante fazer uma média ponderada. só assim podemos ter uma ideia global do país. Cá também podemos fazer shopping em CEMES/OPCs/locais e escolher os postos mais baratos, algo facilitado pelas Apps (basicamente pela Miio). Aqui no Porto se fosse agora carregar na rede pública podia ir ao PRT-00001 (está livre neste momento e nem tenho de ir à página do OPC para o verificar) e carregar 50kW.h no meu TM3 por 13,4€ com o tarifário EDP e parceria UVE, IVA incluído (0,27€/kW.h). Se escolhesse mal o CEME, neste caso por exemplo a EVAZ, pagaria 15,9€ ou seja 0,32€/kW.h. Acho aliás que escolher a E-Vaz como referência nos comparativos de preços coloca um fator de injustiça nesses comparativos, eles estão a cobrar 0,235€/kW.h fora de vazio em BT! Se escolhesse o CEME Miio carregaria ainda mais barato que com o CEME EDP...

E também não percebo como dizer que o facto de Espanha ser maior não quer dizer nada. A densidade geográfica de postos é muito importante, mesmo quando há poucos utilizadores, pois é necessário cobrir o país. É verdade que o número de VEs em Espanha não é 4x superior a Portugal, longe disso, o que não coloca tanta pressão sobre a rede de PCR, embora seja expectável que este ano se assista a um boom devido aos maiores incentivos em Espanha. Razões para o mercado anémico em Espanha? Várias, a principal deve ser a menor carga fiscal sobre os ICE.

Podem dizer que em Portugal está tudo mal, os outros é que fazem bem, etc, mas no fim de contas a fria crueldade dos números mostra que o valor a pagar pelo UVE é basicamente o mesmo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 09 mai 2021, 11:27

mjr Escreveu:
09 mai 2021, 10:32
Claro que é importante fazer uma média ponderada. só assim podemos ter uma ideia global do país. Cá também podemos fazer shopping em CEMES/OPCs/locais e escolher os postos mais baratos, algo facilitado pelas Apps (basicamente pela Miio). Aqui no Porto se fosse agora carregar na rede pública podia ir ao PRT-00001 (está livre neste momento e nem tenho de ir à página do OPC para o verificar) e carregar 50kW.h no meu TM3 por 13,4€ com o tarifário EDP e parceria UVE, IVA incluído (0,27€/kW.h). Se escolhesse mal o CEME, neste caso por exemplo a EVAZ, pagaria 15,9€ ou seja 0,32€/kW.h. Acho aliás que escolher a E-Vaz como referência nos comparativos de preços coloca um fator de injustiça nesses comparativos, eles estão a cobrar 0,235€/kW.h fora de vazio em BT! Se escolhesse o CEME Miio carregaria ainda mais barato que com o CEME EDP...
Por isso disse especificamente o exemplo carros com 30kWh. Quando se tem uma bateria bem grande podemos dar-nos ao luxo de escolher a dedo os postos mais vantajosos. Com baterias mais pequenas não temos tanta margem de manobra, logo atravessar toda a península ibérica a carregar sempre a 0,30€/kWh fora de Portugal ilustra a capilaridade das redes de preços mais acessíveis em Espanha. Para conseguir isso cá para ir ao Algarve, por exemplo, tinha de fazer o desvio por Beja para ir ao Continente depois ir por nacionais para o sul. Para o Barlavento nem pensar.

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por JLMF » 09 mai 2021, 12:11

mjr Escreveu:
09 mai 2021, 10:32
Claro que é importante fazer uma média ponderada. só assim podemos ter uma ideia global do país. Cá também podemos fazer shopping em CEMES/OPCs/locais e escolher os postos mais baratos, algo facilitado pelas Apps (basicamente pela Miio). Aqui no Porto se fosse agora carregar na rede pública podia ir ao PRT-00001 (está livre neste momento e nem tenho de ir à página do OPC para o verificar) e carregar 50kW.h no meu TM3 por 13,4€ com o tarifário EDP e parceria UVE, IVA incluído (0,27€/kW.h). Se escolhesse mal o CEME, neste caso por exemplo a EVAZ, pagaria 15,9€ ou seja 0,32€/kW.h. Acho aliás que escolher a E-Vaz como referência nos comparativos de preços coloca um fator de injustiça nesses comparativos, eles estão a cobrar 0,235€/kW.h fora de vazio em BT! Se escolhesse o CEME Miio carregaria ainda mais barato que com o CEME EDP...

 O setor da mobilidade elétrica em Portugal tem uma organização singular e única no context europeu.
 O modelo adotado é de elevada complexidade e centralidade, com óbvios inconvenientes e custos a serem suportados e recuperados.
 A constatação de que a solução atual está a condicionar o aparecimento de soluções comerciais de maior simplicidade e consequente racionalidade económica, de forma a possibilitar um acesso mais fácil e generalizado por parte dos utentes, nacionais e estrangeiros. A evolução para processos que conduzam ao pagamento “no momento da carga” com meios de pagamento eletrónico, prática comercial comum nos combustíveis líquidos hoje utilizados, é uma necessidade imperiosa para os UVE https://www.erse.pt/media/h1vbfa1y/parecer-ct.pdf

Entretanto mesmo que com preços "idênticos" (?) ao contrário de Portugal, em Espanha e noutros países o mercado está a funcionar, quem investe define preços de venda em livre concorrência de mercado assumindo a prestação de um serviço comercial respeitando as regras e os direitos dos consumidores. Nunca irei entender quem simultaneamente defende a mobilidade eléctrica e a complexidade na "escolha" de preços, como no post citado.

mjr Escreveu:
09 mai 2021, 10:32
E também não percebo como dizer que o facto de Espanha ser maior não quer dizer nada. A densidade geográfica de postos é muito importante, mesmo quando há poucos utilizadores, pois é necessário cobrir o país. É verdade que o número de VEs em Espanha não é 4x superior a Portugal, longe disso, o que não coloca tanta pressão sobre a rede de PCR, embora seja expectável que este ano se assista a um boom devido aos maiores incentivos em Espanha. Razões para o mercado anémico em Espanha? Várias, a principal deve ser a menor carga fiscal sobre os ICE.

Podem dizer que em Portugal está tudo mal, os outros é que fazem bem, etc, mas no fim de contas a fria crueldade dos números mostra que o valor a pagar pelo UVE é basicamente o mesmo.

 O risco de o modelo vigente poder tornar a rede de carregamento economicamente insustentável – reconhecido pela própria ERSE – colocando em causa a própria dinamização da mobilidade elétrica.
 A criação de um défice tarifário, logo no primeiro ano de implementação da tarifa EGME, é a manifestação de um desequilíbrio que pode tornar-se sistémico. O CT alerta para o perigo de poder vir a ser constituída mais uma componente, nefasta, dos denominados Custos de Interesse Económico Geral (CIEG), e incrementadora de custos no setor elétrico. https://www.erse.pt/media/h1vbfa1y/parecer-ct.pdf


Veremos a evolução, em minha opinião estes preços "idênticos" sê-lo-ão muito menos.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por mjr » 09 mai 2021, 13:15

A complexidade é apenas porque a maior parte dos CEMEs deixa que assim seja. Há CEMEs onde não existe essa complexidade, fica escondida do UVE. Por exemplo os CEMEs Miio e DCS apresentam um preço único por carregamento, seja por tempo ou por energia. Achar que é o modelo que impõe essa complexidade é mais um equívoco, os CEMEs são livres de estruturar os seus preços como bem entenderem.

Mas não me queria desviar do tópico principal, que são os custos do carregamento em Espanha.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Custos de carregamento em PCR Espanha

Mensagem por jfr2006 » 09 mai 2021, 15:35

Chega a ser ridículo ao ponto que se vai para defender um modelo que não tem a mínima defesa possível :roll: :roll:

Portanto, agora a culpa da complexidade do modelo é dos CEME, não é do modelo! :roll: :roll:

Quanto a tentativas para arranjar preços mais baratos que Espanha, recorrendo a casos especiais, pontuais em situações que ocorrem em alturas especificas (horário vazio) também é ridículo.... :lol:

Responder

Voltar para “Carregamento”